Geral

Despache entulhos para evitar os escorpiões

Período do ano é propenso ao aparecimento do inseto, que foge do frio e acaba se abrigando em casas ou em locais com materiais acumulados

Uma visita nada desejada, o escorpião tem mostrado presença em algumas residências na área urbana de Flores da Cunha. Os ralos são uns dos acessos mais comuns onde os aracnídeos entram em contato com os humanos, invadindo as casas por meio dos canos de esgoto. É nesse ambiente que ele encontra seu alimento – pequenos insetos como aranhas e baratas. As baixas temperaturas estão chegando e, com elas, vieram os escorpiões. Pelo menos 10 bichos foram entregues à Fiscalização Sanitária da Secretaria de Saúde desde o início do ano. Nenhuma pessoa foi picada.

A espécie que circula por Flores da Cunha é o Tityus costatus, que representa pouco risco para a população, pois tem veneno considerado de baixa toxicidade. Os sintomas da picada são dores locais, possível vermelhidão e reações alérgicas. “Cada pessoa acaba reagindo de uma maneira ao veneno deste escorpião, mas as que precisam procurar atendimento médico recebem analgésicos e remédio para dor, que são suficientes”, explica a fiscal sanitária da secretaria municipal, Fernanda Zim. No caso de encontrar um escorpião, o animal deve ser levado para a fiscalização para ser identificado. “Temos casos no Estado de aracnídeos com uma toxicidade alta, é provável que cheguem por meio de caminhões”, explica Fernanda.

Os escorpiões são praticamente cegos e têm hábitos noturnos. Durante o dia preferem ficar escondidos em locais escuros e úmidos, sendo mais ativos nos meses quentes do ano. É no inverno, porém, que procuram abrigo do frio, podendo viver meses sem comida. Os escorpiões têm alguns inimigos naturais como sapos, corujas, galinhas e pássaros. Por não existir um inseticida comprovadamente eficaz ao seu combate, o recomendado é que a população tome atitudes simples que podem acabar com a possibilidade de receber essa visita indesejada. Confira abaixo algumas dicas.

Previna-se

– Com a chegada do frio, os escorpiões procuram se abrigar das baixas temperaturas. Para isso buscam locais com acúmulo de materiais, como, por exemplo, pilhas de madeira, tijolos ou telhas. Procure cobrir ou se desfazer desses materiais, deixando o pátio ou terreno sempre limpos.

– Paredes sem reboco ou com frestas também atraem os aracnídeos, até mesmo por ali encontrar alimentos como aranhas, grilos, baratas e outros insetos. Conserte buracos, sistemas de ventilação e telhados. Porões também podem ser atrativos, por isso devem estar sempre limpos e livres de entulhos.

– Terrenos baldios devem estar limpos de materiais, sejam eles de construção civil, lixos ou outros objetos. Esses locais podem ser denunciados à Fiscalização de Posturas, junto à prefeitura, pelo telefone (54) 3292.1722.

– Fossas sépticas devem estar sempre bem vedadas, assim como caixas de gordura e ralos dos banheiros, áreas de serviço, pias e tanques. Procure bloquear soleiras de portas e rodapés.

– Vivo ou morto, nunca toque diretamente no inseto com as mãos.

– Verifique roupas, inclusive as de cama, calçados, toalhas de banho e rosto, panos de chão e tapetes antes de usar. Para evitar a picada, use luvas e calçados fechados durante o manuseio de materiais de construção, transporte de lenha, madeira e pedras em geral.

– Se você encontrou um escorpião, entre em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone (54) 3292.6807, ou procure o Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi (Rua John Kennedy, 2.151, no Centro).


 - Prefeitura de FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário