Geral

Descaso nas praças dos bairros

Reportagem visita todas as praças de Flores da Cunha e constata que esses espaços públicos estão depredados e há falta de manutenção. O Florense acompanha o assunto há mais de três anos e neste período nenhuma melhoria foi verificada, exceto as que estão localizadas no Centro da cidade

Locais que deveriam ser de lazer estão se transformando em lugares de depredação, acúmulo de lixo e vandalismo. Nos últimos anos o jornal O Florense vem percorrendo as praças de Flores da Cunha e observando que mesmo com todas as solicitações da comunidade por melhorias poucas são as mudanças feitas concretamente.

Nesta semana nossa equipe de reportagem voltou a visitar esses locais, e, novamente, encontrou praças abandonadas, principalmente nos bairros. Todas elas, sem exceções, estão malcuidadas. Falta manutenção, principalmente. Mas também há casos de desrespeito por parte de vândalos. Alguns moradores do bairro Vindima, por exemplo, reclamam da iluminação e frisam que os prestadores de serviço já se recusaram a fazer a troca de lâmpadas pelo difícil acesso até a praça. “Assim o local abandonado acaba se transformando em refúgio para uso de drogas", denuncia um dos moradores, que prefere não ser identificado. No São Pedro a reclamação é que a praça tinha brinquedos, mas há tempos foram retirados e nunca mais repostos. No bairro União a situação é a mesma há muitos meses: depredação total. Além disso, também é ponto para uso de drogas.

O que diz a administração
A Secretaria de Obras e Viação é a responsável pela manutenção dos espaços públicos, incluindo, portanto, as praças. O secretário Almir Zanin adianta que os projetos de limpeza geral dos bairros estão iniciando, e que as praças estão inclusas neste plano. "A limpeza começou pelas praças do centro, pelo fluxo maior da população, mas a ideia é acelerar o processo para beneficiar também os bairros", destaca. Zanin, que na administração passada também era responsável pela Secretaria de Obras, destaca que em contrapartida a população não preserva o que é oferecido, e a depredação toma conta. "Nos bairros inúmeras modificações já foram feitas, porém pouco respeitadas. No entanto, vamos prestar um atenção especial às praças dos bairros", promete Zanin.

A secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Ana Paula Ropke Cavagnoli, reforça a implantação das academias ao ar livre como um benefício, e adianta possíveis mudanças principalmente na Praça da Bandeira. "Um projeto está em desenvolvimento, que será executado provavelmente junto com a remodelação da Avenida 25 de julho", antecipa a secretária. Em relação às praças dos bairros, sugestões são aceitas, porém nenhum projeto está em pauta.

Uma volta pelas praças dos bairros e loteamentos

No bairro Vindima a vegetação tomou conta da quadra de futebol de areia. As grades estão rompidas e os brinquedos abandonados. As crianças do bairro não frequentam o local. Nas visitas anteriormente realizadas pela equipe de reportagem, em 2010 e 2011, a situação não era tão crítica.


No bairro São José a praça é um campo de areia, não possui brinquedos. As redes das goleiras estão violadas, e o lixo no entorno do campo está acumulado. As grades também estão cortadas. A situação está exatamente igual há dois anos.


A praça do loteamento Parque dos Pinheiros é uma das mais abandonadas. O local é afastado e de difícil acesso. Os brinquedos estão quebrados e lixo e resíduo de construção estão expostos na areia da praça. A vegetação cobre a quadra de areia. A situação é de abandono e vandalismo. Nas pesquisas anteriores, os brinquedos ainda estavam em bom estado de conservação.


No bairro União a situação é de abandono e vandalismo. Segundo as pesquisas, a praça foi depredada logo que foi construída e nunca mais foi reconstituída. Lixo, vegetação alta e corrimões quebrados são alguns pontos do local que conta apenas com alguns brinquedos e que estão quebrados.


No loteamento Granja União a praça apresenta os mesmos pontos críticos das pesquisas anteriores. Difícil acesso ao parque, e um único banco totalmente destruído. A diferença é que atualmente os brinquedos estão detonados, sem condição de uso. A vegetação adentra o parque e a quadra de areia, sinais visíveis de falta de manutenção.


No loteamento São Pedro a situação também é crítica. Lixo por todos os lados, móveis quebrados no acesso a quadra de areia, e as goleiras foram tiradas do lugar. Ali as grades também estão cortadas e a areia da quadra não é propícia para atividades físicas.


Uma das praças mais recentes, a praça do bairro Aparecida já está em estado de depredação. Nas pesquisas anteriores, ela estava em bom estado, porém hoje o que se vê é falta de manutenção, lixeiras quebradas e lixo transbordando. Na quadra de areia as goleiras estão sem redes, as cercas estão cortadas e há lixo dentro da quadra. A vegetação está tomando conta do local.

Ponto positivo
O que mudou nos últimos meses foi a situação das praças da Bandeira, Nova Trento e do Imigrante. As três receberam flores nos canteiros, duas delas academias ao ar livre e os parquinhos estão em bom estado. No entanto, um ponto negativo na praça da Bandeira é que o parquinho não está cercado, o que permite aos animais fazerem suas necessidades. Há pichações nos banheiros e lixo acumulado em alguns pontos.


Praça do Imigrante.


Praça Nova Trento.

Praça do loteamento Parque dos Pinheiros é uma das mais abandonadas. - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário