Duas crianças são internadas com suspeita de Gripe A
Os irmãos, um deles com 45 dias, estão em observação no Hospital Fátima. Além deles, um jovem de 18 anos está isolado. Flores da Cunha não tem nenhum caso confirmado e as aulas começam na segunda, dia 17
Nesta quarta-feira, dia 12, três pacientes deram entrada no Hospital Nossa Senhora de Fátima, de Flores da Cunha, com suspeita de gripe A. Conforme o médico pediatra e responsável pelo Comitê Técnico de Enfrentamento da Influenza H1N1, Alfredo Mazzochi Koppe, as crianças são irmãs e têm idades de 45 dias e um ano e dois meses. O terceiro caso suspeito seria um jovem de 18 anos.
De acordo com o médico, os pacientes estão em isolamento e permanecerão no hospital do município para acompanhamento da evolução da doença. “Eles estão recebendo medicação específica para controle dos sintomas. Continuam em observação e se recuperam bem”, afirma Koppe.
Entretanto, apesar da suspeita, o especialista ressalta que a Gripe A está cumprindo seu ciclo na região e que, a partir deste momento, inicia um processo de declínio. Conforme explicação de Koppe, o vírus teria entrado no Estado pela Argentina. “Ele estaria seguindo uma rota que chamamos de trajeto do caminhoneiro”, esclarece. Ou seja, entrou por Uruguaiana, onde apareceram os primeiros casos. Em seguida, foram registrados focos em São Gabriel, Passo Fundo, entre outros, chegando à região da Serra. Na sequência, teria seguido para a região metropolitana, onde as primeiras ocorrências se deram mais tarde. “Isso mostra que a região da Serra, diferentemente da região metropolitana, está saindo da fase aguda da doença, o que não quer dizer que não teremos mais casos. Mas por aqui já se registra um declínio da Gripe A”, afirma. O médico ressalta ainda que nas duas últimas semanas a procura por atendimento de pessoas apresentando características de gripe diminuiu consideravelmente.
Volta às aulas é na próxima segunda
Passados o recesso escolar em função da medida adotada para evitar a proliferação da gripe A, os estudantes da rede municipal e estadual de ensino retornam às aulas nesta segunda-feira, dia 17.
Após uma reunião realizada na tarde de ontem entre a Secretaria de Educação e a diretoria das escolas do município ficou decidido que para recuperar o tempo perdido serão realizadas seis aulas aos sábado, mais dois dias de aula em datas que haveria Conselho de Classe (reunião pedagógica) para os professores. No Dia dos Professores, data que normalmente se faz feriado nas escolas, também haverá aula normal, além de três dias a mais no final o ano. Ao invés de encerrar no dia 17 de dezembro, o ano letivo encerra no dia 22.
A decisão final será tomada em conjunto com as escolas estaduais, em reunião na próxima terça-feira, dia 18, com a intenção de elaborar um calendário unificado e, desta forma, reduzir gastos com transporte escolar.
Ensino Superior
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) retoma as atividades no dia 17. Conforme a assessoria de imprensa da instituição, já foi definido um novo calendário acadêmico, bem como um plano de recuperação de aulas, o qual oferece três opção aos alunos: realização de aula aos sábados; realização de aula em horário alternativo, ao longo do semestre; ou elaboração de atividade não diretamente supervisionada, devidamente identificada no cronograma do Portal UCSvirtual. As aulas encerram no dia 21 de dezembro.
A Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) também dá início ao período letivo nesta segunda-feira, 17, tendo encerramento previsto para o dia 19 de dezembro. A instituição definiu que as aulas serão recuperadas aos sábados com atividades extracurriculares.
Médica assume no Posto de Saúde
Desde a última sexta-feira, dia 7, a médica Nicole Fogaça Gaebin está atuando no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorgi na triagem dos casos suspeitos de gripe H1N1, além de prestar atendimentos em geral. A profissional assumiu a vaga devido à aprovação da lei que previa a contratação de um médico, em caráter de emergência. O projeto foi encaminhado à Câmara e foi aprovado por unanimidade na sessão do dia 31 de julho.
Outras informações
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que até o momento 225 casos foram notificados no município. Destes, 30 casos foram descartados, sendo que 26 estão bem, 1 em CTI e 3 deles evoluíram para óbito. Quarenta e um casos foram confirmados como Influenza H1N1 (Gripe A), sendo que 6 evoluíram a óbito e 01 caso está em CTI.
Sete óbitos foram registrados de pacientes com doença respiratória aguda grave e não têm diagnóstico laboratorial de H1N1 confirmado. Dos pacientes notificados, 60 encontram-se internados nos hospitais do município, sendo 22 em CTI. Os demais já foram atendidos, medicados e tiveram alta. Número de casos aguardando resultado: 154.
Estudantes devem ter cuidado
Com o retorno às escolas, o médico pediatra Alfredo Mazzochi Koppe recomenda medidas preventivas e orientativas para a prevenção da Gripe H1N1. “Crianças gripadas ou que apresentem quadro de febre não devem ser encaminhadas às escolas. Também orientamos as crianças para que lavem seguidamente as mãos”, destaca. As recomendações para a população em geral seguem as mesmas. “Uso de máscaras nos postos de saúde e hospital, lavagem freqüente das mãos com água e sabão e pede-se também que as pessoas evitem locais com grande aglomeração de pessoas”, alerta.
0 Comentários