Geral

Encontro de culturas no interior de Nova Pádua

Casal de turistas veio da Itália para evento da família Ullian e teve oportunidade de visitar o ‘Pequeno Paraíso Italiano’

Nova Pádua recebeu visitantes estrangeiros na tarde do dia 24. Um casal de italianos conheceu os pontos turísticos do município e os costumes de famílias da região. Foi na casa de Faustino e Santina Bisinella, no Travessão Bonito, que a dupla aprendeu a podar parreiras, ouviu histórias e se encantou com a natureza e o modo de vida dessas pessoas que, mesmo longe da Itália, retratam tão bem o país.

O engenheiro Pedro Ullian e a esposa Vânia Maria de Rizzo moram na cidade de Schio, na região do Vêneto, na província de Vicenza. Estão no Brasil há pouco mais de duas semanas e se hospedaram com familiares que residem em Caxias do Sul. Vieram especialmente para um encontro da família Ullian, que acontece a cada três anos.
Nos dias em que estão no Brasil conheceram inúmeros pontos turísticos. Em Nova Pádua, além dos vinhedos da família Bisinella, passaram pelo Belvedere Sonda. Nos próximos dias será a vez das praias do Nordeste do Brasil, antes de retornarem à Itália. Debaixo das parreiras, em meio aos risos e histórias contadas em dialeto, as origens se cruzaram e se formaram uma única história.

Faustino e o filho Valério trazem na fala e nos traços do rosto a cultura italiana. Pedro e Vânia tiveram uma aula básica de poda das parreiras. Pedro conta que na Itália não existem mais parreiras no modelo latada, e que a vindima da uva é feita totalmente por máquinas, situação diferente da Serra Gaúcha. “Este é o lugar mais bonito que vi aqui, il paradiso (é o paraíso)”, assegura Pedro, voltando os olhos para o vale do Rio das Antas. Para o casal, além das belezas naturais, o Brasil se destacou pela gastronomia. “Em lugar nenhum do mundo se come tanto como aqui”, fala, sorrindo.

Vânia destaca que se encantou com tudo o que viu em Nova Pádua. “É como estar vendo os costumes da minha família, o dialeto, o modo de vida. O lugar é lindo, de tirar o fôlego. E conhecer pessoas como a Santina e Faustino é muito bom”, conta a italiana. Para quem quer conhecer a Itália, ela dá duas dicas: calma e tempo. “Na Itália é bom ir com tranquilidade, é um lugar com muita arte e cultura, bom para conhecer uma coisa de cada vez”, acrescenta a turista.

Antes de se despedir da família Bisinella, não poderia faltar a colación, com vinho e bolo na sombra da moradia paduense. “Aqui é o paraíso, basta que me deem comida que fico por aqui”, brinca Pedro. Um passeio que deve permanecer na memória da família Bisinella e de Pedro e Vânia por muito tempo. O encontro de culturas diferentes, mas ao mesmo tempo iguais.



Depois de conhecer videiras, Pedro e Vânia confraternizaram com família Bisinella. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

1 Comentários

  1. Image

    Olá tudo bem com vcs , sou de campo bonito filho de lidio Bisinella e Érica rossdeutscher , gostaríamos de conhece los

Deixe o Seu Comentário