Geral

Degustação às cegas avalia vinhos candidatos ao Selo da IP Altos Montes

Depois da coleta de amostras, vinícolas se preparam para a segunda etapa da avaliação

Na próxima terça-feira, dia 19, às 17h, será realizada avaliação sensorial da segunda safra de vinhos candidatos a receberem o Selo de Indicação de Procedência dos Altos Montes. A degustação será às cegas e ocorrerá na Escola de Gastronomia da UCS. O corpo avaliativo é formado por enólogos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Uva e Vinho (Embrapa Uva e Vinho), Associação Brasileira de Enologia (ABE) e vinícolas integrantes da Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes).

Serão avaliadas 14 amostras, entre vinhos brancos e tintos. Os rótulos foram submetidos por seis vinícolas associadas: Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina - Vinhos & Vinhedos, Luiz Argenta Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana e Vinícola Bebber.

Esta é a segunda safra que irá receber o Selo da Indicação de Procedência Altos Montes. A primeira avaliação ocorreu em janeiro, em que foram analisados 11 rótulos e aprovando todos com unanimidade. A avaliação conta com apoio do Laboratório Lavin e da Escola de Gastronomia UCS.

O Selo de Indicação de Procedência é uma certificação empregada a um produto e que atesta que o mesmo foi produzido dentro de um padrão próprio de qualidade e dentro de uma região específica. O Selo da Indicação de Procedência Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A procura pela certificação que garante a qualidade dos vinhos é uma iniciativa da Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com doze vinícolas associadas.

 - Altos Montes/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário