Geral

Enólogo mais antigo de Flores da Cunha, João Vignatti, morreu nesta segunda-feira, dia 9

Seu corpo está sendo velado no Memorial São Miguel Arcanjo e será sepultado nesta terça-feira, dia 10

João Vignatti faleceu na manhã desta segunda-feira, dia 9, aos 87 anos. Vignatti é o enólogo mais antigo do município de Flores da Cunha e dedicou mais de 60 anos para a área vinícola florense. Seu corpo está sendo velado no Memorial São Miguel Arcanjo. A missa de corpo presente será realizada nesta terça-feira, dia 10, às 10h na capela do local, em seguida seu corpo será sepultado no Cemitério Público Municipal de Flores da Cunha.

Vignatti nasceu em 1º de junho de 1936 em Santa Tereza, distrito de Bento Gonçalves, formou-se em enologia em 1963 e mudou-se para Flores da Cunha, onde iniciou as atividades na Granja União como técnico auxiliar no cultivo das videiras e no plantio das primeiras uvas finas do país pela então Companhia Rio Grandense. Casou-se com Maria Antoniazzi (in memoriam) em 8 de janeiro de 1966 e é pai de dois filhos, João Carlos e Ricardo Luis, e avô de Bernardo e João Augusto.

Passou a exercer a profissão de enólogo em 1967, quando ingressou na Cooperativa Vinícola Santo Antônio. Em 1973 iniciou seus trabalhos junto à Vinícola Mioranza, onde permaneceu até 2004. Também assessorou a Vinícola Campo Largo, em São Marcos, por mais de 15 anos.

Em sua trajetória no município também foi presidente da Associação de Pais e Mestres do Colégio Frei Caneca, em 1978; presidente da APAE, em 1988, e; candidato a vereador no mesmo ano, não se elegendo; além de membro do Lions e do Rotary.

Como forma de prestígio do setor, em 2011, Vignatti foi agraciado com o Troféu Vitis Enólogo Destaque, pela Associação Brasileira de Enologia; em 2016 homenageado como Amigo do Vinho pelo Concurso Melhores Vinhos de Flores da Cunha; além de participar da alegoria Mestres do Vinho na Fenavindima 2020, tendo lugar de honra no carro por ser o enólogo mais antigo do município. Em 2021, Vignatti recebeu o título de cidadão florense.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário