Geral

Daer-RS recua e libera o transporte intermunicipal devido à greve geral

Proibição do serviço havia sido anunciada ontem pelo órgão estadual. Mobilização nacional foi convocada pela CUT contra as reformas da previdência e trabalhista propostas pelo governo federal

Em nota divulgada no final da manhã de hoje, dia 26 de abril, por meio da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS), o governo do Estado reconsiderou a medida anunciada terça-feira e liberou o transporte intermunicipal por conta da greve geral prevista para ocorrer na sexta-feira, dia 28, com o tema Dia 28 de abril, vamos para o Brasil!. O ato é contra as reformas da Previdência e trabalhista propostas pelo governo federal e contra a aprovação da Lei da Terceirização pelo presidente da República, Michel Temer (PMDB). A Central Única dos Trabalhadores (CUT) está à frente do evento, que na Serra é liderado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias, que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua.

Em Porto Alegre, o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, e o diretor-geral do Daer-RS, Rogério Uberti, informam que o serviço de transporte entre municípios (intermunicipal) irá funcionar normalmente na sexta-feira, preservando o direito dos usuários de viajar. Em razão da possibilidade do aumento no número de passageiros em viagens intermunicipais decorrente do feriado de 1º de maio, é avaliada a autorização para que as empresas disponibilizem linhas extras de ônibus para atender à demanda.

 

Segundo levantamento feito pelo jornal Zero Hora, no Estado pilotos e comissários decretaram estado de greve. Os sindicatos dos bancários decidiram que não haverá expediente, porém, a mobilização dependerá da adesão dos funcionários de cada banco. O Cpers-Sindicato decidiu que não haverá aula nas escolas estaduais na sexta-feira, mas isso dependerá da mobilização dos professores.

Estão previstos protestos em várias rodovias no Estado. A Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do RS (Fetraf-RS) terá acampamentos às margens de estradas em municípios como Sarandi (BR-386), Lagoa Vermelha (BR-285), São Lourenço do Sul (BR-116), Antônio Prado (ERS-122) e Fontoura Xavier (BR-386). Em Caxias do Sul também deve haver mobilização na BR-116 e na ERS-122.

 

 - Antonio Coloda/Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário