Geral

Educação em alta

Flores da Cunha realiza primeira edição da Mostra Científico-Cultural, etapa municipal. 12º Fórum Educacional Regional será com o palestrante Marcos Piangers

Com o objetivo de unir teoria e prática no processo de ensino-aprendizado de estudantes florenses e contribuir para a formação e desenvolvimento de cidadãos, a prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto promove, neste mês de agosto, dois importantes eventos na área da educação. Neste sábado, dia 5, será realizada a primeira edição da Mostra Científico-Cultural – Etapa Municipal, no Parque da Vindima Eloy Kunz. A partir das 14h, a apresentação será aberta para toda a comunidade florense que, às 16h, poderá acompanhar o show da Banda Geração Z e, após, a cerimônia de premiação. A entrada é gratuita.  
Neste ano mais de 900 projetos de pesquisa foram apresentados nas 15 escolas participantes. Destes, 140 foram selecionados e farão parte da etapa municipal, sendo submetidos à avalição de pesquisadores. Os projetos em destaque de cada categoria serão premiados e cinco deles representarão o município na maior feira de ciências da América Latina: a Mostratec. Além disso, o evento contará com a presença da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Flores da Cunha e Nova Pádua, totalizando mais de 4,5 mil estudantes envolvidos.
As novidades desta edição ficam por conta da participação das escolas da rede estadual e do voto popular, por meio do qual o público tem a oportunidade de escolher o seu projeto favorito neste link até 5 de agosto. O voto popular permitirá premiar quatro projetos nas categorias: educação infantil, anos iniciais, anos finais e ensino médio.
“A Mostra tem o objetivo de desenvolver nos estudantes as habilidades e competências previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Mas, seu potencial está em transformar os ambientes de ensino e aprendizagem através da pesquisa, destacando o estudante como protagonista deste processo, evidenciando o pensamento crítico, a autonomia, a experimentação, a criatividade e contribuindo para o desenvolvimento de uma nova geração de mentes curiosas e inovadoras. Professores e alunos, juntos, constroem as novas aprendizagens por meio das problemáticas levantadas, proporcionando uma experiência educacional mais rica, estimulante e envolvente”, destaca o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Itamar Brusamarello.
Outro evento que promete movimentar o município será realizado na noite da próxima quinta-feira, dia 10, a partir das 19h30min, no salão paroquial. Trata-se do 12º Fórum Educacional Regional de Flores da Cunha que, nesta edição, será conduzido pelo jornalista e escritor Marcos Piangers. O autor do best-seller que virou filme ‘O Papai é Pop’, discorrerá sobre a temática ‘Relações familiares e conexão com o que importa’.
“Este evento tem como potencial contribuir, especialmente no que diz respeito à formação e fortalecimento das relações familiares e como isso reflete no ambiente escolar,” declara Brusamarello. 
Atualmente, Piangers é considerado uma das maiores referências brasileiras sobre paternidade. Possui mais de 500 mil livros vendidos no Brasil e no exterior e já palestrou para os maiores eventos e empresas do Brasil e nos palcos de Portugal e Londres. Seus vídeos sobre família já alcançaram mais de meio bilhão de visualizações na internet.
De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Desporto, a importância da realização destas duas atividades para o município está no processo de integração: “Destaca-se que ambos os eventos têm o potencial de promover a aprendizagem, o compartilhamento de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades, inclusive com a participação importantíssima das famílias nesse processo, enriquecendo assim o aprendizado e conectando pessoas com diferentes perspectivas e níveis de conhecimento através de um aprendizado colaborativo”.
O prefeito municipal, Cesar Ulian, lembra que o projeto da Mostra Científico-Cultural é uma iniciativa da sua gestão e enaltece que elencar a educação como prioridade é algo que traz orgulho: “Nossa preocupação é com a educação como um todo, e a Mostra está promovendo isso, envolvendo todos os estudantes da rede pública ao unir as redes municipal e estadual em prol da pesquisa e da ciência. Destaco que ver as crianças aprendendo a partir de suas curiosidades e nos ensinando, nos faz crer que podemos transformar o futuro e desenvolvê-las como cidadãs. Além disso, em apenas três anos de realização do projeto, já é possível ver uma grande evolução dos jovens pesquisadores, promovendo protótipos, mapeando problemas e encaminhando soluções ao poder público, e, muitas vezes, empreendendo. Nesta edição, também envolvemos as escolas estaduais no projeto, sem dúvida, esse é um marco na educação de Flores da Cunha, pois está possibilitando um grande potencial de crescimento e desenvolvimento desses jovens cidadãos”. 
A respeito do Fórum Educacional Regional, no dia 10, com Marcos Piangers, Ulian comenta: “Trazer personalidades renomadas para falar sobre temáticas na área da educação, de forma gratuita, é mais uma oportunidade para a comunidade se atualizar e estar atenta às transformações do mundo atual”, conclui, acrescentando que observa que o evento está gerando grande expectativa na comunidade.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário