Educação de Flores da Cunha é destaque em ação do Ministério Público do RS
Ao todo, quatro iniciativas do Estado foram reconhecidas na categoria
O município de Flores da Cunha foi contemplado por meio do projeto “Apoio Pedagógico: do acolhimento emocional ao resgaste de aprendizagens”, cadastrado para integrar o banco de experiências de busca ativa escolar e recuperação de aprendizagens do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Foram 95 projetos inscritos em todo o Estado. Destes, quatro foram selecionados na temática busca ativa escolar e quatro relativos à recuperação de aprendizagens, sendo que Flores da Cunha foi o único município da região da Serra Gaúcha a receber o destaque.
O objetivo da ação é criar um banco de experiências para compartilhar caminhadas inspiradoras, fortalecendo pospostas metodológicas inovadoras e efetivas que servirão de referência para gestores, professores e demais profissionais da educação.
Conforme o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Itamar Brusamarello, a educação de Flores da Cunha tem se destacado diante dos desafios atuais, cumprindo com o compromisso de entregar para a comunidade um ensino inovador e de qualidade, proporcionando e potencializando experiências de aprendizagens significativas. “Sermos agraciados nesta ação do Ministério Público nos enche de orgulho e satisfação, pois evidencia o nosso comprometimento com a educação, o excelente trabalho prestado pelos profissionais da área, o engajamento dos estudantes e o pertencimento das famílias nos processos. Esse reconhecimento comprova que estamos no caminho certo, principalmente por realizarmos políticas públicas educacionais eficientes que possam servir de referência para outros municípios”, destaca Brusamarello.
O projeto de Flores da Cunha será apresentado pela Secretaria de Educação no dia 21 de outubro, a partir das 14h45min, no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre, no painel “Recuperação ou recomposição de aprendizagens: entrelaçando experiências".
Conheça o projeto contemplado
O projeto “Apoio Pedagógico: do acolhimento emocional ao resgate de aprendizagens” consiste em recuperações que estão sendo feitas por meio de um planejamento direcionado durante as aulas e no contraturno escolar.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, juntamente com as coordenações pedagógicas das escolas, realizaram um levantando para diagnosticar estudantes que apresentavam defasagens em relação ao nível de ensino em curso e, a partir destes dados, foi elaborado este projeto de apoio pedagógico, que engloba principalmente as áreas de alfabetização, letramento, Língua Portuguesa e Matemática.
O apoio ocorre semanalmente nas nove escolas de Ensino Fundamental, no contraturno escolar. Com início em 1º de julho e data de encerramento prevista para 2 de dezembro, a ação é destinada para alunos do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental (nível de alfabetização e letramento) e do 6º ao 9º ano (componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática). Para isso, foram contratados professores especializados que ministram as aulas.
Vale ressaltar que os estudantes com necessidades educacionais especiais e com dificuldades também foram atendidos no Núcleo Interdisciplinar de Atendimento Especializado, que conta com psicopedagogos, psicomotricista, psicólogos e fonoaudiólogos.
Além disso, o projeto Mediando Relações, executado pela psicologia escolar, tem proporcionado melhorias no ambiente educacional, incluindo aspectos emocionais, individuais, familiares e psicoafetivos, contribuindo de forma significativa para elevar o desempenho dos alunos e o desenvolvimento das competências socioemocionais.
Saiba mais sobre a iniciativa do Ministério Público do RS
A ação surgiu a partir do objetivo do Termo de Cooperação Interinstitucional para fins da busca ativa escolar e da recuperação das aprendizagens, firmado em fevereiro de 2022, que se refere a compartilhar experiências para contribuir com o enfrentamento do abandono/infrequência e para que a escola seja um espaço de acolhimento e aprendizagem dos estudantes.
As experiências inscritas foram avaliadas por um grupo de trabalho constituído por profissionais do Ministério Público do Rio Grande do Sul e de universidades. Os projetos contemplados devem ser convidados para momentos de compartilhamento em eventos específicos. Ao mesmo tempo, a experiência inscrita ficará disponível para consulta no site do MPRS.
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