Geral

Embrapa lança cultivares de uvas

Variedades adaptadas ao Sul são indicadas para elaboração de vinho branco e para consumo in natura

A Embrapa Uva e Vinho lançou, neste mês, duas novas cultivares de uva: a BRS Melodia, uva rosada de mesa sem sementes, crocante, com gosto de frutas vermelhas e muito doce; e a BRS Bibiana, uva para elaboração de vinho branco, com alto grau de açúcar, resistente a doenças e alta produtividade, chegando a 25 toneladas por hectare. Ambas cultivares são adaptadas ao clima temperado do Sul do país e demandam menor quantidade de insumos para o controle de doenças quando comparadas a outras cultivares com a mesma finalidade. Além dessas duas novidades, a Embrapa apresentou as recomendações de cultivo na Serra Gaúcha das cultivares de uva de mesa sem sementes BRS Isis e BRS Vitória, que foram desenvolvidas inicialmente para produção em regiões de clima tropical, com destaque para o Vale do São Francisco, na Bahia. Na Serra Gaúcha, a principal recomendação para as três cultivares de mesa (BRS Isis, BRS Vitória e BRS Melodia), é o cultivo sob cobertura plástica.

Para Mauro Zanus, chefe geral da Embrapa Uva e Vinho, “esses dois lançamentos da Embrapa estão associados ao estágio de amadurecimento do Programa de Melhoramento Genético da Empresa, que foi constituído há muitos anos com o Banco Ativo de Germoplasma (https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/banco-ativo-de-germoplasma-de-uva). Hoje nós temos uma coleção de trabalho com as melhores seleções e cultivares que fornecem material para os cruzamentos, atribuindo características interessantes, por exemplo, na resistência às doenças, características do cacho, cor, aroma e sabor das uvas. Dessa forma, conseguimos oferecer de forma permanente novas cultivares para atender as demandas do setor”, explica. Conheça um pouco mais sobre as novas cultivares:

BRS Melodia

Uva rosada, sem sementes, cultivada sob cobertura plástica, a BRS Melodia é uma cultivar híbrida, com boa tolerância às doenças da videira, principalmente ao míldio e ao oídio. Foi criada especificamente para consumo in natura, com destaque para sua cor rosada bastante intensa e ao sabor tutti-frutti. Quanto à textura, é uma uva crocante e de casca fina, tornando-a uma uva fácil de mastigar.

– BRS Bibiana

Cultivar de uva para elaboração de vinho branco, a BRS Bibiana é uma uva branca, resistente às podridões de cacho, pois eles não são compactos. O vinho elaborado com a BRS Bibiana remete àqueles obtidos a partir de uvas europeias; o nível de açúcar, na maturação, é alto, em torno de 21 graus Brix. A nova cultivar se adapta melhor ao clima subtropical úmido da região da Serra Gaúcha, tem alta produtividade e demanda menos tratamentos fitossanitários em função da resistência genética e dos cachos soltos.

Variedade BRS Melodia. - João Figueiredo Embrapa/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário