Geral

Daniel Panizzi é o novo presidente da Uvibra

O empresário foi eleito por unanimidade em Assembleia Geral Ordinária

Com 55 anos de história na defesa dos interesses da cadeia produtiva da uva e do vinho, a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) acaba de eleger sua nova diretoria para a Gestão 2022/2023. O empresário do setor, Daniel Panizzi, eleito por unanimidade em Assembleia Geral Ordinária realizada em 28 de julho, na sede da entidade, em Bento Gonçalves, assumiu a presidência no dia 1º de agosto, juntamente com os vices André Larentis e René Moura, em substituição ao florense Deunir Argenta.
Focada em ações que contribuam para o crescimento, eficiência e competitividade do setor, a Uvibra atua de forma global como representante institucional em todo território nacional e fora dele. Sendo assim, direciona esforços com ações nas áreas da educação, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação, preservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável, tendo importante presença na articulação de decisões com a União, estados e municípios. “A pauta é grande e exige muito envolvimento. De forma colaborativa, estaremos atuando com a participação de diversas lideranças do setor em áreas específicas, mas daremos ênfase em questões como a Lei do Vinho, a redução da carga tributária incidente sobre a vitivinicultura, Conavin, Consevitis e também seguiremos trabalhando para conquistar novos associados”, destaca Panizzi, acrescentando: “São temas relevantes e de grande importância para todo o setor que já vinham sendo trabalhados e daremos continuidade”.
Daniel Panizzi segue sendo o representante da Uvibra no Conselho da Uvibra-Consevitis, juntamente com Marcos Valduga. No Conselho de Administração foram eleitos: Deunir Luis Argenta, Dirceu Scottá, Henrique Benedetti, Antonio Agostinho Salton, Danilo Cavagni, Rinaldo Dal Pizzol e Daniel Panizzi.

Uma gestão de muito trabalho e muitas conquistas
Desde outubro de 2017, o florense Deunir Argenta esteve à frente da Uvibra, liderando múltiplas ações. Uma delas, que ganhou grande repercussão, beneficiando o setor, foi a queda da Substituição Tributária em estados como o Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, este aguardando parecer técnico do governo. A gestão também teve forte atuação na criação do Conselho Nacional da Vitivinicultura (Conavin) com apoio da Câmara Setorial da Uva e do Vinho, além de representação na Associação de Logística Reversa de Embalagens (Aslore).
Em dezembro de 2020 a Uvibra também adequou seu estatuto para liberação dos recursos do Fundovitis RS e atuou na oficialização do Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura (Consevitis RS), com o propósito de haver gestão do Fundovitis na promoção dos vinhos, espumantes e sucos. Entre as principais conquistas também está a renovação do Crédito Presumido de 5% no Rio Grande do Sul e a ação conjunta com adesão de 12 entidades setoriais no Deriva 2.4D, no sentido de buscar soluções para os efeitos na vitivinicultura junto à Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul.
O problema da falta de vasilhames levou a Uvibra a articulações junto ao Governo, no sentido de buscar a normatização do fornecimento de garrafas para vinhos, espumantes e suco de uva, apontando como alternativas a construção de uma nova fábrica ou a ampliação da oferta com novo forno à indústria existente. Também houve a liberação do Convênio Apex/Uvibra no valor de R$ 5 milhões para incentivar e apoiar as exportações brasileiras 2021/2022.
De forma ininterrupta, a Uvibra mantém uma agenda permanente com o Governo Federal para incentivar e apoiar as exportações através de programas, projetos e ações junto a APEX, MDIC, MRE, Embaixadas, Consulados e Representações Diplomáticas.

O empresário Daniel Panizzi foi eleito por unanimidade. - Uvibra/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário