Geral

De geração em geração, a evolução da fotografia

Mostra fotográfica da Família Boff destaca a herança cultural

A arte de fotografar passa de pai para filho ou está no DNA? Essa é a questão que a publicitária e fotógrafa Sabrina Boff traz a tona com a sua primeira exposição fotográfica: Gerações da Família Boff. Sabrina segue uma tradição familiar que iniciou com seu avô, João Alexandre Boff, passou por seu pai, Rui Boff, e segue com ela, a terceira fotógrafa do clã.

Na exposição, a publicitária resgata essa história familiar e monta uma mostra que contempla imagens feitas pelo avô, pelo pai e por ela. “O objetivo é resgatar a trajetória cultural da fotografia, desde o analógico até o digital, das primeiras técnicas usadas até a facilidade da era digital”, aponta Sabrina.
A mostra reúne cerca de 40 fotografias, que mostram um pouco da trajetória da família. Seu avô, João Alexandre Boff, nascido em 1914, em Joaçaba (SC), começou a fotografar aos 14 anos, quando ia de colônia em colônia a cavalo, para tirar os retratos. Já casado e com filhos, ao mudar-se para Flores da Cunha, abriu um estúdio na cidade. Ele faleceu em 1985, aos 71 anos. Em 1967, aos 17 anos, Rui segue o caminho do pai e se torna um dos mais tradicionais fotógrafos da Serra Gaúcha. Seu estúdio segue aberto na Avenida 25 de Julho até os dias de hoje. Já Sabrina tomou gosto pela fotografia desde criança, ao ver o pai lidar com a câmera fotográfica. “Com o passar do tempo esse meu interesse e a necessidade de aprender mais foi sendo reforçado”, conta.

A exposição fotográfica Geração da Família Boff, pode ser vista durante a 12ª Festa Nacional da Vindima. A mostra encontra-se no palco interno dos Pavilhões do Parque da Vindima. As visitas podem ser feitas durante a festa nas sextas-feiras, das 14h às 22h, e nos sábados e nos domingos, das 10h às 22h.


Pintura a mão em óleo de João Alexandre Boff.

 
Mais algumas fotos, da esquerda para a direita:
- Imagem feita por Rui Boff.
- Foto de Sabrina Boff com câmera digital.
- Nos anos 2000, foto de Rui Boff feita com câmera digital.
- Foto de Rui Boff nos anos de 1990 com filme cor – 135.
 
 
 
Foto-montagem feita por João Alexandre Boff no final da década de 1940 com Rolleiflex PB – filme 120. - Família Boff
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário