Geral

Empresa hoteleira busca alteração do Plano Diretor

Solicitação foi entregue ao prefeito, Lídio Scortegagna, que a encaminhará para a Câmara de Vereadores

Deu entrada na prefeitura de Flores da Cunha, na terça-feira, dia 6, uma solicitação de alteração do Plano Diretor da cidade, de modo que seja permitido, para um empreendimento específico, a construção de até seis andares. O pedido foi feito pela empresa incorporadora Nellfor Participações que pretende construir o hotel Axten Travel Inn Flores da Cunha, no centro da cidade, em terreno e em parceria com a Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança Ltda. 
O prefeito Lídio Scortegagna recebeu a solicitação e confirmou, no ato, que vai remeter a solicitação à Câmara de Vereadores, com a sugestão de que seja ouvida a comunidade sobre o pedido de construção de seis andares. Já em relação ao apoio concedido pelo município, Scortegagna explicou à comitiva de empresários que o município já tem garantido, através de lei municipal a isenção do IPTU sobre o imóvel e, quando instalado o hotel, a isenção por 10 anos do Imposto sobre Serviços (ISSQN). Além disso, a legislação municipal concede máquinas para a terraplanagem e brita para a construção. 
O presidente da Associação Florense dos Engenheiros e Arquitetos (Afearq) de Flores da Cunha, Clademir Tibolla, diz que o assunto é complexo e que deverá levar, se necessário, o tema para ser avaliado no âmbito da Associação, lembrando que recentemente o Plano Diretor foi alterado. “Sabemos que há profissionais que poderão se colocar contra a mudança do Plano Diretor”, diz Tibolla. Ele ressaltou que, em princípio, “não somos contra, mas temos que debater este assunto”, finalizou. 
Responsável pela área comercial do empreendimento, Arlei Betiolo Theodoro, explica que o pedido de alteração é específico para hotelaria, afirmando que o impacto será positivo para o município com geração de empregos diretos e indiretos, empregando mão de obra local, comercializando produtos locais e fortalecendo uma das áreas que deverá fazer a economia crescer, o turismo. Além disso, ele lembra que o empreendimento terá centro de eventos, que poderá abrigar muitas atividades. “Estamos abertos para explicar a comunidade que esta alteração vai viabilizar um empreendimento que será bom para a comunidade”, salienta Arlei. Ele diz estar confiante, “até porque, em pesquisa de rua, 90% da comunidade quer um hotel na cidade”, conclui o empresário. 

O Plano Diretor

O atual Plano Diretor do município de Flores da Cunha está em vigor há um ano, quando foi sancionada a Lei Complementar nº 149, de 26 de setembro de 2019. As novas diretrizes de ocupação do solo urbano e rural foram elaboradas pela equipe técnica da Secretaria de Planejamento, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul. Foram quase dois anos de discussões, com audiências públicas realizadas pela Câmara de Vereadores, onde o projeto passou por alterações, aprovadas pela maioria dos vereadores. Durante as discussões, uma plataforma online para debate e apresentação das sugestões foi mantida pela Câmara. 
Dentre as mudanças mais significativas está a ampliação das áreas industriais para expansão econômica, além da ampliação dos índices construtivos, caracterizando as coberturas como quinto pavimento (desde que sejam obedecidas as dimensões de recuo pré-estabelecidas).
Um sexto andar, mesmo em condições especiais ou para determinados tipos de empreendimentos, não foram previstos nesta alteração cujas discussões foram realizadas em 2018 e 2019.

Sebastian Forni, Arlei Betiolo Theodoro, Maurênio Stortti, Horacio Forni, o prefeito Lidio Scortegagna e Marcelo Piazza, presidente da CICS-Serra.  - Prefeitura de FC/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário