Geral

Documentário ‘Brasil Talian‘ inspira reflexão sobre a língua no Brasil

Curta tem cenas gravadas em cidades da Serra, inclusive em Flores da Cunha e Nova Pádua

 Revelar e resgatar a riqueza do idioma que veio com os imigrantes italianos é o objetivo do documentário Brasil Talian, projeto organizado pelo Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro de Antônio Prado. O filme foi lançado oficialmente ontem, dia 12 de março, na Capela de Monte Bérico, na Linha 21 de Abril, no interior da cidade, com sessão para convidados. É inspirado no inventário realizado entre 2009 e 2010 pelo Instituto Vêneto do Rio Grande do Sul e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
O documentário, viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura), também terá exibições abertas ao público em Caxias do Sul, Flores da Cunha e Nova Pádua (em datas a serem definidas) e no Espírito Santo, e será distribuído em escolas e secretarias de Educação e Cultura.

O documentário foi produzido entre 2011 e 2014, e tem depoimentos de mais de 20 pessoas com gravações realizadas em Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e Antônio Prado, além de colônias de imigrantes no Estado do Espírito Santo (Venda Nova do Imigrante e Santa Tereza) e em cidades da Itália (Veneza, Trento, Genova e Vicenza). As cenas revelam a riquza do talian como língua de características peculiares e traça um panorama das colônias de descendentes de italianos no Brasil.
Com direção e produção de Fernando Roveda, direção e roteiro de André Constantin e direção de fotografia e montagem de Daniel Herrera, o curta se passa nos belos cenários da Serra Gaúcha e do Espírito Santo, ouvindo a fala dos nonos e das nonas, que são retratos da permanência desta língua e ainda preservam o talian no dia a dia.
Em breve, o filme será exibido também em Caxias do Sul, Flores da Cunha e Nova Pádua.
 - Geni Onzi/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário