Geral

Degustação de seleção confirma alta qualidade da safra 2018

Enólogos avaliaram 351 amostras inscritas por 50 vinícolas

Os 120 enólogos que participaram da Degustação de Seleção da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2018 finalizaram ontem, 24, a importante missão de degustar às cegas e avaliar as 351 amostras inscritas por 50 vinícolas de seis estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). Foram 24 horas de degustação em oito dias. O trabalho foi realizado no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. A expectativa é grande em razão da alta qualidade que confirmou na taça a excelência da safra 2018.

O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) – entidade promotora -, enólogo Edegar Scortegagna, que acompanhou os trabalhos, destaca a percepção dos enólogos envolvidos. “Os comentários convergiram para o desafio que foi degustar amostras com tamanha qualidade, o que comprova que a safra 2018 realmente foi excelente. Muitos enólogos afirmaram que os vinhos tintos são de alta qualidade. Os brancos e base espumante já sabíamos de muitos anos que no geral sempre apresentam excelência. Este ano, o alto padrão se percebe também nos tintos”. Scortegagna também ressalta a participação dos enólogos. “Dos 120 enólogos convocados pela ABE para os oito dias degustações, 100% compareceram. Isso mostra a seriedade e compromisso da entidade e dos enólogos com a Avaliação”, reforça.

Com a Degustação de Seleção encerrada é hora de focar no grande espetáculo que é a divulgação do resultado para o público no dia 29 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. As inscrições abrem dia 4 de setembro pelo site www.enologia.org.br. Serão cerca de 900 apreciadores que conhecerão a relação dos 30% mais representativos em cada uma das cinco categorias. O público poderá, ainda, degustar 16 amostras selecionadas entre os 30%, provando na taça a representatividade da Safra 2018.

120 enólogos participaram da avaliação. - Jeferson Soldi/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário