Geral

Enoturismo florense abre espaço para experiência com presunto cru

Empreendimento é resultado de mais de duas décadas de dedicação do enólogo Edegar Scortegagna, ao lado dos sócios Cristiano Ceron e Jakson Kochaki

Um lugar que facilmente pode ser confundido com uma vinícola em meio aos vinhedos do Travessão Alfredo Chaves. No seu interior, um produto que, assim como o vinho, recebe total atenção à matéria prima. Passa por um cuidadoso processo de elaboração, de maturação, até chegar à mesa e deliciar olfatos e paladares. Mas não é de vinho que estou falando, é da Gran Nero Presunto Cru, a primeira empresa de presunto cru do Sul do Brasil que fica bem aqui, em Flores da Cunha. 
O empreendimento é resultado de mais de duas décadas de dedicação do enólogo Edegar Scortegagna, ao lado dos sócios Cristiano Ceron e Jakson Kochaki, mas que agora abriu o Empório Gran Nero, um espaço pensado em detalhes para receber visitantes e oferecer a chamada ‘Experiência com o presunto cru’. Um verdadeiro desfile de sabores e aromas que apresentam o presunto cru como protagonista.

Sobre a produção

Assim como o vinho, a charcutaria também requer matéria prima de qualidade. E esse foi o primeiro passo para a criação da Gran Nero. Junto à Embrapa Suínos, de Santa Catarina, Scortegagna desenvolveu uma raça considerada ideal para o produto que estava buscando, além da alimentação destinada aos animais. “É uma criação dentro de rigorosas práticas de bem-estar animal, com uma dieta específica baseada em cereais como linhaça, gergelim, canola e semente de girassol, ricos em gorduras saudáveis que concedem um sabor suave, adocicado e levemente amendoado à carne. É como se o suíno comesse azeite de oliva”, explica o enólogo.
Garantida a qualificada matéria-prima, que hoje chega de criadores parceiros gaúchos e do Paraná, é iniciada a etapa de produção do presunto na empresa florense, adequada para cada processo, com máquinas tecnológicas, atenção à legislação, sem perder a essência dos métodos espanhóis. Após o período mínimo de 12 meses de salga, cura e maturação, está pronto um presunto cru.

Dica do enólogo

Experimente o presunto em tábuas de frios, risotos, pizzas e também em sanduíches pra lá de gourmets. O vinho para harmonizar, branco ou espumante, uma vez que os taninos dos tintos tendem a metalizar o gosto leve do presunto. Um vinho rosé também pode ser bem-vindo.

Sobre a experiência

Presunto com melão. Presunto com figo. Com geleia. Com grissini. Em uma brusqueta com queijo, mel e hortelã, ou com manjericão e azeite de oliva. Ficou com água na boca? Pois é mesmo tão delicioso quanto parece! Essas são algumas das combinações oferecidas na ‘Experiência com o presunto’. E ainda tem o vinho! É uma experiência para todas as estações do ano, inclusive para este outono.
O Empório Gran Nero completa o ideal de difundir um presunto cru com inspirações italiana e espanhola, mas brasileiríssimo em matéria-prima e elaboração, com a cara da Serra Gaúcha. Lá você pode conhecer o processo e, o mais importante, degustar o presunto com diversas ‘harmonizações’. Mesmo pra quem, como eu, não é um superfã de carnes, o presunto é muito delicado e gentil em boca. É leve, saboroso e agradável. A experiência vale demais!
“Muitas pessoas gostariam de visitar a produção, ver as etapas de elaboração, mas isso não é possível em função das rigorosas regras sanitárias do Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Por isso criamos o Empório, onde podemos proporcionar uma experiência única com o presunto junto a ingredientes locais, muitos da horta da nossa família e, claro, os vinhos da Serra”, destaca Edegar Scortegagna.
A Experiência com o presunto custa R$ 85 por pessoa, com combinações diversas e uma taça de vinho. O Empório fica junto à empresa, na Estrada Giuseppe Scortegagna, no Travessão Alfredo Chaves, e está aberto de terças-feiras a domingos, das 10h às 17h. Não é necessário agendar a visita, mas você pode garantir e marcar um horário pelo telefone/WhatsApp (54) 3297 5175. Acompanhe a Gran Nero em @gran.nero e confira as linhas de produtos – você ainda pode adquirir o produto para aproveitar em casa.

 - Camila Baggio  - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário