Geral

Entenda como é programado o tempo dos semáforos

Após as instalações das novas sinaleiras na área central, houve mudanças no cálculo do tempo de abertura dos sinais

A instalação de novos semáforos nas vias centrais de Flores tem causado reclamações e alguns ‘estranhamentos’ por parte da população. O maior deles é sobre o tempo de programação das sinaleiras que teria aumentado. Pois, você já se perguntou como os técnicos calculam o tempo que o semáforo deve ficar verde? Saiba que o processo não é nada simples e requer até uma fórmula matemática – baseada em fatores como o fluxo de carros por minuto – para descobrir o ciclo ideal de cada cruzamento. Cada ciclo desses corresponde, obviamente, ao tempo em que o semáforo faz a volta completa por suas três fases: verde, amarelo e vermelho. Quanto mais intenso for o tráfego em um cruzamento, mais longo será esse ciclo.

É por causa disso que o tempo de espera para abrir o sinal verde nas ruas principais do município ficou um pouco mais demorado após a instalação dos novos equipamentos nas ruas Borges de Medeiros com a Rua Heitor Curra, Borges de Medeiros com Júlio de Castilhos, Frei Eugênio com a Rua Heitor Curra e Frei Eugênio com a Dr. Montaury. Ao mesmo tempo em que o sinal vermelho ficou mais prolongado, quando o verde se abre, é possível trafegar por quase toda a extensão da via sem que o sinal feche.

Conforme a Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, o tempo de espera de 35 segundos foi calculado pelo tráfego das três ruas principais da cidade – únicas com preferencial Norte-Sul: Borges de Medeiros, Avenida 25 de Julho e Frei Eugênio – todas as outras ruas de Flores da Cunha são preferenciais Leste-Oeste e param, obrigatoriamente, nas três ruas centrais. “A pessoa que quer circular no sentido Leste-Oeste consegue ir por outras ruas sem pegar as sinaleiras e tendo preferenciais. Já quem quer trafegar sentido Norte-Sul, naturalmente usa uma das três vias principais se não quiser parar em todas as esquinas. Então, foi privilegiada a pessoa que está trafegando no sentido Norte-Sul para conseguir passar, se não em todos, no mínimo em dois semáforos”, esclarece a secretária Ana Paula Ropke Cavagnoli.

Conforme Ana Paula, se o condutor do veículo trafegar na média dos 40 km/h – velocidade permitida na área urbana– é possível passar por todos os sinais presentes na via. “Isso também dá mais segurança aos pedestres, que possuem mais tempo para atravessar na faixa de segurança”, explica a secretária.

Atualmente, Flores conta com 10 semáforos instalados nas principais vias da área central - Rua Borges de Medeiros com a Rua Heitor Curra/ Rua Borges de Medeiros com a Dr. Montaury/ Rua Borges de Medeiros com Ernesto Alves/ Rua Borges de Medeiros com Júlio de Castilhos/ Rua Frei Eugênio com a Rua Heitor Curra/ Rua Frei Eugênio com a Dr. Montaury/ Rua Frei Eugênio com Júlio de Castilhos/ Avenida 25 de Julho com a Rua Heitor Curra/ Avenida 25 de Julho com a Dr. Montaury e Avenida 25 de Julho com Júlio de Castilhos.

 - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário