Geral

Emater estimula a gestão sustentável da propriedade rural

Palestra foi realizada para estudantes da Escola Estadual Luiz Gelain, em Nova Pádua

A adequação ambiental e econômica como forma de gestão sustentável da propriedade rural foi o tema da palestra promovida pela Emater-RS/Ascar de Nova Pádua no dia 13. Participaram do evento na propriedade do agricultor Gilberto Vezzaro cerca de 100 alunos 6º, 7º, 8º e 9º anos da Escola Estadual Luiz Gelain. A atividade conduzida pela engenheira florestal Adelaide Kegler Ramos integrou a programação da Semana do Meio Ambiente. A estimativa é de que 90% dos estudantes são de origem rural.

Adelaide explicou o novo Código Florestal e o que ele propõe para que as famílias consigam deixar as propriedades em condições de produzir também para as próximas gerações. “O grande objetivo do Código é a adequação ambiental da propriedade, com o uso correto dos recursos naturais (água, solo e floresta) e a gestão, para que ela possa ter sustentabilidade”, salientou a engenheira florestal. Ela esclareceu o que são áreas de preservação permanente (APPs) e reserva legal (RL) e a importância da sua preservação e do uso de práticas de conservação do solo e da água, como a proteção de fontes, as plantas de cobertura e as curvas de nível, para evitar situações como as geradas pelas chuvas excessivas das últimas duas semanas, que causaram problemas como enxurradas e inundações.

Na propriedade, Vezzaro, a esposa e os dois filhos trabalham com a produção de leite e o cultivo de uva e cebola. No local os alunos observaram um córrego, uma nascente e a cobertura florestal, que abrange 45% da área. Conforme Adelaide, a propriedade visitada é um exemplo, embora necessite de algumas adequações. Vezzaro contou que, quanto à preservação, aprendeu mais com os filhos do que com os pais, e explicou que das quatro vertentes que tem, só uma é por gravidade, levando a água até a casa da família. Por isso, procura cuidar, tendo já plantado mais de 100 árvores de diversas espécies no entorno. “Para o agricultor poder produzir e ganhar dinheiro, ele precisa de água de qualidade e em quantidade, de terra boa e fértil e de florestas. A soma disso tudo resulta em um ambiente equilibrado e qualidade de vida”, pontuou Adelaide.

Atividade no dia 13 reuniu cerca de 100 estudantes da Escola Luiz Gelain. - Emater-RS/Ascar/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário