Geral

Em obras

Confira o que foi concluído neste ano e o que ficará para finalização em 2023, entre as principais execuções do município

O ano está chegando ao fim e essa é a época ideal para fazer um balanço das metas que alcançamos em 2022 e dos objetivos que, por uma razão ou outra, tiveram que ser adiados para 2023. Assim costuma ser com nossos planos pessoais, mas também com obras e serviços, que acabaram ficando pendentes para o próximo ano.
Com o objetivo de esclarecer aos florenses sobre o andamento de algumas das principais obras da cidade, o Jornal O Florense conversou com o prefeito municipal, César Ulian, com a secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Rosiane Machado Pradella, e com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Lucas Daniel Carenhato. Eles nos informaram que 2022 foi um ano em que as chuvas e os trâmites relacionados à licitação atrapalharam muito o andamento das obras, mas, mesmo assim, foi possível realizar diversas ações. Entenda o que foi feito, o que falta fazer e a previsão de entrega de algumas das principais execuções. 

Revitalização da Av. 25 de Julho
O que é:
 A obra prevê soluções para os conflitos viários observados nos acessos aos bairros, loteamentos e zonas comerciais, projetando-se novas rótulas de via dupla para otimizar o fluxo de veículos. O projeto, dividido em três etapas, visa transformar três trechos da Avenida em espaços de circulação e permanência, por meio de áreas de lazer, são eles: entrada do bairro São Pedro até a rótula da Rua São José, o trecho urbano da Rua São José até as proximidades da Vinícola Nova Aliança, e o trecho final da Vinícola Nova Aliança até o acesso à ERS-122, ao Norte. A proposta também contempla estender o uso da ciclovia e a criação de um Centro de Atendimento ao Turista, no pórtico da cidade, que contará com acessibilidade e estacionamento. O Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanismo para requalificar a Avenida teve seu resultado divulgado em 1º de fevereiro deste ano e premiou o escritório de arquitetura Schumacher e Machado, de Caxias do Sul.
Previsão inicial: Após a etapa de estudos preliminares e a assinatura de contrato, foi estabelecido que a equipe vencedora do concurso tinha cerca de 180 dias (a contar de junho deste ano) para deixar o projeto detalhado, a nível de execução, e, após esse prazo, iniciar a licitação.
Como está: O projeto vencedor do concurso apresentou um estudo preliminar, – uma ideia geral e com algumas características principais. Já o detalhamento, fundamental para a execução, ainda está sendo trabalhado pela empresa ganhadora. Essa parte é necessária, pois, o projeto executivo é o que autoriza a licitar a obra. A planta do projeto já está finalizada, faltando apenas concluir a parte de orçamentos e ajustar alguns detalhes para, depois, poder apresentar à comunidade. No momento, a proposta está passando por revisões, com reuniões semanais e, após essa etapa, ocorre o processo licitatório, que deve ser feito no próximo ano. O vice-prefeito, Márcio Rech, e o vereador Luizzão (Republicanos) estiverem em Brasília recentemente em busca de recursos para execução da obra, junto ao Ministério do Turismo.
Previsão atual de entrega: A entrega do projeto executivo deve ser feita até o final deste ano, de acordo com o prazo do próprio concurso. Sendo assim, no primeiro semestre de 2023 pretende-se contemplar toda a fase de tramitação, conseguir os recursos e também o processo de licitação. No primeiro semestre do ano a ideia é que a execução da obra já tenha iniciado.

Ampliação do Centro de Saúde
O que é:
O local, de mais de 1000 m² de área, contará com recepção própria para auxiliar nos atendimentos de ginecologia, saúde da mulher, pediatria, assistência social, psicologia, nutrição, odontologia, sala multiuso, além da ampliação do almoxarifado. Todos os andares contarão com triagem, circulação e salas de espera. Serão realocados alguns serviços prestados e haverá a possibilidade de aumentar os atendimentos da atenção básica, com foco na prevenção. O setor de pediatria contará com um espaço que melhorará o atendimento e o número de consultas ofertadas.
Como está: A primeira etapa, que incluía a montagem da estrutura pré-moldada, já foi concluída. A segunda e última tem como foco a parte de fechamento, esquadrias, pele de vidro, elevador, acabamentos, parte elétrica e hidráulica, enfim, deixar o prédio pronto para colocar os móveis e funcionar. 
Previsão inicial/atual de entrega: O contrato para a execução da segunda etapa foi assinado na semana passada e, a partir dele e da ordem de início (já efetuada) contam-se oito meses. Sendo assim, conforme previsão inicial, a obra deve ser entregue no início do segundo semestre de 2023.

Núcleo de Extensão Escolar  
O que é:
A edificação, localizada entre o Complexo Esportivo Cemel e o Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivoto, no bairro União, terá mais de 2 mil m2 de área construída e contemplará salas de aula, de apoio, refeitório, entre outros. O prédio também contará com salas multiuso para a realização de atividades nas mais diversas áreas, com o objetivo de ofertar tarefas de contraturno e complemento escolar, além de integrar os espaços esportivos existentes e potencializar o processo de ensino-aprendizagem.
Como está: Apesar de serem processos licitatórios diferentes, tanto o Núcleo quanto a UBS tiveram as obras divididas em duas partes, sendo que foi licitada a parte de supraestrutura, isto é, a estrutura bruta, com exceção de que o Núcleo já conta com placas pré-moldadas de fechamento. Sendo assim, a primeira etapa da obra já foi finalizada e, agora, o próximo passo são os acabamentos (piso, revestimento, esquadrias, finalização, entorno, entre outros).  
Previsão inicial/atual de entrega: As obras foram iniciadas no dia 28 de fevereiro deste ano e devem ser entregues no início do segundo semestre de 2023; seguindo o mesmo prazo do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, de oito meses após o início da segunda e última etapa. 

Implantação do Sistema Binário
O que é:
Com o intuito de facilitar o fluxo do trânsito na área central, as ruas Frei Eugênio e Borges de Medeiros passarão a ter sentido único desde a rótula da Rua São José até a Rua Júlio de Castilhos. O tráfego na Rua Frei Eugênio seguirá em sentido único sul-norte. Já a Borges de Medeiros terá sentido único norte-sul. A mudança também ampliará as quadras de estacionamento oblíquo, a demarcação das vagas paralelas e os pontos de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo. O estudo para a implantação foi realizado pela Consultoria, Assessoria e Planejamento em Trânsito (CDTRAN).
Previsão inicial: Desde o dia 17 de novembro de 2021, data em que foi lançado o Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanismo para requalificar a Avenida 25 de Julho, foi anunciada a criação do sistema binário. Em setembro de 2022, a administração municipal divulgou que as mudanças entrariam em vigor no fim de novembro deste ano.
Como está: A primeira licitação acabou frustrada, pois, mesmo tendo uma empresa inscrita, ela não possuía os documentos necessários para execução. Diante disso, foi necessário republicar o edital e fazer uma nova licitação, que foi aberta no dia 1º de dezembro. Após esta data, outra empresa se inscreveu e está apta para a realização da obra, porém, como dezembro é um mês com grande movimento no Centro da cidade, pela questão do comércio de Natal, a prefeitura optou, juntamente com alguns comerciantes, em adiar a novidade.
Previsão atual de entrega: A implantação deve começar no início de janeiro, seguida de um trabalho de conscientização e colocação da nova sinalização. O caráter orientativo da obra foi contemplado na própria licitação, onde a empresa contratada deverá dispor de funcionários para auxiliar nos pontos de mudança de trânsito. 

Reformas na Praça do Imigrante
O que é:
A reforma da Praça do Hospital contempla a melhoria dos banheiros, com troca de portas, louças, reparo das instalações hidrossanitárias e elétricas, impermeabilização da estrutura existente, pintura interna e externa. Quando entregues à comunidade, os sanitários também serão integrados ao plano de limpeza do município e terão horário de funcionamento (das 7h30min às 18h30min) como as demais praças.  No parque infantil, por sua vez, serão instalados novos brinquedos, sendo um deles adaptado. Também serão realizadas melhorias nos bancos e equipamentos da academia ao ar livre. 
Previsão inicial: Em fevereiro de 2022 tapumes foram colocados nas portas dos banheiros para impedir a entrada das pessoas. Mas, só no final de agosto teve início uma movimentação para recuperar o espaço público, devido à ausência de empresas que demonstrassem interesse em participar da licitação. O prazo para conclusão era de 60 dias, a contar de 22 de agosto deste ano. 
Como está: Foi incluído no projeto uma proteção, isto é, um cercado na parte do parquinho e algumas outras melhorias que foram surgindo no decorrer da obra. Dessa forma, foram aumentados os “produtos” dentro da execução de serviços e, por isso, se estendeu o prazo. 
Previsão atual de entrega: Com as inclusões, o contrato finaliza neste mês de dezembro e a empresa também está concluindo as obras, que devem ser entregues até o Natal. 

Módulo II do Residencial João XXIII
O que é:
No fim de janeiro deste ano foi alinhada a comercialização das 80 unidades do Módulo II do Projeto Habitacional Residencial João XXIII, no bairro União. A Empresa responsável pela construção é a J Barp Incorporações LTDA, de Flores da Cunha. Cada unidade tem 43,23 m² de área privativa e é dividida em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e sacada. 
Como está: As áreas comuns, que contemplam salão de festas e quiosque, são para a utilização dos dois módulos, logo, essa parte está concluída, uma vez que já atende ao primeiro módulo. Para a construção do Módulo II, o empreiteiro colocou um condicionante de 60 apartamentos já negociados para começar a obra. Para tal, está sendo realizado um trabalho, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social, com o departamento de Habitação, para buscar essas pessoas. Inclusive, os interessados ainda podem entrar em contato pelo fone (54) 3279 3600, ramal 270. 
Previsão inicial/atual de entrega: Acredita-se que, ainda em janeiro, possa se iniciar a construção do novo módulo, no entanto, é necessário conseguir mais 10 ou 12 interessados em adquirir um apartamento, preferencialmente até o fim do ano, para poder dar início à obra. Número este que, hoje, está próximo aos 50. 

Teatro da Casa da Cultura
O que é:
A principal diretriz elegida pelo público na Conferência Municipal de Cultura (em agosto de 2021), com mais de 50% dos votos, foi a conclusão do teatro da Casa da Cultura Flávio Luis Ferrarini. O espaço se somará ao objetivo de promover atividades maiores, uma vez que haverá um local próprio para tal e, consequentemente, novas ações também poderão ampliar a visibilidade do município. 
Como está: A obra está na parte de execução do reboco externo, logo após será feito o projeto complementar, que inclui toda a questão acústica, de isolamento, iluminação, entre outros. A dificuldade está na ausência de uma pessoa técnica para fazer esse projeto, por isso, será necessário contratá-lo e depois colocá-lo em execução. 
Em relação à inscrição da proposta na Lei de Incentivo à Cultura (LIC), para obtenção de verba, por ora, a obra será executada com recursos próprios, até a fase dos projetos complementares. Existe a possibilidade de as questões de implementação, poltronas e isolamento serem viabilizadas via LIC, no entanto, a administração informou que o Estado está com uma sobrecarga de projetos e o Governo Federal, a princípio, não está liberando verbas; por isso da opção pela utilização de recursos próprios no momento. 
Previsão inicial/atual de entrega: Conclusão até o fim de 2023.

Restauro e Requalifcação do Campanário 
O que é
: Com início oficial da obra em 20 de maio deste ano, o projeto prevê ações para correção das lesões do sistema construtivo em pedra, instalação de equipamentos contemporâneos para os sistemas elétricos e de iluminação, automação do relógio e do toque dos sinos, criação do Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas, nova cruz e acessibilidade ao pavimento térreo, além de cobertura e tratamento do entorno do patrimônio histórico tombado. As obras são promovidas pela Associação de Amigos do Museu Pedro Rossi e contam com o apoio da prefeitura de Flores da Cunha e da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. O restauro tem como empresas patrocinadoras: Móveis Florense, Hidrover e Mineração Florense. O projeto cultural foi aprovado em 2021 e é financiado pelo Pró-Cultura RS, através da LIC.
Previsão inicial: Duração estimada em seis meses, portanto, deveria estar concluída em novembro deste ano. Contudo, o principal empecilho foi a chuva que, conforme a prefeitura, fez com que até mesmo a montagem dos andaimes levasse bastante tempo. As obras externas também acabaram comprometidas pelo mau tempo e pelos trâmites licitatórios.  
Como está: Foi feita uma espécie de passagem subterrânea até a sacristia para permitir a automação dos sinos e alto-falantes, dessa forma, toda a operação será na Igreja, nada dentro da torre. Está faltando fazer a parte elétrica, que apresenta dificuldade em conseguir orçamentos, principalmente pelo fato de que a iluminação é muito específica e não são muitas empresas que fornecem esse tipo de serviço.
A primeira licitação deu como deserta e a segunda, aberta no último dia 5 de dezembro, teve uma empresa habilitada para fazer essa parte, cujo andamento ainda está em processo de conferência de documentação. Estando tudo certo, já iniciam as obras de iluminação. 
Previsão atual de entrega: A inauguração está prevista para o dia 11 de março, mas ainda deve ser definida com a paróquia. Junto com a entrega haverá o lançamento do livro “A História de um Gigante” e a primeira oficina de fotografia, exposta no térreo do campanário – ações que estavam previstas no projeto. A administração municipal também está buscando parcerias para, quem sabe, contar com uma pessoa no local, a fim de utilizar mais esse espaço revitalizado. 

Trevo de acesso secundário à Linha 80
O que é:
As obras de execução, no km 94 da ERS-122, próximo à empresa Hidrover, contemplam terraplenagem, alargamento e adequação dos níveis da via. O serviço, que compreende os dois lados da pista, prevê também a construção de uma faixa de desaceleração para o acesso à Linha 80. A intersecção trará mais segurança nas conversões realizadas no local. A empresa responsável pela obra  é a Concresul Engenharia Ltda.
Como está: A execução, a imprimação da base e os serviços de drenagem ainda não estão 100% concluídos, o lado Oeste da pista está finalizado e agora está se trabalhando no Leste, onde foi feita a base, um trecho de asfalto e removido um muro de pedras, cuja remoção já estava prevista no projeto. Sendo assim, está faltando intervir no trecho central, ponto que deve ser feito de forma estratégica para não interromper totalmente o acesso. No momento está se trabalhando com a drenagem e o alargamento da pista do lado Leste.
Previsão inicial/atual de entrega: As obras foram iniciadas em agosto deste ano e devem ser finalizadas no final de janeiro de 2023. 

Restauro do Museu e Arquivo Histórico 
O que é:
O processo de restauro do prédio, que já abrigou a prefeitura municipal e foi tombado pelo patrimônio histórico em 2018, prevê a realização em duas etapas: a primeira compreende uma nova edificação, que abrigará espaço para venda de artesanatos, no térreo, e reserva técnica do acervo do Museu e o Arquivo Histórico, no segundo pavimento. A segunda fase contemplará a recuperação da construção, tanto no aspecto arquitetônico quanto funcional. Serão corrigidas as alterações causadas pelas reformas realizadas ao longo dos anos e também as decorrentes da ação do tempo e do clima. A expografia, na parte superior da construção, também será readequada – tendo em vista que a Biblioteca e o Arquivo não farão mais parte desse prédio – para valorizar ainda mais os objetos que compõem o acervo do Museu.  Os dois prédios serão interligados por uma espécie de passarela e haverá, ainda, um elevador no Museu.  
Como está: Foi feito o detalhamento técnico do prédio, assim como a nova proposta expográfica e, agora, se aguarda a aprovação do projeto da LIC.
Previsão inicial/atual de entrega: A expectativa é que a obra de restauro tenha início em 2023 e, provavelmente, a conclusão total se dê em 2024.

