Geral

Empresa italiana adquire área do loteamento industrial

A Binotto, fabricante de cilindros hidráulicos, tem previsão de iniciar operação em solo florense em 2012

A italiana Binotto, fabricante de cilindros hidráulicos, irá se instalar em Flores da Cunha. mais precisamente no Travessão Rondelli, na localidade de São Roque, em área até então destinada ao loteamento industrial do município. A empresa venceu a concorrência pública iniciada em 14 de janeiro e finalizada nove dias depois pela prefeitura, proprietária da área de 16,5 hectares. Segundo o prefeito Ernani Heberle (PDT), os empresários pagaram R$ 989 mil pelo terreno. A previsão do diretor executivo da Binotto no Brasil, Andrea Martinon, é de que a produção seja iniciada em 2012.

Agora, a empresa encaminha a escrituração do imóvel e finaliza o projeto do pavilhão que terá 10 mil metros quadrados de área construída. “Sabemos que todo o processo pode demorar, principalmente no que se refere às liberações ambientais. Se tudo der certo, queremos começar a mexer no terreno em dois meses” conta Martinon. Com um forte sotaque italiano, ele ressalta que o prédio terá alto padrão de acabamento e a unidade para atender o mercado sul-americano será ecossustentável. “Nossa empresa é familiar. Em todo o mundo temos 200 funcionários. Em Flores da Cunha deveremos ter 40, que serão treinados por profissionais da matriz”, complementa.

O diretor preferiu não comentar sobre valor de investimento. Além de cilindros frontais e inferiores, a Binotto fabrica tanques, bombas de pistão e de engrenagem, tomadas de força, válvulas e controles de comando pneumáticos. A matriz fica em Dueville, província de Vicenza, na região do Vêneto. As filiais industriais ficam em Fontaniva (esta com a marca Mariz) e Stanghella (ambas em Pádua). No Brasil, a unidade comercial fica em Caxias do Sul, no bairro Pioneiro.

O prefeito Ernani Heberle ficou satisfeito com o cronograma de instalação apresentado por Martinon. “Eles estão definindo uma série de questões para iniciar o quanto antes a obra. Será um empreendimento de alta tecnologia. Outros municípios da região tinham interesse na empresa. Mostramos algumas áreas no município, e eles preferiram a de São Roque”, explica o chefe do Executivo, citando ainda a vinda da Keko – que faz gradualmente sua mudança para a Linha 80 – e da Cooperativa Nova Aliança para o município.
O valor da venda do terreno irá para o Fundo Municipal de Indústria, Comércio e Serviços. Com o dinheiro, a prefeitura pretende adquirir outro espaço para, futuramente, implantar um loteamento industrial, voltado – de acordo com o prefeito – para pequenas empresas. Esse processo envolverá discussões de membros do Conselho de Indústria, Comércio e Serviços e entidades representativas, como Centro Empresarial, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), sindicatos, entre outros. “Observando o Plano Diretor, queremos favorecer o crescimento de Flores da Cunha de forma ordenada”, pondera Heberle. Para viabilizar esse projeto, ele pretende ir a Brasília ainda em fevereiro para pleitear junto ao Ministério do Trabalho e Emprego recursos que podem ser aplicados na infraestrutura do novo loteamento.

O terreno no Travessão Rondelli adquirido pela Binotto tem um total de 165.878,91 metros quadrados de área, com uma casa mista e um parreiral de 3 hectares. Segundo a concorrência pública, o processo de instalação do empreendimento deve ocorrer em até seis meses após a assinatura do contrato.

A empresa
- Fundada em 1950, a Binotto começou a exportar seus produtos em 1970.
- O Grupo Binotto é considerado líder mundial em hidráulica para meios basculantes. Atende mais de 100 países produz mais de 130 mil peças ao ano. Os produtos são instalados em reboques, semirreboques e carretas basculantes com capacidade para até 100 toneladas.
- Binotto é a principal marca do grupo. Mariz é a marca do grupo para os produtos destinados ao mercado industrial leve e ao mercado agrícola, com capacidade variável de 2 até 10 toneladas.
- Entre os produtos projetados, produzidos e distribuídos estão cilindros frontais e inferiores destinados a veículos e caçambas; tanques em aço e alumínio para caminhões; bombas para conjuntos hidráulicos; tomadas de força (PTOs); válvulas para basculantes (de segurança, de acionamento elétrico e de acionamento pneumático); dispositivos de comando pneumático; quadro de comando elétrico; suportes; e bodyfix (mecanismo que garante estabilidade à carroceria).
Empresa produz, entre outros produtos, cilindros destinados a veículos e caçambas com basculamento. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário