Geral

É tempo de Missões

Evento religioso será realizado entre os dias 24 de outubro e 6 de novembro em Nova Pádua, com a participação de missionários capuchinhos

É só chegar ao município de Nova Pádua para perceber um clima diferente. A cidade está toda enfeitada para o início das missões populares. Na próxima segunda-feira, dia 24, até o dia 6 de novembro, os paduenses se envolvem na caminhada de fé promovida pelos Franciscanos Capuchinhos. Durante 14 dias, cada comunidade será visitada por frades com o objetivo de avivar a fé e colaborar no processo de reanimação da população, incentivando e fortalecendo o que já existe de bom e abrindo novas perspectivas para a vida comunitária. Seis missionários estarão em Nova Pádua para realizar uma série de pregações, palestras e celebrações ao povo.
Conforme a coordenadora geral das Missões 2011, Candida Galiotto Pauletti, as atividades levam em consideração o plano pastoral da Diocese e da paróquia. “Nas comunidades, os missionários trabalharão incentivando as crianças, os jovens e as lideranças, promovendo a participação conforme as necessidades. Todos estão convidados a participar, independente da religião”, frisa Candida. Segundo ela, a expectativa é de que os mais de 2,4 mil habitantes participem das missões populares capuchinhas.

Para incentivar isso, neste sábado, dia 22, os cursilhistas, acompanhados dos coordenadores de cada comunidade, farão uma visita a cada família paduense. Com um ‘dindim’ e uma pessoa caracterizada de Jesus Cristo, levarão o lema das Missões 2011: Cristo bate em nossa porta, abra teu coração e deixe-o entrar. “Será um dos momentos mais importantes. Estamos vivendo um momento de comodismo e um dos nossos pilares é fazer com que as pessoas se doem mais para a comunidade e para a igreja”, explica a coordenadora. As visitas serão feitas durante o dia, na sede e no interior.

Evangelizar
Destinadas às comunidades com o intuito de apresentar um elemento significativo e novo para a paróquia, as missões populares capuchinhas não ocorriam em Nova Pádua desde 1976. É por isso que a moradora Iria Dias – líder de um grupo composto por 17 famílias – está empolgada com a vinda dos frades. “O pessoal está bem envolvido. É uma forma de todos conhecerem o que são as missões”, destaca ela, que já participou das pré-missões. Em agosto, dois missionários estiveram em Nova Pádua para conversar, orientar e preparar os grupos de liturgia.

Durante as missões serão realizadas celebrações eucarísticas, pregações, palestras expositivas, encenações bíblicas adaptadas à realidade, atendimento individual e confissões, visita aos doentes e valorização da religiosidade popular com procissão luminosa e bênçãos diversas. No dia 6 de novembro, encerramento do evento, será realizada a celebração de ação de graças pelas missões, em frente à Igreja Matriz (veja a programação completa no quadro abaixo). As missões populares em Nova Pádua serão realizadas após uma solicitação do pároco, padre Santo Monegat.

Programação
24 a 28 de outubro
20h – nos salões das comunidades: Santa Líbera e Santa Juliana (Travessão Barra); Sagrado Coração de Jesus (Bonito); Nossa Senhora das Almas (Divisa); Santo Isidoro; São Judas Tadeu (Linha 40); e São José (Cerro Largo).

29 de outubro a 4 de novembro
20h – nos salões das comunidades: Santo Antônio (Matriz); São Miguel Arcanjo (Mützel), São João Bosco (Curuzu), Santo Antônio (Paredes), Santo Antônio (Aciolli).

31 de outubro a 4 de novembro
20h – nos salões das comunidades: São Firmo e São Rústico (Travessão Leonel).

Dia 6 de novembro
9h – Celebração de Ação de Graças pelas missões, em frente à Igreja Matriz.

* Cada um dos seis frades missionários estará diariamente em cada uma das comunidades.




 - Danúbia Otobelli
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário