Educação Maker leva inovação para dentro da sala da aula
Professores tiveram a oportunidade de viver novas experiências, especialmente no que diz respeito à utilização de componentes eletrônicos e da aprendizagem criativa
A prefeitura municipal de Flores da Cunha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, promoveu, ao longo deste ano, a formação ‘Educação Maker: inserindo a robótica como prática pedagógica para os anos iniciais’, voltada para os professores da rede municipal de ensino. O projeto, que contou com uma parceria inédita com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul -IFRS, Campus Caxias do Sul e a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), finalizou na última terça-feira, dia 31 de outubro.
Por meio desta parceria inédita, os professores da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de viver novas experiências na área da Educação Maker, especialmente no que diz respeito à utilização de componentes eletrônicos e da aprendizagem criativa, visando transpor para a prática os conceitos teóricos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram ofertados momentos de experimentação, investigação, movimento “mão na massa” e a construção dos saberes.
A Educação Maker faz parte do currículo das escolas municipais e tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao processo criativo dos estudantes, além de desenvolver a autonomia, a criatividade, o raciocínio lógico, a descoberta e o diálogo. A Secretaria de Educação disponibiliza para as escolas todos os materiais, componentes eletrônicos e recursos tecnológicos necessários para a prática.
Por conta da parceria e do sucesso da implementação, o Secretário de Educação, Cultura e Desporto Itamar Brusamarello e a Coordenadora Pedagógica Graziele Dall’Acua, foram convidados para apresentar o projeto durante a Semana Acadêmica do IFRS.
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