Espaços para conviver 
Em outubro deste ano iniciaram as melhorias no Canil Municipal – Upeva, com a reformulação de espaços para poder dividir melhor os animais, construção de baias para os bichinhos que chegam e precisam ficar isolados um certo tempo, por alguma questão de saúde, melhorias no acesso para receber as pessoas e facilitar a adoção, por meio da criação de corredores. As obras devem estar concluídas em janeiro de 2023.
Também está ocorrendo a instalação de seis pontos de academia ao ar livre que, para o primeiro semestre de 2023, devem passar a contar com um profissional de educação física, a fim de orientar a população a fazer os exercícios da maneira correta. Foram executados pátios de capela em São Vitor e Restinga e, atualmente, está sendo feito em São Martinho e São Valentim.
Somado a isso, devem ser adquiridos playgrounds (parquinhos) que serão instalados nas praças e contemplarão brinquedos adaptados para cadeirantes, em três pontos diferentes: no São José, por conta da proximidade com a Apae, e possivelmente nas praças do Imigrante e Nova Trento. Além disso, será aberta uma licitação para a realização de reformas gerais, em diversos pontos do município. 
O Centro de Convivência dos idosos e intergeracional, que será construído na parte de trás da prefeitura, teve a licitação aberta nesta semana para a realização da parte de estrutura bruta. Após, nova licitação da fase de acabamentos será realizada, como as demais obras. 
Outro projeto em andamento é para o Centro Ocupacional da Escola Tancredo Neves, no bairro União, que contempla ampliação para construir mais salas de aula e maiores. No momento, está sendo feita a parte da supraestrutura (fundação, viga, pilar, a estrutura bruta) e depois será realizada a etapa de conclusão e reforma das salas antigas.

Asfaltos e tubulações 
Um ano em que o número de chuvas foi muito grande e intenso (em volume e quantidade) refletiu em dificuldades na preparação das pavimentações, sendo assim, os reparos que deveriam estar concluídos em 2022 estão em fase de finalização da terraplenagem, para poderem receber o asfalto em janeiro, que também deverá ser um mês marcado por inaugurações.  
A administração está com grandes pavimentações a serem feitas em trechos da Capela São Paulo (São Paulino), Alfredo Chaves, São Gotardo, Mato Perso, um trajeto de 2km de Mato Perso sentido Otávio Rocha, trecho da Rua João Maria Devenz e, além disso, devem ser iniciadas as obras no Travessão Martins (Capela São Martinho). Também haverá movimentações na área central que incluem trechos das ruas Ernesto Alves e Frei Eugênio até as proximidades do Hospital, facilitando o acesso das ambulâncias.  
Outro problema das chuvas foram as tubulações, que acabaram sucumbindo o sistema de esgoto, (com o tempo, o tubo de concreto simples, sem ferro, perde a resistência pela própria corrosão do esgoto de rede cloacal e pluvial, associado ao peso dos veículos) que se danificou. Neste cenário, a administração optou por dar uma solução aos trechos maiores, não apenas pontuais: foram 15 pontos onde o pavimento cedeu e, destes, já foi realizada a intervenção em 11, os demais serão feitos entre o final deste ano e o início do próximo. Também foram trocados segmentos entre 100 e 150m em pontos das ruas Natal Coloda, Marechal Floriano, Dom Finotti (dois trechos de 100m), e até de 600m, no caso da Júlio de Castilhos. Foram quase 6 mil metros de tubos instalados nesse ano, entre todas as obras. 
Uma construção que também merece destaque é o trevo próximo à Keko, na estrada que liga a sede a Otávio Rocha, oferecendo uma possibilidade de retorno, já que nas proximidades também existe o projeto de um Loteamento Industrial, que aumentará a movimentação no local. O projeto foi cadastrado no Governo do Estado e contemplado com recursos, além da contrapartida do município por meio do Pavimenta RS. Até na próxima semana deve ter início a execução do asfalto do trecho que está pronto e licitado. 
Mas, ainda há pontos por fazer, como em Otávio Rocha, onde foi pavimentada a Rua Uva Moscato e, agora, deve ser trocada toda a tubulação; a Rua Uva Merlot, que antes não tinha esgoto, um problema sanitário e, somente após essa solução será feita a pavimentação. Também está sendo realizada a pavimentação das ruas de Nova Roma (no ano passado o prefeito aprovou a Rua dos Jasmins e, neste ano, está sendo feita na Rua das Violetas, Luiz Carraro e Ilda Salvador Carraro). Toda a tubulação do esgoto foi trocada, totalizando 600m.
E não foi somente as chuvas que prejudicaram o andamento das obras, como um todo, o período eleitoral atrasou o início das mesmas pelo fato da destinação de recursos. Este é o caso dos vestiários nos campos do bairro União e do Loteamento Bella Itália, em São Gotardo, entre outras execuções. 

 - Valdinéia Tosetto
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário