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Em busca de melhorias para a ERS-122

Prefeito César Ulian entregou indicações para dar andamento às concessões

As concessões para os próximos 30 anos das estradas do Estado ainda estão em discussão. Os poucos investimentos apresentados pelo governo no âmbito da ERS-122, entre Caxias do Sul e Campestre da Serra, integrando o município de Flores da Cunha, estão sendo bastante questionados. Na última semana, o prefeito de Flores da Cunha, César Ulian, que participa de reuniões semanais para falar sobre o assunto, apresentou as indicações do município para dar prosseguimento aos editais. “Protocolamos os pedidos através de todo um mapeamento que fizemos da nossa via e sugerimos algumas melhorias básicas”, diz Ulian, declarando baíxissimo o investimento que o governo propôs para a região. 
De acordo com César, que está sugerindo a unificação dos pedágios – na proposta do Estado permanece a praça de pedágios de Flores da Cunha e cria-se uma nova entre Antônio Prado e Ipê – a proposta apresentada é com demandas básicas que já são demandas atuais – a concessão vale para 30 anos. “Se tivermos os dois pedágios vamos exigir muito mais. Essas indicações são básicas, o ideal seria ter uma duplicação de Flores a Caxias”, revela o prefeito.
Conforme César Ulian, a duplicação é baseada em um cálculo que a ERS-122 ainda não atinge – a estimativa atual é de  que 3 mil veículos/dia passem pela via. Para a duplicação é preciso estar próximo de 10 mil veículos/dia. “Eu achei o cálculo baixo”, declara.

Deslocamento da Praça de Pedágio
A unificação das praças e a possibilidade do deslocamento da praça atual de Flores da Cunha é um dos pontos mais fortes em que o Executivo está batendo. Na última semana, o prefeito César percorreu a via com o engenheiro Vicente Brito, contratado via Corede Serra para auxiliar nas demandas propostas. A primeira sugestão de unificar o pedágio no Km 153 pode ser inviabilizada, pois o trecho fica muito próximo do entroncamento da BR-116, perdendo a função de assistência da rodovia. Agora outras possibilidades estão em discussão, como o deslocamento em 1km para após a entrada dos Gavazzoni, para não dividir o município. “Eu já deixei bem claro para o secretário Extraordinário de Parcerias do RS, Leonardo Busatto, que a praça onde ela está não vai ficar”, garante Ulian, bastante convicto. “Estamos tendo dificuldades até mesmo com os professores da Escola Benjamin Constant, porque a EGR não renovou o passe livre para os professores. Encaminhamos o pedido novamente, mas negaram”, lamenta. O chefe do Executivo também se reunirá com a comunidade local das proximidades do pedágio para ouvir as demandas e juntos decidirem a melhor solução. 
César também se manifestou sobre a Praça de Pedágio de Flores da Cunha cobrir trechos da ERS-453. “Já solicitei essa alteração, porque agrega valores no nosso pedágio. É totalmente injusto”, reitera Ulian, pedindo a retirada da cobertura de trechos que não pertencem a ERS-122.
Agora o município aguarda a devolutiva do estado que sinalizará o que eles aceitarão dos pedidos. A expectativa é de que até o dia 31 deste mês o retorno seja dado. “Eles estão vendo a possibilidade da unificação, além de outras questões que estamos discutindo, como o formato: a questão da outorga e da limitação do deságio. A princípio estamos evoluindo bem”, diz Ulian.

Confira as mudanças apresentadas:
* As mudanças abrangem aproximadamente 21 km – ligação com Antônio Prado (norte) e Caxias do Sul (sul)

 

- São Gotardo 
3ª pista – extensão de 0,8 km, do km 88 até 88,8

 

- Km 91,5 (em frente à Panizzon Plásticos e TKA)
Sinalização horizontal para acessos

 

- Km 93,5 (bairro Pérola) 
Passarela para ligar as duas porções do bairro. Área urbana consolidada às margens da ERS-122

 

- Km 95 (da empresa Hidrover até o trevo do bairro União)
3ª pista – extensão de 0,8 km, do km 95 até 95,8

 

- Km 95,9 (trevo do bairro União)
Melhorias no trevo existente com o intuito de conectar com a 3ª pista proposta

 

- Km 97,6 (entrada para Lagoa Bela)
Inserção na via trecho de cruzamentos perigosos

 

- Acesso Norte (a partir do trevo para Nova Pádua)
Via lateral de acesso local – extensão de 3,1 km, do km 96,4 até 99,6

 

- Km 101
Deslocamento da Praça de Pedágio

 

- Km 101,9 (próximo da Escola Benjamin Constant)
Pista auxiliar entre a escola e a indústria

 

- Km 102,7 (trevo para comunidade do Carmo)
Melhoramento no acesso

 

- Km 106,4
Área de escape para caminhões

Comissão Especial 
A Comissão Especial formada pela Câmara de Vereadores de Flores da Cunha para discussão e fiscalização das concessões do polo Serra Gaúcha realizou sua primeira reunião na segunda-feira, dia 23. Com o intuito de conhecer os investimentos previstos pelo plano, os vereadores receberam no plenário o administrador e professor do Mestrado Profissional de Engenharia de Produção da UCS, Roque Zim.
Zim apresentou uma análise de custos e benefícios em relação aos investimentos do Plano de Concessão de Rodovias do Estado, com comparação de valores de tarifas com um diagnóstico em relação ao aumento da arrecadação do sistema apresentado para a concessão de 30 anos. “No primeiro ano está prevista somente manutenção. As obras estão disponíveis apenas para o quarto ano do Plano”, destacou. 
A reunião contou também com a presença do deputado estadual Paparico Bacchi (PL) que comentou que as pessoas e empresas estão migrando do Rio Grande do Sul devido às altas cargas tributárias. “O estado perdeu 800 mil gaúchos porque não temos competitividade, a carga tributária aqui é 18%, no restante do país é 17% e, em segundo lugar, vem a logística e o alto custo de deslocamento. O que está se fazendo aqui no RS é uma ofensa aos gaúchos e gaúchas, esse grande aumento de pedágios. A sugestão é arrumar argumentos para convencer o governo a não deixar isso acontecer”, defendeu.
O encontro contou com a presença dos vereadores integrantes da comissão Ademir Antonio Barp (MDB), Horácio Rech (PSB), Silvana De Carli (Progressistas) e Luiz André de Oliveira (Republicanos),  além de assessores de bancada moradores da região.

 

 - Valdinéia Tosetto
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