Geral

Detox pós-Páscoa

Os excessos no consumo de chocolate podem gerar sintomas como cansaço, dor de cabeça e má digestão

Para muitas pessoas pode ser difícil evitar alguns excessos durante a Páscoa, sobretudo com a grande oferta de chocolates. “Embora o chocolate tenha muitas propriedades benéficas, o exagero nunca é saudável”, frisa a nutricionista do Grupo São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, que indica um cardápio para auxiliar na desintoxicação do organismo após o feriado.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a média do consumo de chocolate no último ano supera 5 kg por pessoa em capitais como São Paulo. A nutricionista Cintya Bassi conta que uma das principais razões dessa atração por chocolate é que ele age como uma espécie de antidepressivo natural. “O chocolate faz com que o sistema nervoso libere substâncias estimulantes, o que nos leva a ter momentos de prazer intenso”, comenta.
Ela explica que o chocolate costuma ser visto como um vilão por conter grande quantidade de gordura saturada e açúcar. Porém, ele também conta com nutrientes e vitaminas que fazem muito bem ao organismo, especialmente, quando fazemos escolhas corretas de chocolates com maior teor de cacau e menor teor de gordura e açúcar. “Chocolate é rico em fósforo, ferro, cálcio e potássio, além de conter magnésio, manganês, vitaminas A, D e E e do complexo B”, diz Cintya.
A solução, segundo a especialista, é não exagerar. “Quando comemos uma grande quantidade em um curto espaço de tempo, acabamos sobrecarregando o organismo com toxinas que geram sintomas como cansaço, má digestão, dor de cabeça, enfraquecimento do sistema imunológico, assim por diante”, alerta.
Pensando nisso, um cardápio detox pode ajudar passada a Páscoa. Escolha alimentos de fácil digestão, baixo potencial alergênico e com propriedades depurativas que agem principalmente no fígado e intestino, órgãos responsáveis pela metabolização da maior parte dos nutrientes.

Depois dos abusos da Páscoa, escolha alimentos de fácil digestão. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário