Geral

Documentário encerra mostra no Ordovás

‘Referendo’ terá sessão comentada neste sábado, dia 27, às 16h, com a participação do diretor Jaime Lerner

O documentário Referendo, do diretor Jaime Lerner, será exibido em Caxias do Sul até domingo, dia 28 de julho. O longa-metragem encerra a mostra Documento Brasil, promovida pela Unidade de Vídeo e Cinema de Caxias do Sul, quando foram apresentados quatro longas nacionais inéditos. As exibições ocorrem na Sala de Cinema Ulysses Geremia, junto ao Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (sexta às 19h30min, sábado às 16h e 20h e, domingo, às 20h).

Depois de participar da Mostra Brasil do 3º Festival Internacional de Cinema Político em março, em Buenos Aires (Argentina), Referendo terá uma sessão comentada no sábado com o diretor Jaime Lerner. Além do argumento, roteiro e direção, Lerner dirige a fotografia do documentário que traz à tona um direito dos cidadãos de se pronunciarem diretamente sobre as grandes questões de interesse geral. O tema do desarmamento, abordado por Lerner em Referendo tem se destacado internacionalmente e está na programação do 9º Festival Internacional de Cine de Los Derechos Humanos, que ocorre até o final deste mês em Sucre, na Bolívia.

A problemática gira em torno da questão do desarmamento no Brasil, tendo como ponto central o dia 23 de outubro de 2005, quando os brasileiros votaram em uma eleição não convencional: a consulta não era por partidos ou políticos, mas para responder ‘Sim’ ou ‘Não’ à pergunta: “O comércio de armas e munição deve ser proibido no Brasil?”. O filme parte da investigação da virada eleitoral – em julho as pesquisas apontavam vitória do ‘Sim’ com 82% dos votos, entretanto, em outubro, o ‘Não’ venceu com 64% – e, a partir dessa investigação, aprofunda questões como democracia, segurança e educação.

Além de Referendo, que estreou no Festival de Gramado de 2012 em uma mostra não competitiva de filmes gaúchos, Jaime Lerner dirigiu os longas Harmonia e Porto Alegre, Meu Canto no Mundo. O diretor está na fase de finalização do seu próximo projeto, Dyonélio, ainda sem data de lançamento. A mostra caxiense apresentou, ao longo de julho, Elena, Doméstica e O dia que durou 21 anos.

Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário