Geral

Episódio de série sobre cultura e turismo gravado em Flores da Cunha estreia no Youtube

O audiovisual será divulgado nesta terça-feira, dia 12

Nesta terça-feira, dia 12, as características que formam o potencial cultural e turístico de Flores da Cunha ganham destaque pelo olhar do projeto Trajetórias da Serra Gaúcha: recortes da cultura e do turismo, apresentado por Ivane Fávero - mestra em turismo, palestrante e criadora do Blog Viajante Maduro.

O projeto estreou no dia 5 de abril com novos episódios a cada terça-feira, apresentando 14 capítulos gravados em Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Prata, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, Veranópolis e Vila Flores. Os episódios poderão ser assistidos acessando o Canal do YouTube “Viajante Maduro”.

Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) apontam para o prejuízo de mais de 15 bilhões de reais, entre março e dezembro de 2020, no setor turístico no Rio Grande do Sul. Trajetórias da Serra Gaúcha visa fomentar o setor, através da valorização da cultura, que é fundamental para o desenvolvimento do turismo e da região, pois os aspectos culturais e turísticos estão muitas vezes conectados.

 “O Trajetórias nasce de um convite feito pelo Giovanni Mattiello para desenvolvermos juntos um trabalho de resgate da cultura material e imaterial da Serra Gaúcha, sob a perspectiva do turismo, aproveitando a visibilidade do Canal Viajante Maduro, muito forte no Instagram (@viajantemaduro). Além disso, beneficia as comunidades e os turistas que chegarão com informações mais embasadas sobre este precioso território. Foi um privilégio estar nestes municípios da Região Uva e Vinho – Serra Gaúcha, conversar com estas pessoas e visualizar este rico patrimônio. Queremos dividir isso com todos os interessados, por meio dos vídeos”, destaca Ivane.

O conteúdo é inédito a cada semana e gratuito ao público. O financiamento é do Pró-cultura - Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e o patrocínio de Cooperativa Vinícola Garibaldi e Casttini Móveis.

 Sobre a Serra Gaúcha

A história da Serra Gaúcha é marcada pela miscigenação entre ameríndios, negros e europeus. Durante dois séculos e meio, o que hoje é o Rio Grande do Sul pertenceu à Coroa espanhola por determinação do Tratado de Tordesilhas, que dividiu o Novo Mundo entre Espanha e Portugal em 1494. Posteriormente, o território gaúcho passou a Portugal, deixando rastros de uma época em que eram comuns latifúndios quilométricos, denominados Sesmarias.

Segundo o IBGE, entre 1824 e 1972, cerca de 260 mil alemães entraram no Brasil. Com a unificação italiana em 1871, a emigração tornou-se um fenômeno social na Itália. Entre 1884 e 1893, 510.533 italianos vieram para o país. O turismo da Serra Gaúcha possui características únicas devido às trocas culturais, geografia e clima. Toda essa riqueza é apresentada por Ivane no Trajetórias.

Episódios:

05/04 - Caminhos de Pedra - Bento Gonçalves;

12/04 – Flores da Cunha;

19/04 – Nova Prata;

26/04 – Protásio Alves;

03/05 - Garibaldi - Centro Histórico;

10/05 – Antônio Prado;

17/05 – Monte Belo do Sul;

24/05 - Santa Tereza;

31/05 - Carlos Barbosa;

07/06 - Maria Fumaça - Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa;

14/06 - Pinto Bandeira;

21/06 - Garibaldi: A Capital Brasileira do Espumante;

28/06 - Vila Flores;

05/07 – Veranópolis.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário