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Deslocamento da Praça de Pedágio será realidade em 2022

Mais dez melhorias estão previstas na ERS-122, em Flores da Cunha, após concessão das rodovias

Desde junho, quando foi apresentada pelo governo do estado uma proposta para concessão das rodovias para os próximos 30 anos, os gestores dos municípios iniciaram um trabalho com a intenção de melhorar o que havia sido previsto. 
Durante os últimos meses, o prefeito César Ulian debateu e apresentou novas propostas que contemplavam mudanças na ERS-122. A aprovação da maioria dos pedidos veio ainda em outubro, deixando a administração municipal satisfeita, principalmente na questão do deslocamento do pedágio. “Os prefeitos de Antônio Prado, Ipê e Campestre da Serra não entenderam como positiva a unificação das duas Praças de Pedágio, então, de fato, é necessário ter as duas: uma em Flores da Cunha e a outra depois de Antônio Prado”, informa Ulian, destacando que o deslocamento será realidade, liberando as quatros comunidades do município que são afetadas pela praça: São Roque, São Vitor, Restinga e Nossa Senhora do Carmo. “Nós percebemos que o município desenvolveu praticamente em todas as áreas, menos na região Norte”, argumenta o prefeito.
A Praça de Pedágio que está localizada, hoje, no Km 99,5 será deslocada para o Km 103, perdendo assim o desvio, mas conseguindo baixar o valor da tarifa: “Dentro da análise do cálculo da tarifa, nós percebemos um erro em cima da composição do valor, onde o governo estava prevendo a cobertura de trechos da ERS-453. Então de uma tarifa máxima que eles estavam propondo de R$ 8,06 – com o desconto de 25% ficaria de R$ 6,04 – agora nós conseguimos que a tarifa máxima seja de R$ 6,75 – R$ 5,06 com o desconto previsto”, conta César, completando que acredita que a tarifa pode ficar em torno de R$ 4 e R$ 5.
A previsão é que a partir do início da concessão, em 2022, possam iniciar as obras no novo local e já reduzir o valor da cobrança. Apesar do deslocamento liberar as quatro comunidades da Praça de Pedágio, ainda haverá algumas famílias que moram entre o pedágio e a ponte Passo do Zeferino, na divisa com Antônio Prado. Para isso, a prefeitura pensa em criar um programa municipal de subsídio do passe.
Outras demandas como melhorias em trevos, pista auxiliar, escape para caminhões e sinalização foram conquistadas para Flores da Cunha. “Foi uma grande vitória, porque em cima dos investimentos iniciais era muito complicado aceitar. Não tinha como aceitar”, desabafa, satisfeito, Ulian, que ainda conseguiu adiantamento de melhorias nos acostamentos. “Estavam previstos para ocorrer nos anos 6, 7 e 8 da concessão, mas conseguiram antecipar 50% já para o ano 2 e os outros 50% para o ano 3. Os acostamentos ficaram com 2,5 metros nos trechos planos; 2 nos trechos ondulados e; 1,5 nos trechos montanhosos, isso em toda a extensão da via”, destaca o administrador. Outra questão aprovada é o melhoramento de cinco curvas para o ano 2, no qual possibilita que caminhões de nove eixos passem pelo município com segurança.

A duplicação no estoque
A duplicação total da ERS-122, entre Caxias do Sul e Antônio Prado, que foi solicitada, não será contemplada em um primeiro momento. Conforme Ulian, “no momento em que o município atingir 12 mil veículos/dia passando pelo pedágio (18 mil veículos equivalentes), teremos a duplicação dos 38 km”, revela – hoje o pedágio de Flores da Cunha tem média de 80 mil veículos/mês, ou seja, 3 mil veículos/dia e 6 mil veículos equivalentes, ou seja, transformar veículos pesados em veículos leves. “Nós tentamos um meio termo, que quando atingíssemos 10 mil veículos faríamos só Flores a Caxias, mas eles disseram que não teria como. Nós tentamos introduzir de várias formas a duplicação, mas não conseguimos, eles disseram que são normas e que sem ter o número de veículos mínimo não conseguimos”, relata o prefeito César Ulian.
A expectativa é que o número seja logo alcançado, já que com o deslocamento do pedágio todos os veículos deverão passar pela praça.
De acordo com o chefe do executivo, todas as melhorias que serão realizadas durante os 30 anos da concessão vêm para ajudar o município, tanto no desenvolvimento do acesso Norte, quanto para toda extensão da ERS-122. “Ela ganha um pouco mais de mobilidade e condições de ultrapassagens com segurança. A caixa de brita para os caminhões poderem ter um escape diante de uma falha mecânica é fundamental. A conquista maior são as vidas que vamos conseguir salvar com essas melhorias”, argumenta Ulian.
Conforme César, quando as obras iniciarem, através da empresa ganhadora da licitação, haverá cobrança também por parte da prefeitura. “Vamos estar sempre atentos aos prazos e pressionando o governo para que as coisas aconteçam”, finaliza.

Confira as demandas aprovadas

- Km 88 até 88,8 (São Gotardo) – 3ª pista 
- Km 91,5 (em frente à Panizzon Plásticos e TKA) – sinalização horizontal para acessos
- Km 95 até 95,8 (da empresa Hidrover até o trevo do bairro União) – 3ª pista
- Km 95,9 (trevo do bairro União) – melhorias no trevo existente com o intuito de conectar com a 3ª pista proposta
- Km 97,6 (entrada para Lagoa Bela) – inserção de cruzamento
- Km 96,4 até 99,6 (a partir do trevo para Nova Pádua) – via lateral de acesso local
- Km 99,5 – deslocamento da Praça de Pedágio para o Km 103
- Km 101,9 (próximo da Escola Benjamin Constant) – pista auxiliar entre a escola e a indústria
- Km 102,7 (trevo para comunidade do Carmo) – melhoramento no acesso
- Km 106,4 – área de escape para caminhões
- Melhoramento em cinco curvas

Demadas não aprovadas no momento

A passarela do bairro Pérola ainda não foi aprovada. Conforme o prefeito César Ulian, a obra sairá, mas é preciso confirmar o km em que ela deve ser construída e esperar uma resposta.

A Praça de Pedágio que hoje está localizada no Km 99,5 será deslocada para o Km 103. - Valdinéia Tosetto
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