Geral

Dicas para viajar com segurança

Pegar a estrada exige cuidados antes de sair de casa. Para evitar dores de cabeça durante uma viagem, verifique itens importantes de seu carro e deixe tudo em dia

Com a chegada do período de férias, muita gente aproveita para pegar a estrada e curtir um merecido descanso em outro destino. Se este é o seu caso, é bom carregar na bagagem algumas dicas fundamentais para garantir uma viagem tranquila e segura para você, para as pessoas que vão viajar no seu carro, e para os outros motoristas. E os cuidados começam antes mesmo de pegar a estrada. Para evitar transtornos durante uma viagem, o motorista deve ficar atento a alguns sinais que o carro dá quando algo não vai bem. O pneu, por exemplo, não pode estar muito gasto. Já vazamentos, podem indicar problemas no motor, câmbio ou até mesmo no freio. Confira algumas dicas e garanta uma viagem sem dores de cabeça.

Deterioração dos pneus

Pneus muito desgastados, ou com desgaste irregular, podem prejudicar a aderência e afetar a estabilidade do carro. De acordo com a legislação de trânsito, as ranhuras do pneu devem ter, no mínimo, 1,6 mm de profundidade.

Calibragem

Pneus calibrados corretamente, de acordo com o manual do proprietário, aumentam a estabilidade do veículo, reduzem o risco de corte na borracha e contribuem para a integridade da estrutura interna do pneu.

Alinhamento e balanceamento

O alinhamento e o balanceamento são importantes para minimizar os desgastes da suspensão do veículo, além de contribuir para a manutenção da dirigibilidade e do consumo de combustível. É imprescindível verificar alinhamento e balanceamento antes de uma viagem, pois há muitos fatores que os desregulam, como passar por buracos nas ruas ou subir em guias de calçadas. Um carro desalinhado provoca o desgaste irregular dos pneus.

Nível e validade do óleo do motor

O óleo serve para lubrificar o motor. Com o uso do carro, ele perde sua viscosidade e deixa de cumprir sua função. Por isso, é vital que o óleo seja trocado nas datas recomendadas pelo fabricante. É importante, ainda, manter o óleo do motor no nível indicado, entre os dois traços da vareta.

Nível da água do radiador

Antes de pegar a estrada, é preciso verificar o nível da água do radiador, que serve para manter a temperatura do motor. Se o motor ‘esquentar’ muito, ele pode fundir – e você ficará a pé. Tome cuidado ao abrir a tampa do reservatório de água com o motor aquecido.

Fluido de freio

É o fluido de freio que impulsiona o sistema que faz o veículo brecar. Se a quantidade do fluido estiver baixa, ou o produto estiver com prazo de validade vencido, a eficácia do freio pode ficar comprometida. É recomendada a troca do fluido uma vez por ano. Vale também checar as pastilhas e discos para evitar problemas na estrada.

Lavadores dos vidros e palhetas

Palhetas ressecadas não limpam o vidro direito e ainda podem arranhá-lo. A troca pode ser feita em postos de gasolina. O reservatório deve ser reabastecido com água e, se possível, com uma solução de detergente.

Sistema elétrico

O nível de carga da bateria e o funcionamento dos faróis e desembaçadores são alguns dos pontos importantes a serem checados antes de cair na estrada.

Equipamentos obrigatórios

Não esqueça de cuidar de todos os equipamentos obrigatórios de segurança. Além de ter a bordo o triângulo, a chave de roda e o macaco, verifique a condição do seu estepe. O cinto de segurança também precisa receber uma atenção, não se esqueça de ver se ele está funcionando corretamente.

 

Na estrada, atenção redobrada

Para ter uma viagem segura e passar a temporada de férias sem muitos dissabores, os cuidados não se resumem apenas antes da partida. No meio do caminho também podem surgir obstáculos que seguem na contramão do destino traçado. Na estrada é preciso prestar toda a atenção e obedecer a sinalização. Não ultrapasse o limite de velocidade, tenha atenção aos caminhões e utilize sempre a seta quando for trocar de faixa. Se for passar por um local com neblina, ligue a lanterna e o farol baixo e redobre a atenção. Caso a neblina esteja muito intensa, ligue o pisca alerta e procure dirigir o mais próximo da borda direita da rodovia. Assim é possível ter uma visão melhor da faixa branca e evitar a colisão frontal se ele estiver muito próximo do eixo da rodovia.

No caso de viagens de longa distância, a dica é programar algumas paradas para comer e descansar.

Quem for viajar com crianças, deve preparar os pequenos para ficar horas dentro do carro. Brincadeiras e jogos podem ajudar a distrair e amenizar a ansiedade das crianças.

Levar o carro para uma revisão antes de viajar é indispensável. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário