Geral

Devotos de Caravaggio conectados virtualmente

Muitos florenses seguirão as orientações e farão seus agradecimentos pelos canais do Santuário

Uma família na qual a oração, a fé e a adoração a Nossa Senhora de Caravaggio passam de geração em geração. A auxiliar de produção Ivanete Paim, 51 anos, há 18 anos seguidos ruma até o Santuário de Caravaggio para agradecer. “Sempre fui devota, mas o que mais intensificou minha fé por Nossa Senhora foi quando meu segundo filho, Fabrício, nasceu prematuro e ficou internado por 21 dias na UTI”, relembra. Para ela, o filho viveu sem nenhuma sequela por ela ter muita fé na Santa.

Ivanete passou os ensinamentos para a filha, Francinara Paim Mascarello, 26 anos, que há 11 anos consecutivos caminhava até o Santuário com a mãe. “Venho de uma família em que a oração e a fé são a base de tudo. Então, desde pequena, aprendi que devemos mais agradecer do que pedir e era sagrado todo último domingo do mês de maio irmos até o Santuário em família para pedir bênçãos e agradecer as alcançadas. A cada ida a fé aumentava mais e, ao passar do tempo, vi o quanto bom era ter Ela como forma de interseção e proteção”, diz a Designer de Interiores.

Como a mãe, Francinara já fez inúmeras promessas à Santa. “Sempre que preciso é a Ela que eu recorro”, afirma. Neste ano, como não haverá a possibilidade de ir até Farroupilha, o agradecimento será online. “Estaremos conectadas espiritualmente que, por muitas vezes, é o que nos basta para sentirmos em paz e em contato com Ela e Deus”, finaliza Francinara.

Para a operadora de máquina Janete Lusa, 49 anos, esse ano a homenagem a Nossa Senhora de Caravaggio vai ser de casa. Há 32 anos Janete participa das romarias. “Comecei a participar e me senti bem. Já realizei promessas e graças foram alcançadas. Agora minhas preces serão de agradecimento e também para o término da pandemia”, afirma.

Florenses também podem realizar suas orações na Igreja de Nossa Senhora de Caravaggio em Flores da Cunha, na localidade de São João.

141º Romaria exclusivamente virtual

A 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, não poderá ser vivida de forma habitual já que qualquer tipo de aglomeração é descartada por órgãos mundiais de saúde, em virtude da Covid-19. Por isso, a equipe diocesana do Santuário de Farroupilha fará uma programação de forma totalmente online: haverá missas e celebrações durante três dias, além de um tríduo. No sábado, dia 23, haverá missa às 8h, 10h30min e 17h. Haverá récita do terço às 14h e Oração Mariana às 15h. A mesma programação ocorrerá na terça-feira, dia 26. Já no domingo, dia 24, as missas ocorrem às 8h, 11h e 17h. 

Neste ano, o lema da festa é um pedido para que Nossa Senhora dê forças diante de problemas tão graves que a pandemia causa ao mundo: “Ó Maria, mãe compassiva, ajudai-nos a cuidar o dom da vida!”, é o tema que norteia a 141ª Romaria.

As transmissões ocorrerão de portas fechadas, sem a presença de público, para garantir dois eixos muito importantes: um deles diz respeito à segurança e saúde dos fiéis, incentivando que permaneçam em casa e façam sua caminhada ao Santuário somente quando a pandemia estiver completamente controlada e sem riscos. O outro eixo é a manifestação da ‘igreja em saída’ que o Papa Francisco defende, quando a religião encontra maneiras de estar próximo do seu povo, garantindo reflexão, oração e compaixão em momentos de tanta dor e incerteza.

“É um tempo diferente. Exige de nós humildade e responsabilidade. Humildade porque estamos diante de um limite para o ser humano; não podemos tudo. Responsabilidade porque precisamos nos proteger e cuidar da vida, evitando a propagação do novo corona vírus. É com dor no coração que nos vemos obrigados a suspender a peregrinação. Faremos diferente. Vamos estabelecer uma grande comunhão espiritual em nossa devoção a Nossa Senhora de Caravaggio. Lamentamos bastante esta mudança, mas esperamos que a comunidade apoie nossa decisão”, comunica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza. “A aglomeração de devotos seria neste momento um contra testemunho. Colocaríamos em risco todo o trabalho até aqui realizado e nos tornaríamos o foco vetor de disseminação da doença”, acrescenta.

Esta é a primeira vez que a romaria ocorrerá neste formato, já que mesmo em anos em que a chuva torrencial marcou os dias de comemoração, milhares de fiéis sempre rumaram ao Santuário. Na última edição, em 2019, 130 mil fiéis foram ao Santuário em dois dias de programação. Há quem, inclusive, use o dia 26 de maio para cumprir promessa, agradecer ou pedir por um milagre ao ir até o Santuário de Farroupilha a pé. Pensando nisso, a equipe diocesana comunica que os fiéis estão dispensados da realização deste voto ao promoverem outro ato bastante simbólico e construtivo, a doação de alimentos aos pobres. “A pessoa que tem uma promessa e não vai poder cumprir este ano está dispensada ao fazer a entrega de alimentos para entidades que estão promovendo arrecadações e destinando aos pobres. É a caminhada solidária em que a pessoa destina alimentos em nome de sua fé a Nossa Senhora de Caravaggio para pessoas que precisam muito neste momento”, explica o reitor.

A equipe do Santuário também está buscando parceiros para executar uma iniciativa que promete emocionar comunidades da Serra Gaúcha. Além das missas virtuais, a ideia é que a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio – que atualmente está fixada no Santuário – circule exposta em um caminhão por cidades da Serra Gaúcha, em data previamente acordada. A estátua foi fabricada em 1885 e chegou ao Santuário carregada a pé por devotos que saíram de Caxias do Sul e, desde então, permaneceu no interior do Santuário.

A 140ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio será, portanto, a romaria em que a internet e os meios de comunicação terão papel fundamental ao transmitir a mensagem de amor, cuidado e piedade que Nossa Senhora trouxe ao mundo quando apareceu para Joaneta, vítima de violência doméstica, na Itália, às 17h do dia 26 de maio de 1432. Por isso, uma campanha nas redes sociais do Santuário deverá movimentar os devotos para que compartilhem fotos de edições anteriores, momentos deste dia 26 de maio (como estão acompanhando as transmissões) ou qualquer manifestação de fé. Para isso, os internautas devem usar a hashtag #caravaggio2020.

“A peregrinação não ocorre somente com os pés ou com deslocamento, caminhada, maratona. Nossos pensamentos e atos são a maior expressão de amor que podemos doar neste momento ao nosso Deus e nossa Mãe de Caravaggio, para que sigam nos iluminando e dando forças diante destas dificuldades”, encerra padre Gilnei.

 

Doação de Alimentos

Conforme o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza, fiéis que haviam feito promessa em rumar até o Santuário de Caravaggio neste ano são convidados a cumprir a promessa doando alimentos para entidades que destinam doações aos pobres. Em Flores da Cunha, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) recebe doações e montam cestas básicas para entregar às pessoas mais vulneráveis do município.

O CRAS localiza-se na Rua João XXIII, atrás da prefeitura municipal. O contato pode ser feito através do fone (54) 3292 5502.

 

Saiba mais sobre a Romaria

- Confira a programação religiosa:

Sábado, dia 23 - às 8h, 10h30min e 17h haverá celebração de missas. Às 14h, haverá récita do terço e às 15h, Oração Mariana;

Domingo, dia 24 - às 8h, 11h e 17h haverá celebração de missas. Às 14h, haverá récita do terço e às 15h, Oração Mariana;

Terça-feira, dia 26 - às 8h, 10h30min e 17h haverá celebração de missas. Às 14h, haverá récita do terço e às 15h, Oração Mariana;

- Tríduo: sábado, dia 23, às 17h; domingo, dia 24, às 11h, e na segunda-feira, dia 25, às 17h;

- A transmissão deve ocorrer pela Rádio Miriam, Rádio Mãe de Deus, Facebook, YouTube, WebRádio (site) e Instagram do Santuário de Caravaggio;

- A equipe estimula que devotos compartilhem fotos de edições anteriores – ou que mostrem como a família está acompanhando o Santuário neste momento de pandemia – ao usar a hashtag #caravaggio2020

- Fiéis que haviam feito promessa em rumar até o Santuário de Caravaggio neste ano são convidados a cumprir a promessa doando alimentos para entidades que destinam doações aos pobres;

- A estátua de Nossa Senhora de Caravaggio deverá circular por algumas cidades da Serra Gaúcha em data previamente divulgada, a bordo de um caminhão, apenas para que fiéis assistam a imagem circulando em meio às comunidades.

 

Mais de 2 milhões de devotos

As redes sociais e a internet terão papel importantíssimo para garantir a transmissão da programação do dia 26, data votiva. E a audiência dos canais do Santuário mostra que o número de devotos conectados com os conteúdos sobre a Santa de Caravaggio cresce mês a mês, o que deve garantir engajamento histórico para este mês de maio. Prova disso é que quase 2 milhões de internautas foram atingidos com as postagens só no Facebook do Santuário: foram 1.958.530 acessos. Ao somar as interações em Instagram, Facebook e Youtube, o número de pessoas atingidas ultrapassa 2 milhões.

Um dos canais que começa a ganhar força é o YouTube do Santuário, já que neste mês, a marca de 1,5 mil assinantes foi ultrapassada. É nesta plataforma que vários vídeos produzidos pelo Setor de Comunicação do Santuário são postados e compartilhados com pessoas do mundo todo: os vídeos foram vistos, em abril, mais de 128 mil vezes.

Siga nas redes:

Instagram: https://www.instagram.com/santuario.caravaggio/

Facebook: https://www.facebook.com/santuario.caravaggio/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UClwthW2SJZgQFPQB6CCRcLw

 

Hino  

O hino, na voz e composição do cantor Leandro Ávila, tem em sua letra um apelo importante no instante em que o mundo se volta a um risco tão grande: “Neste tempo de enfermidade e provação para proteger a vida, despertai nosso louvor, despertar a nossa oração: é quase uma oração, uma súplica para que tenhamos a proteção da Virgem de Caravaggio neste momento de tanta dificuldade e dúvida”.

 

Letra do hino

Ó Maria mãe do cuidado
Neste tempo de enfermidade e provação
pra proteger a vida,
Despertai nosso louvor, despertai a nossa oração
Pra que venha o vosso reino, de justiça de amor
por todos os povos da terra
nosso clamor, nossa oração

Ó mãe de Caravaggio, Ó Maria, mãe compassiva
Ajudai-nos a vencer a indiferença, a cuidarmos do Dom da vida.
Ó mãe de Caravaggio, Ó Maria, mãe tão querida
Ajudai-nos a vencer a indiferença, a cuidarmos do Dom da vida.

Ó Maria, mãe de ternura,
Ensinai-nos, a verdadeira compaixão
Dai-nos a graça de reconhecer teu filho,
No rosto de todos os irmãos,
No pobre, na criança , no idoso, no encarcerado,
Em quem tem fome de amor,
Em quem que tem fome de pão.

Ivanete (direita) com os filhos Francinara e Fabrício (centro) e o marido Itamar. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário