Empresa não cumpre horários do transporte coletivo
O Florense constatou que, apesar da ampliação do número de linhas, serviço é deficitário no roteiro para o Travessão Alfredo Chaves
Na última semana a empresa Expresso Kurz, prestadora do serviço de transporte público municipal, divulgou a ampliação de horários nas linhas de São Gotardo e Otávio Rocha. Apesar da maior disponibilidade nestes itinerários, outras comunidades são prejudicadas pelo descumprimento dos horários existentes, como é o caso do Travessão Alfredo Chaves. Após reclamações de moradores, em três diferentes dias a reportagem do jornal O Florense esteve na comunidade no mesmo horário anunciado, porém, não encontrou nenhum ônibus da empresa. Nesta semana o transporte coletivo completa um ano em Flores da Cunha. Desde então, muitas adequações foram feitas com o objetivo de viabilizar o serviço – a principal delas é o troca-troca de horários, o que inviabiliza a fidelização dos passageiros.
A grande maioria dos horários do transporte público acompanhada pelo O Florense na apuração desta reportagem teve passageiros. O principal problema foi constatado na linha que vai até Alfredo Chaves, que sai do Centro às 8h10min e voltaria às 8h30min. Embora o horário exista, nenhum ônibus foi visto nos três dias em que houve o deslocamento até a localidade. Em uma das manhãs uma estudante de 16 anos esperava o ônibus que não chegou. “Nunca utilizamos o transporte, mas penso que ele deveria cumprir os horários divulgados. É uma falta de respeito com a população que fica aqui esperando”, desabafou a mãe da estudante que a acompanhou até o ponto de ônibus para esperar. Mãe e filha esperaram mais de meia hora antes da jovem ganhar uma carona até a área central.
De acordo com o proprietário da empresa prestadora do serviço, Mauro Kurz, comunidades como o Travessão Alfredo Chaves e São Roque não têm demanda, por isso contam com apenas um horário diário. O descumprimento dos horários é negado pelo empresário. “O município não tem uma fiscalização que combata o transporte clandestino. Em consequência, a linha acaba sendo completamente deficitária e os horários são reduzidos para que o prejuízo não seja tão grande, mas todas as linhas estão sendo cumpridas. Talvez vocês não tenham visto, mas o ônibus está indo. Nessas linhas que não temos passageiros vamos manter somente o número mínimo, pois como não há demanda não adianta ficar circulando com o veículo”, argumenta Kurz. Entretanto, nos dias 12, 18 e 20 de fevereiro a reportagem não viu nenhum ônibus da empresa transitar até o Travessão Alfredo Chaves.
Segundo a secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Ana Paula Ropke Cavagnoli, a administração não tem nenhum funcionário específico para a fiscalização do transporte coletivo. “Eventualmente fizemos o acompanhamento de algumas linhas. Quando temos reclamações buscamos encaminhar esses casos para a empresa Kurz. Verificamos as linhas, mas a prefeitura não tem como acompanhar todas durante todos os dias”, argumenta. Ana Paula explica que qualquer mudança nos horários deve ser solicitada para a prefeitura. “Tanto para ampliar quanto para reduzir, tudo deve ser aprovado aqui. Acreditamos que seja do interesse da empresa atender aos passageiros, especialmente porque sempre fomos bastante flexíveis quanto aos horários conforme a demanda que a empresa nos apresenta. A Kurz deve cumprir os horários conforme contrato, caso contrário pode ser notificada”, sustenta a secretária.
Um ano de transporte coletivo
Após um longo trâmite, estudos de viabilidade, contratações e muitos prazos para iniciar, o transporte coletivo saiu do papel para as ruas pela primeira vez no dia 26 de fevereiro de 2013, com a tarifa única de R$ 2,30. Durante o ano a tabela de horários, com quatro linhas e 13 itinerários, teve alterações, conforme a demanda e adesão da população, tendo a redução e até extinção de alguns horários e linhas.
De acordo com a secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Ana Paula Ropke Cavagnoli, este primeiro ano do serviço foi de avaliações e ajustes, que deve seguir pelos próximos meses. “Ainda estamos analisando algumas alterações propostas pela empresa, mas esse primeiro ano é bem experimental, temos muitas coisas que achávamos que era de uma maneira e na prática foram de outra. O transporte precisa de adesão, caso contrário a empresa não terá viabilidade em sustentar o serviço”, anuncia Ana Paula.
Um dos problemas que prejudica o transporte municipal, segundo o empresário Mauro Kurz, é o dos ônibus fretados. A comunidade acaba utilizando outro serviço e deixa de lado o público. “O município ainda não definiu ou regularizou questões do transporte de fretamento. Esse tipo de serviço ainda continua irregular e, além disso, prejudica o transporte público, que perde muitos passageiros. A prefeitura não tem uma fiscalização, tanto que os ônibus continuam fazendo isso e nenhuma empresa foi notificada ou algum veículo apreendido. Esperamos sempre a posição do município, que é quem tem o poder de fiscalizar. Completamos um ano e não tivemos ajuda nisso. A consequência é que o equilíbrio econômico e financeiro da empresa não está sendo respeitado conforme prevê o edital”, aponta Kurz.
A secretária de Planejamento adianta que a legislação para a regulamentação do transporte de fretamento deve ser encaminhada para a Câmera de Vereadores em março. “Tínhamos muitos ônibus de fretamento que acabavam ‘pegando’ a demanda. Essas pessoas, por questão de costume e, muitas vezes, por um valor mais baixo, permanecem com o fretado. Mas devemos pensar de maneira a não prejudicar nem o transporte público nem os ônibus fretados, pois muitas empresas têm interesse e precisam desse serviço. Queremos trabalhar pelo interesse coletivo sem inviabilizar nenhum dos dois”, acrescenta Ana Paula. O contrato com a Expresso Kurz, do serviço coletivo, vai até 2023. O município gasta cerca de R$ 250 mil ao mês com a empresa.
Horários ampliados
Em fevereiro a Expresso Kurz anunciou o aumento de horários para São Gotardo (Linha 2) e Otávio Rocha (Linha 4). A ampliação atende à demanda de passageiros que aumenta com o início das aulas de todas as redes de ensino. “Os estudantes precisam de transporte e isso acaba aumentando o fluxo de passageiros, especialmente nessas duas linhas em que foram ampliados os horários”, explica o empresário Mauro Kurz.
Informações e reclamações sobre o Expresso Kurz podem ser obtidas pelos telefones (54) 3292 3793 e (54) 9963.2400, ou pessoalmente no escritório da empresa que fica na Avenida 25 de Julho, 2.256, no Centro de Flores da Cunha. Confira a tabela atualizada dos horários do transporte público municipal:
Linha 1 – Nova Roma
1A – Nova Roma-Centro (segunda a sexta-feira, 13h30min e 16h20min): saída de Monte Bérico (Scopel), Rua Antônio Soldatelli, Rua Pedro Soldatelli, Rua John Kennedy, Rua Frei Eugênio, terminal.
1B – Centro-Nova Roma (segunda a sexta, 13h10min e 16h): saída terminal Rua Frei Eugênio, Rua John Kennedy, Rua Pedro Soldatelli, Rua Antônio Soldatelli até vinícola Scopel (Monte Bérico).
1C – Circular Integração: Direita (segunda a sexta, 6h20min e 12h20min), saída de Monte Bérico, Nova Roma, Rua Júlio de Castilhos, Rua da Paz, União, ERS-122, Pérola, Pórtico, Avenida 25 de Julho, Rua Heitor Curra, Rua Rony Montanari, Rua John Kennedy, Rua Frei Eugênio, terminal; Esquerda (segunda a sexta, 11h20min e 17h20min): saída do terminal, Rua John Kennedy, Rua Rony Montanari, Rua Heitor Curra, Avenida 25 de Julho, Pórtico, Pérola, ERS-122, União, Rua da Paz, Rua Júlio de Castilhos, Nova Roma, Monte Bérico.
Linha 2 – São Gotardo
2A – Centro-São Gotardo (segunda a sexta, 7h10min, 8h50min, 9h25min, 10h25min, 11h25min, 13h55min, 14h55min, 15h55min e 16h55min): terminal, Rua Frei Eugênio, Rua São José, Avenida 25 de Julho, ERS-122, Rua Milano (cruzamento com Rua C).
2B – São Gotardo-Centro (segunda a sexta, 7h20min, 9h05min, 10h40min, 13h20min, 14h20min, 15h20min e 16h20min): saída Rua Milano, ERS-122, Pórtico, Avenida 25 de Julho, Rua Borges de Medeiros, Rua Frei Eugênio, terminal.
Linha 3 – AABB
3A – AABB-Centro (segunda a sexta, 7h45min e 14h35min): saída Rua 2, rua sem denominação, vicinal que leva à Otávio Rocha, Keko, Pérola, ERS-122, Rua Anúncio Curra, Rua 17 de Julho, Rua Antônio Tassis Gonzales, Rua Dom Pedro I, Rua Heitor Curra, Rua da Paz, Rua Dr. Montaury, Rua Andrade Neves, Rua Severo Ravizzoni, Rua Raimundo Montanari, Rua Professora Maria Dal Conte, Rua Frei Eugênio, terminal.
3B – Centro-AABB (segunda a sexta, 7h20min e 14h): terminal, Rua Frei Eugênio, Rua Professora Maria Dal Conte, Rua Raimundo Montanari, Rua Severo Ravizzoni, Rua Andrade Neves, Rua Dr. Montaury, Rua da Paz, Rua Heitor Curra, Rua Dom Pedro I, Rua Antônio Tassis Gonzales, Rua 17 de Julho, Rua Anúncio Curra, ERS-122, Pérola, Keko, estrada para o loteamento Boa Vista/AABB até o cruzamento com a Rua 1.
Linha 4 – Otávio Rocha e Travessão Alfredo Chaves
4A – Centro-Otávio Rocha, via União (segunda a sexta, 6h10min, 11h50min, 17h35min): terminal Avenida 25 de Julho, Rua Dr. Montaury, Rua da Paz, Rua Heitor Curra, Rua Dom Pedro I, Rua João XXIII, Rua Flores da Cunha, Rua Anúncio Curra, ERS-122, Pérola, estrada para Otávio Rocha, Linha 80, Rua Bonarda, Rua Moscato, Rua Merlot, Rua Uva Itália, Travessão Carvalho.
4B – Otávio Rocha-Centro via União (segunda a sexta, 6h45min, 12h30min, 18h15min): saída do Travessão Carvalho, Rua Bonarda, estrada para Flores, Pérola, ERS-122, Rua Anúncio Curra, Rua Flores da Cunha, Rua João XXIII, Rua Dom Pedro I, Rua Heitor Curra, Rua da Paz, Rua Dr. Montaury, Rua Borges de Medeiros, Avenida 25 de Julho, terminal.
4C – Alfredo Chaves-Centro (8h30min): vinícola Terrasul, VRS-814, Rua Dr. Montaury, Rua Frei Eugênio, terminal.
4D – Centro-Alfredo Chaves (segunda a sexta, 8h10min): terminal, Rua Frei Eugênio, Rua Dr. Montaury, VRS-814, vinícola Terrasul.
4E – São Roque-Centro (segunda a sexta, 7h45min): Igreja de São Roque (ERS-122), móveis Nordeste, estrada para Lagoa Bela, Rua da Paz, Rua Hilário Fontana, Rua Rio Branco, Rua Ernesto Alves, Rua Frei Eugênio, terminal.
4F – Centro-São Roque (segunda à sexta, 7h35min): terminal da Rua Frei Eugênio, Rua Ernesto Alves, Rua Rio Branco, Rua Hilário Fontana, Rua da Paz, estrada para Lagoa Bela, ERS-122 até Igreja de São Roque.
Fonte: Prefeitura de Flores da Cunha.
A grande maioria dos horários do transporte público acompanhada pelo O Florense na apuração desta reportagem teve passageiros. O principal problema foi constatado na linha que vai até Alfredo Chaves, que sai do Centro às 8h10min e voltaria às 8h30min. Embora o horário exista, nenhum ônibus foi visto nos três dias em que houve o deslocamento até a localidade. Em uma das manhãs uma estudante de 16 anos esperava o ônibus que não chegou. “Nunca utilizamos o transporte, mas penso que ele deveria cumprir os horários divulgados. É uma falta de respeito com a população que fica aqui esperando”, desabafou a mãe da estudante que a acompanhou até o ponto de ônibus para esperar. Mãe e filha esperaram mais de meia hora antes da jovem ganhar uma carona até a área central.
De acordo com o proprietário da empresa prestadora do serviço, Mauro Kurz, comunidades como o Travessão Alfredo Chaves e São Roque não têm demanda, por isso contam com apenas um horário diário. O descumprimento dos horários é negado pelo empresário. “O município não tem uma fiscalização que combata o transporte clandestino. Em consequência, a linha acaba sendo completamente deficitária e os horários são reduzidos para que o prejuízo não seja tão grande, mas todas as linhas estão sendo cumpridas. Talvez vocês não tenham visto, mas o ônibus está indo. Nessas linhas que não temos passageiros vamos manter somente o número mínimo, pois como não há demanda não adianta ficar circulando com o veículo”, argumenta Kurz. Entretanto, nos dias 12, 18 e 20 de fevereiro a reportagem não viu nenhum ônibus da empresa transitar até o Travessão Alfredo Chaves.
Segundo a secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Ana Paula Ropke Cavagnoli, a administração não tem nenhum funcionário específico para a fiscalização do transporte coletivo. “Eventualmente fizemos o acompanhamento de algumas linhas. Quando temos reclamações buscamos encaminhar esses casos para a empresa Kurz. Verificamos as linhas, mas a prefeitura não tem como acompanhar todas durante todos os dias”, argumenta. Ana Paula explica que qualquer mudança nos horários deve ser solicitada para a prefeitura. “Tanto para ampliar quanto para reduzir, tudo deve ser aprovado aqui. Acreditamos que seja do interesse da empresa atender aos passageiros, especialmente porque sempre fomos bastante flexíveis quanto aos horários conforme a demanda que a empresa nos apresenta. A Kurz deve cumprir os horários conforme contrato, caso contrário pode ser notificada”, sustenta a secretária.
Um ano de transporte coletivo
Após um longo trâmite, estudos de viabilidade, contratações e muitos prazos para iniciar, o transporte coletivo saiu do papel para as ruas pela primeira vez no dia 26 de fevereiro de 2013, com a tarifa única de R$ 2,30. Durante o ano a tabela de horários, com quatro linhas e 13 itinerários, teve alterações, conforme a demanda e adesão da população, tendo a redução e até extinção de alguns horários e linhas.
De acordo com a secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Ana Paula Ropke Cavagnoli, este primeiro ano do serviço foi de avaliações e ajustes, que deve seguir pelos próximos meses. “Ainda estamos analisando algumas alterações propostas pela empresa, mas esse primeiro ano é bem experimental, temos muitas coisas que achávamos que era de uma maneira e na prática foram de outra. O transporte precisa de adesão, caso contrário a empresa não terá viabilidade em sustentar o serviço”, anuncia Ana Paula.
Um dos problemas que prejudica o transporte municipal, segundo o empresário Mauro Kurz, é o dos ônibus fretados. A comunidade acaba utilizando outro serviço e deixa de lado o público. “O município ainda não definiu ou regularizou questões do transporte de fretamento. Esse tipo de serviço ainda continua irregular e, além disso, prejudica o transporte público, que perde muitos passageiros. A prefeitura não tem uma fiscalização, tanto que os ônibus continuam fazendo isso e nenhuma empresa foi notificada ou algum veículo apreendido. Esperamos sempre a posição do município, que é quem tem o poder de fiscalizar. Completamos um ano e não tivemos ajuda nisso. A consequência é que o equilíbrio econômico e financeiro da empresa não está sendo respeitado conforme prevê o edital”, aponta Kurz.
A secretária de Planejamento adianta que a legislação para a regulamentação do transporte de fretamento deve ser encaminhada para a Câmera de Vereadores em março. “Tínhamos muitos ônibus de fretamento que acabavam ‘pegando’ a demanda. Essas pessoas, por questão de costume e, muitas vezes, por um valor mais baixo, permanecem com o fretado. Mas devemos pensar de maneira a não prejudicar nem o transporte público nem os ônibus fretados, pois muitas empresas têm interesse e precisam desse serviço. Queremos trabalhar pelo interesse coletivo sem inviabilizar nenhum dos dois”, acrescenta Ana Paula. O contrato com a Expresso Kurz, do serviço coletivo, vai até 2023. O município gasta cerca de R$ 250 mil ao mês com a empresa.
Horários ampliados
Em fevereiro a Expresso Kurz anunciou o aumento de horários para São Gotardo (Linha 2) e Otávio Rocha (Linha 4). A ampliação atende à demanda de passageiros que aumenta com o início das aulas de todas as redes de ensino. “Os estudantes precisam de transporte e isso acaba aumentando o fluxo de passageiros, especialmente nessas duas linhas em que foram ampliados os horários”, explica o empresário Mauro Kurz.
Informações e reclamações sobre o Expresso Kurz podem ser obtidas pelos telefones (54) 3292 3793 e (54) 9963.2400, ou pessoalmente no escritório da empresa que fica na Avenida 25 de Julho, 2.256, no Centro de Flores da Cunha. Confira a tabela atualizada dos horários do transporte público municipal:
Linha 1 – Nova Roma
1A – Nova Roma-Centro (segunda a sexta-feira, 13h30min e 16h20min): saída de Monte Bérico (Scopel), Rua Antônio Soldatelli, Rua Pedro Soldatelli, Rua John Kennedy, Rua Frei Eugênio, terminal.
1B – Centro-Nova Roma (segunda a sexta, 13h10min e 16h): saída terminal Rua Frei Eugênio, Rua John Kennedy, Rua Pedro Soldatelli, Rua Antônio Soldatelli até vinícola Scopel (Monte Bérico).
1C – Circular Integração: Direita (segunda a sexta, 6h20min e 12h20min), saída de Monte Bérico, Nova Roma, Rua Júlio de Castilhos, Rua da Paz, União, ERS-122, Pérola, Pórtico, Avenida 25 de Julho, Rua Heitor Curra, Rua Rony Montanari, Rua John Kennedy, Rua Frei Eugênio, terminal; Esquerda (segunda a sexta, 11h20min e 17h20min): saída do terminal, Rua John Kennedy, Rua Rony Montanari, Rua Heitor Curra, Avenida 25 de Julho, Pórtico, Pérola, ERS-122, União, Rua da Paz, Rua Júlio de Castilhos, Nova Roma, Monte Bérico.
Linha 2 – São Gotardo
2A – Centro-São Gotardo (segunda a sexta, 7h10min, 8h50min, 9h25min, 10h25min, 11h25min, 13h55min, 14h55min, 15h55min e 16h55min): terminal, Rua Frei Eugênio, Rua São José, Avenida 25 de Julho, ERS-122, Rua Milano (cruzamento com Rua C).
2B – São Gotardo-Centro (segunda a sexta, 7h20min, 9h05min, 10h40min, 13h20min, 14h20min, 15h20min e 16h20min): saída Rua Milano, ERS-122, Pórtico, Avenida 25 de Julho, Rua Borges de Medeiros, Rua Frei Eugênio, terminal.
Linha 3 – AABB
3A – AABB-Centro (segunda a sexta, 7h45min e 14h35min): saída Rua 2, rua sem denominação, vicinal que leva à Otávio Rocha, Keko, Pérola, ERS-122, Rua Anúncio Curra, Rua 17 de Julho, Rua Antônio Tassis Gonzales, Rua Dom Pedro I, Rua Heitor Curra, Rua da Paz, Rua Dr. Montaury, Rua Andrade Neves, Rua Severo Ravizzoni, Rua Raimundo Montanari, Rua Professora Maria Dal Conte, Rua Frei Eugênio, terminal.
3B – Centro-AABB (segunda a sexta, 7h20min e 14h): terminal, Rua Frei Eugênio, Rua Professora Maria Dal Conte, Rua Raimundo Montanari, Rua Severo Ravizzoni, Rua Andrade Neves, Rua Dr. Montaury, Rua da Paz, Rua Heitor Curra, Rua Dom Pedro I, Rua Antônio Tassis Gonzales, Rua 17 de Julho, Rua Anúncio Curra, ERS-122, Pérola, Keko, estrada para o loteamento Boa Vista/AABB até o cruzamento com a Rua 1.
Linha 4 – Otávio Rocha e Travessão Alfredo Chaves
4A – Centro-Otávio Rocha, via União (segunda a sexta, 6h10min, 11h50min, 17h35min): terminal Avenida 25 de Julho, Rua Dr. Montaury, Rua da Paz, Rua Heitor Curra, Rua Dom Pedro I, Rua João XXIII, Rua Flores da Cunha, Rua Anúncio Curra, ERS-122, Pérola, estrada para Otávio Rocha, Linha 80, Rua Bonarda, Rua Moscato, Rua Merlot, Rua Uva Itália, Travessão Carvalho.
4B – Otávio Rocha-Centro via União (segunda a sexta, 6h45min, 12h30min, 18h15min): saída do Travessão Carvalho, Rua Bonarda, estrada para Flores, Pérola, ERS-122, Rua Anúncio Curra, Rua Flores da Cunha, Rua João XXIII, Rua Dom Pedro I, Rua Heitor Curra, Rua da Paz, Rua Dr. Montaury, Rua Borges de Medeiros, Avenida 25 de Julho, terminal.
4C – Alfredo Chaves-Centro (8h30min): vinícola Terrasul, VRS-814, Rua Dr. Montaury, Rua Frei Eugênio, terminal.
4D – Centro-Alfredo Chaves (segunda a sexta, 8h10min): terminal, Rua Frei Eugênio, Rua Dr. Montaury, VRS-814, vinícola Terrasul.
4E – São Roque-Centro (segunda a sexta, 7h45min): Igreja de São Roque (ERS-122), móveis Nordeste, estrada para Lagoa Bela, Rua da Paz, Rua Hilário Fontana, Rua Rio Branco, Rua Ernesto Alves, Rua Frei Eugênio, terminal.
4F – Centro-São Roque (segunda à sexta, 7h35min): terminal da Rua Frei Eugênio, Rua Ernesto Alves, Rua Rio Branco, Rua Hilário Fontana, Rua da Paz, estrada para Lagoa Bela, ERS-122 até Igreja de São Roque.
Fonte: Prefeitura de Flores da Cunha.
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