Geral

Eleitores podem agendar o cadastramento biométrico

Florenses devem contatar o Cartório da 68ª Zona Eleitoral. Previsão é atualizar as informações de pelo menos 7 mil dos 23,8 mil eleitores

Mesmo que ainda não seja obrigatório para moradores de Flores da Cunha na eleição municipal do próximo ano, os eleitores já podem se antecipar para a inclusão dos seus dados biométricos no sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). Em maio começou o cadastramento para eleitores das 83 cidades que devem se adaptar ao novo sistema. Atualmente, 186 municípios estão adequados ao voto biométrico, inclusive Nova Pádua.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Flores da Cunha, Gelson Molardi, a perspectiva é de que do total de 23,8 mil eleitores florenses, 7 mil estejam aptos a escolher os representantes de forma digitalizada no ano que vem. Cerca de 3,5 mil pessoas já se habilitaram ao novo sistema. Na tarde do dia 19, o juiz eleitoral e titular da Comarca de Flores da Cunha, Roberto Laux Júnior, reuniu a imprensa para explicar o processo biométrico. De acordo com ele, a expectativa é chegar ao final de maio de 2016 com 50% dos votantes florenses em condições de participar do pleito por meio da biometria. Conforme o magistrado, a estrutura do Cartório Eleitoral comporta atender até 40 pessoas por dia.

Para se adequar ao novo sistema, os eleitores devem procurar o Cartório da 68ª Zona Eleitoral com os seguintes documentos: Carteira de Identidade, Título Eleitoral, CPF e comprovante de residência. No momento do atendimento os dados cadastrais do eleitor serão atualizados (assinatura) bem como recolhidas as impressões digitais, além de uma foto. O horário de atendimento do Cartório é das 11h às 18h, sem fechar ao meio-dia – fica na Rua Borges de Medeiros, 2.099, sala 11, em frente ao Fórum.

Como fazer
O agendamento deve ser feito pelos telefones 3292.2797 ou 3292.5279. Conforme Molardi, após o pleito de 2016 a regularização será obrigatória para os eleitores de Flores da Cunha, inclusive para as pessoas com mais de 70 anos, mesmo que não votem.
A biometria é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008 para garantir mais segurança às eleições, especialmente na hora da identificação do eleitor. Em 2014, cerca de 21 milhões de eleitores foram identificados pelas impressões digitais. Atualmente, mais de 24,5 milhões de brasileiros participaram do Programa de Identificação Biométrica.


A eleitora Salete Grohmann cadastrou as digitais e a assinatura no novo sistema neste mês. - Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário