Geral

Curso superior de tecnologia em Gestão do Turismo inaugura projeto UCS Digital

Lançamento ocorreu na Escola de Gastronomia da UCS, na noite de 28 de junho

Unir os benefícios do ensino a distância à oportunidade de experienciar presencialmente a vida universitária, sem abrir mão do contato com colegas e professores, essa é a proposta do conceito UCS Digital, inaugurado na quarta-feira, dia 28, na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, a partir do lançamento do curso superior de tecnologia em Gestão do Turismo.
A capacitação nasce fundamentada na área em que a instituição atua desde 1978. As aulas serão EAD autoinstrucionais e síncronas online (a transmissão poderá ser acompanhada em todos os campi), somadas a encontros presenciais de produção real. O networking também será impulsionado a partir de visitas técnicas e viagens de estudo. O processo de aprendizagem fundamenta-se na tríade ‘Conecta’: que inclui comunidade virtual de prática e conexão em tempo real; ‘Live Training’: com aula semanal online síncrona, em contato com colegas e professores; e ‘Bootcamp’: com projetos temáticos que incluem encontros de produção real nas unidades universitárias, para integração de saberes e consolidação de aprendizados.
O formato modular do curso permite a conquista do diploma de graduação em dois anos (quatro semestres) em um circuito de múltiplas experiências e carga horária de 1,6mil horas, mais atividades complementares. Em cada um dos semestres, que devem iniciar em agosto de 2023, será abordado os tópicos: Turismo e Hotelaria – Práticas e Cenários; Hospitalidade nas Organizações; Marketing e Suas Interfaces, e; Ecoturismo e Meio Ambiente. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no site https://www.ucs.br/gestao-de-turismo/ead/.
De acordo com o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, o projeto UCS Digital terá início com 20 cursos (que deverão ser implantados até o fim de 2023), sendo o primeiro o de Gestão em Turismo, em Flores da Cunha: “Nós estamos fazendo mais uma entrega para as comunidades onde estamos. Nós criamos um projeto chamado UCS Digital, essa proposta de curso que a gente fala que é hibrido porque tem a parte autoinstrucional; a de contato distância, uma vez que é com o professor e não com um robô; e temos um encontro presencial nos campi, com pessoas e atividades. Nós temos 20 cursos nesta modalidade, ou seja, estamos contemporâneos, o mundo mudou muito e a pandemia nos ensinou que dá para aprender se nós estruturarmos um roteiro com fidelidade e excelência, um roteiro para que as pessoas aprendam de verdade”, proferiu o reitor em seu discurso, acrescentando que há 56 anos a universidade vem tentando desenvolver ainda mais a região da Serra Gaúcha.
“O conhecimento modifica a gente, ele altera a nossa decisão e faz tomar outro rumo na vida e é isso que o curso quer fazer aqui e em todos os campi da nossa área de abrangência, formar pessoas que tenham capacidade de gerar interesses turísticos, gerar renda para o município, despertando gosto pela beleza, pela culinária e pelos negócios”, destacou o reitor.
O coordenador do novo curso e professor na área desse 1998, Maguil Marsilio, defendeu que o turismo, consagrado globalmente e considerado uma economia limpa, registra crescimento superior aos demais setores: “Um a cada cinco novos empregos gerados está no turismo. Na Serra Gaúcha, temos a previsão de mais de 5 mil vagas de emprego no setor”, valorizou, definindo o turismo como um fenômeno social que fomenta a qualidade de vida. 
Em sua fala, o prefeito municipal, César Ulian, destacou a ampliação de subsídios no transporte intermunicipal gratuito da graduação para a pós-graduação, mestrado e doutorado para todas as universidades da região. “A gente acredita muito nas pessoas e esse curso vem ao encontro desse potencial que percebemos em Flores da Cunha e em toda a região. Muitas vezes um empreendimento turístico é comandado pelo proprietário e seus filhos e como a família é a mão de obra para tocar o negócio, não se tem aquele tempo livre, então esse curso, com esse formato, é muito bom, a gente acredita que vai poder atingir esse público, os empreendedores da nossa região, que tocam os seus negócios”, esclareceu Ulian, otimista. 
O evento também contou com palestra do jornalista e criador de conteúdo Diogo Elzinga, que promoveu uma reflexão sobre o fato de a maioria das pessoas conhecerem tão pouco da região onde moram e do Brasil, e os estereótipos conectados a esse desconhecimento. 

Curso tem duração de quatro semestres. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário