Geral

Duas áreas são avaliadas pela Corsan em Flores da Cunha para a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto

Locais serão visitados por uma comitiva técnica da estatal. Previsão é de que obras comecem somente em 2013

Uma comitiva da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) esteve em Flores da Cunha na tarde desta segunda, 29 de outubro, para receber o projeto final da construção do complexo de esgotamento sanitário pelo sistema misto progressivo no município. O estudo feito pela prefeitura florense lista dois locais distintos junto à Bacia da Lagoa Bela para a possível construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). 

Após a apresentação, a comitiva liderada pelo prefeito Ernani Heberle (PDT) e pelo secretário de Planejamento, Paulo Ribeiro, foi visitar as áreas citadas. Conforme o presidente da Companhia, Arnaldo Dutra, o próximo passo será analisar os documentos e avaliar qual local seria mais adequado e viável para a construção da ETE. "Assim que definirmos isso, iniciaremos o processo de desapropriação da área. A intenção é que a construção da rede de esgoto inicie em 2013 e tudo esteja concluído em 2014", projeta o presidente da Corsan.

O secretário de Planejamento informa que a intenção da prefeitura é pressionar a Corsan para que a definição do local ocorra ainda no mês de novembro. "Feito isso, iremos sentar com os proprietários da área para verificarmos os valores, mas acredito que a construção, de fato, inicie somente na próxima gestão", explica Ribeiro.

Inicialmente a Corsan irá investir cerca de R$ 5 milhões. Ao longo dos 25 anos de vigência do contrato, a previsão da Companhia é de investir cerca de R$ 40 milhões em Flores da Cunha. Com a ETE Lagoa Bela e a ligação da rede pluvial a este local, o município passará a tratar 70% do esgoto cloacal. Hoje o percentual tratado é zero.

Também participaram do encontro o diretor de expansão da Corsan, Luís Fernando Jochims; o superintendente regional da Surne, Alexsander Pacico; o superintendente-adjunto, Lutero Fracasso; o chefe da unidade da Corsan florense, Bruno Debon; o prefeito eleito Lídio Scortegagna (PMDB) e secretários da administração municipal. Leia mais sobre o assunto na edição impressa do jornal O Florense da próxima quinta-feira, dia 1° de novembro.



Grupo visitou áreas na localidade de Lagoa Bela. - Mirian Spuldaro
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário