Geral

Do Piemonte à mesa

Autenticidade dos pratos e a valorização dos produtos da estação são as principais características da gastronomia dessa região italiana

Na Itália, o vinho e a gastronomia andam juntos. E o Piemonte é uma das melhores regiões deste país para apreciar excelentes pratos harmonizados com vinhos da mais alta qualidade. Tanto é que foi lá que nasceu o movimento slow food. A região também é famosa pelo tartufo branco, uma raiz muito apreciada pelos gourmets do mundo inteiro e que dá sabor especial aos alimentos.

Andando por entre as ruelas das comunes de Barolo, Barbaresco, Alba (vale lembrar que Alba é a cidade da Ferrero Rocher) e arredores o visitante se depara com inúmeros restaurantes, muito deles colecionadores de estrelas Michelin, e enotecas. Entre esses famosos e premiados restaurantes da região está o La Ciau del Tornavento. O local serve uma comida inesquecível, além de ter uma varanda com uma vista espetacular para as colinas. Outro destaque do empreendimento é uma adega gigante. Mas não faltam opções. Outras duas sugestões são o Ristorante la Crota, localizado a poucos quilômetros do centro de Alba, e o La Libera, que fica bem no centro da cidade.

No Piemonte a cozinha é simples. Chama atenção a autenticidade dos pratos e a valorização dos produtos da estação. Na primavera, por exemplo, a base de muitos pratos são os aspargos verdes, já que esta é a época de colheita do legume. O funghi, também muito tradicional nesse período, é utilizado para o preparo de massas, pizzas e risotos.


Chef Franco Gioelli.

Segundo o chef e professor da Escola de Gastronomia UCS-Icif, Franco Gioelli, que é natural da região de Alba e por lá trabalhou até 2009 à frente da Osteria Veglio, localizada em La Morra, uma comune de Barolo, o Piemonte também é conhecido pela diversidade dos antepastos. Entre os mais tradicionais estão aqueles à base de vitello fassone, uma raça criada somente no Piemonte e que tem um sabor muito suave. Entre as massas, os molhos mais típicos são de carne, tomate fresco com manjericão, manteiga e sálvia e funghis frescos. Noques de batatas com molho de queijos regionais também são apreciados. Muitos dos pratos que o chef Franco ensina aos estudantes de gastronomia e que elabora no restaurante Dolce Itália são de origem piemontesa.

Especialmente para a revista Bon Vivant (reportagem originalmente publicada na edição de junho), o chef ensina a preparar três receitas.






Carne bovina braseada ao Barolo com purê de couve-flor -
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário