Geral

Documentário sobre Adelar Bertussi na Praça

Filme será exibido dia 18, durante a programação da Semana Farroupilha e integra o projeto Cinema Mais Perto de Você

A trajetória de um dos músicos mais conhecidos da tradição gaúcha será exibida em Flores da Cunha na próxima terça-feira, dia 18. A nova edição do projeto Cinema Mais Perto de Você, nas comemorações da Semana Farroupilha, exibirá o documentário Adelar Bertussi, dirigido por Lissandro Stallivieri. A apresentação ocorre a partir das 19h, na Praça da Bandeira, com entrada gratuita. Quem optar pode levar a cuia e a bomba que será distribuída erva-mate e água quente.

O documentário conta a vida e a obra do acordeonista Adelar Bertussi, um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul e que neste ano completa 64 anos de carreira. Produzido em 2011, o filme resgata a história e mostra quem é hoje Bertussi, integrante da extinta dupla Irmãos Bertussi, uma das responsáveis pela formação da identidade musical do Estado a partir da década de 1940. Aos 78 anos, Adelar Bertussi apresenta sua trajetória, as músicas mais conhecidas e também algumas inéditas que nunca foram registradas. O vídeo tem 90 minutos de duração e foi produzido pela Spaghetti Filmes por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.

Esta edição do projeto Cinema Mais Perto de Você é promovida pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto com a Cosmonauta Filmes, a agência Candoo e Spaghetti Filmes.

Biografia
O músico Adelar Bertussi Siqueira nasceu em 15 de fevereiro de 1933, em São Jorge da Mulada, no distrito de Criúva, em Caxias do Sul. Desde cedo começou a tocar gaita de boca e em 1945 criou o grupo denominado por um radialista como Os Irmãos Bertussi. O conjunto era formado pelo pai, Fioravante, e por seus três irmãos – Valmor, Wilson e Honeyde.

Em 1955 eles lançaram o primeiro LP, Coração Gaúcho, consagrando o grupo. Em 1956 apresentam O Cancioneiro das Coxilhas e, a partir daí, centenas de outras músicas. Com o irmão Honeyde (falecido em 1996), Adelar viajou por todo o Brasil apresentando sucessos como São Francisco é Terra Boa, Filho da Saudade, Oh de Casa, Casamento da Doralícia, Cancioneiro das Coxilhas e O Tropeiro, entre outras. A dupla foi pioneira da música tradicionalista gaúcha e também a primeira a incluir a bateria em bailes. Adelar deixou Os Bertussi em 1998, quando passou o cargo para o filho Gilney.

Adelar Bertussi. - Spaghetti Filmes/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário