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Definida a nova diretoria da Associação Fenavindima

Movimentação inicia visando a próxima edição da festa, que ocorrerá em 2020

Foi formada nesta semana a nova diretoria da Associação Comunitária Fenavindima, já visando o início das movimentações a cerca da 14ª edição da Festa Nacional da Vindima (Fenavindima), que ocorrerá durante três finais de semana, de fevereiro a março de 2020. Uma reunião de eleições foi realizada na última terça-feira, dia 4, no gabinete do prefeito Lídio Scortegagna. Alex Eberle assume a função de presidente da Associação, e a rainha da 13ª Fenavindima, Janaína Massarotto, é sua vice (confira abaixo a diretoria completa).

Além da nova diretoria, algumas ideias elaboradas pelo grupo gestor da Fenavindima foram lançadas aos integrantes da Associação – a principal delas é a sobrevivência financeira da festa. “Já nas próximas semanas é fundamental iniciar a elaboração de projetos para captação de recursos via Lei Rouanet e Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Antecipar isso é fundamental para que os recursos venham”, enfatizou o prefeito Lídio Scortegagna. O novo presidente destacou que a partir de agora a festa já começa a ser formatada. “Cada entidade que integra a Associação Fenavindima tem parcela de envolvimento e a força e o trabalho de todos os segmentos é fundamental para a festa. Sabemos que nossa principal preocupação é a financeira, por isso temos algumas ideias para arrecadar fundos, além de antecipar o encaminhamento de projetos de captação. A Fenavindima precisa começar a ter uma sustentabilidade”, acredita Eberle, que é um difusor da língua talian e por anos tem envolvimento direto com a Fenavindima. Ele assume o cargo antes ocupado por Fabiane Veadrigo.

Além de antecipar a captação de recursos, a escolha do trio que representará a próxima festa também deve ter início ainda neste ano. “A ideia é facilitar a participação de entidades e empresas, buscando reduzir os custos das candidatas com o vestido, por exemplo”, adianta Eberle. A temática da festa também é uma das prioridades, e deverá ter foco na celebração da cultura. A gastronomia terá destaque com a formatação de festivais. A vinda de shows nacionais também é um assunto abordado, com a terceirização do serviço para empresas especializadas, além de descentralizar essas atividades do Parque da Vindima.

Cinco anos de hiato
Um dos desafios citados pelo presidente Alex Eberle é manter a Fenavindima presente na comunidade, uma vez que, diferente de outras edições, que cumpriram o calendário oficial de realização da festa a cada quatro anos, desta vez serão cinco anos de intervalo entre as edições. A decisão de ‘atrasar’ a celebração ocorreu em virtude da realização da Festa da Uva de Caxias do Sul, que quebrou a tradição do evento realizado a cada dois anos. Com a mudança, as duas festas coincidiriam no mesmo período. No município vizinho, o principal motivo para o adiamento foi a falta de recursos públicos.

A 13ª Fenavindima ocorreu em 2015 e teve a visita de mais de 75 mil pessoas durante 12 dias de festa. Naquele mesmo ano, um estudo realizado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), a pedido do Centro Empresarial de Flores da Cunha, apontou alguns aspectos positivos e as dificuldades nas últimas edições da festa. O diagnóstico está sendo levado em conta para a organização da próxima edição da festa máxima de Flores da Cunha. 

Associação Comunitária Fenavindima 
Presidente:
Alex Eberle
Vice-presidente: Janaína Massarotto
1ª secretária: Camila Baggio 
2ª secretária: Michele Sgarioni 
1ª tesoureira: Natalina Francisconi
2º tesoureiro: cargo será ocupado por um profissional/técnico da área contábil a ser indicado por um escritório de contabilidade
Conselho fiscal: Lorete Maria Calza Paludo, Fatima Caldart e Darci Dani
Suplentes: Ivo Gasparin, Fernandes Muraro e Mayara Zamboni

Reunião foi realizada nesta semana, no gabinete do prefeito. - Prefeitura de Flores da Cunha/Divulgação
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