Geral

Dia da Mulher: Por mais mulheres na política

Sem mulheres na política não temos uma cidadania plena

Desde criança tive espírito de liderança, sabe aquela menina questionadora e independente? Foi assim que meus pais me criaram. Mas na escola, como representante de turma, a liderança se mostrou minha vocação. Quando estava na 8ª série, representei a Escola Frei Caneca no Fórum Estudantil falando sobre separatismo. Já na faculdade, participei do DCE e fui presidente do DA de Relações Públicas e, ao ingressar no LEO Clube de Flores da Cunha e no Partido Jovem do Progressistas, pude contribuir também com a sociedade. 
É claro que quando somos jovens, temos muitos ideais e não nos falta garra para enfrentar qualquer desafio. Porém hoje, me sinto mais preparada para ocupar a função de vereadora e como sempre falo, tudo na vida tem seu tempo. Apesar de ser mais difícil conciliar a grande responsabilidade de ser vereadora com a de mãe, esposa, profissional e responsável da casa, não me arrependo desta decisão. Além disso, conto com o apoio familiar que torna muito gratificante a dedicação ao próximo e a comunidade. 
Hoje, muito se fala em empoderamento feminino. Eu acredito na mulher ocupando os lugares que são seus de direito e na política, como é meu caso, também enfrentamos dificuldades e preconceito, às vezes das próprias mulheres. É só pensar que somos a maioria da população e temos somente uma mulher representante na Câmara de Vereadores ao lado de oito homens. 
A mulher vem conquistando seu espaço na sociedade, e na política é minha função motivar mais mulheres a participarem do processo democrático, incentivando, apoiando e mostrando a minha história como estou fazendo aqui. Estar na política também requer dedicação e humildade para aprender todos os dias. Estudar sobre o tema e conhecer a realidade onde se está inserido é fundamental para desempenhar bem o papel de representante. O político também deve saber aceitar críticas, pois dificilmente irá agradar a todos. 
Eu defendo que as mulheres precisam ocupar mais espaço na política, pois têm diferentes habilidades que agregam no debate e na construção de uma sociedade mais humana e igualitária. Nós precisamos ser vistas como elementos políticos e motivadores de uma cidadania ativa. Sem mulheres na política não temos uma cidadania plena, não temos os interesses femininos e de família defendidos de igual maneira.
Mulheres contem comigo, vamos formar líderes, cidadãs responsáveis e preocupadas com o futuro de nossos filhos.

Silvana De Carli, Relações Públicas e Vereadora. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário