Cuidado com os ‘milagres’ para emagrecer
Perder peso contando exclusivamente com remédios, sejam naturais ou não, pode ser um risco para sua saúde
Perder peso está entre os objetivos de nove entre 10 brasileiros, e alcançar esses resultados depende de uma série de mudanças no nosso dia a dia. O que acontece é que muitas pessoas buscam a maneira mais rápida e fácil de eliminar aqueles quilinhos a mais buscando, muitas vezes, uma ‘fórmula mágica’. É nessa fase que a atenção deve ser dobrada, pois infelizmente não é assim que funciona e emagrecer tomando apenas remédios – e manter o peso após o término do tratamento –, é impossível. Em alguns casos os medicamentos são sim necessários, mas quem avalia isso é um médico.
No geral, esses remédios são inibidores de apetite e, sem comer, a tendência é emagrecer, claro, mas se você não treinar e não tiver uma alimentação adequada, o que acontecerá quando você parar de tomar o remédio? O risco é voltar ao peso anterior ou até ganhar mais. Mas se mesmo assim você ainda quiser tomar remédio, faça com acompanhamento médico, não fuja da atividade física e tenha uma alimentação saudável e regular. Confira abaixo algumas dicas das duas situações e lembre-se: buscar um profissional qualificado e com formação é fundamental.
Alimentação saudável
As melhores dietas são feitas por nutricionistas qualificados, pela simples razão de serem feitas a partir da sua rotina. A nutricionista da Tudo em Grãos de Flores da Cunha, Leila Maria Dias, explica que o nosso corpo, o nosso peso, o bem-estar, a saúde ou doença, são reflexos do que fizemos todos os dias com o nosso organismo. “É o resultado das nossas escolhas, muito mais que um manequim 36. Novamente entramos naquela velha discussão que interessa e envolve todos os profissionais da área, e principalmente nós nutricionistas. Parece que estamos cada vez mais falando grego, e segue crescente a procura por meios rápidos e fáceis de alcançar os padrões de beleza a qualquer custo”, admite Leila.
Para a nutricionista, por ser um mercado em ascensão, linhas de produtos que prometem esses resultados rápidos ganham novos aliados todos os dias. “Associados aos produtos já existentes, surge no mercado uma linha infinita de ‘capsulas milagrosas’ que prometem redução de muitos quilos de forma rápida e sem necessidade de dieta e atividade física, com propaganda em massa, principalmente na internet. Vocês já se perguntaram o que tem de tão milagroso dentro deste produto para um resultado tão eficiente sem precisar de nenhum outro auxílio? Vale ressaltar que a grande maioria destes produtos para emagrecimento rápido não tem nenhuma eficácia comprovada, nem a curto, sequer a longo prazo, e não possue aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização. Não sou contra todos os produtos, muito pelo contrário, acredito que podemos ter vários aliados da alimentação saudável e da atividade física, mas sem isso, nada adianta”, reconhece a nutricionista.
Algumas dicas são batidas, mas possuem comprovação científica: coma mais vezes e em menos quantidade, a famosa refeição a cada três horas; evite carboidratos horas antes de ir dormir; evite frituras e comidas gordurosas; beba água com mais frequência; dê preferência para carboidratos complexos como frutas, grãos, aveia, batata-doce, e assim por diante. “Abra o olho, analise os rótulos, seja criterioso, busque informações confiáveis e que tenham comprovação científica, pois o que está em jogo é a sua saúde”, complementa a nutricionista Leila Maria Dias.
Exercícios são fundamentais
Quem busca emagrecer com certeza não ficou acima do peso em dois meses e também não vai conseguir emagrecer nesse prazo. E nessa rotina pela busca de mais saúde, além da alimentação saudável está a prática de exercícios físicos. A educadora física florense Rafaela Zorzi lista que os benefícios dessas atividades para a saúde do corpo e da mente são inúmeros, como redução do risco de doenças cardiovasculares, regulação da pressão arterial e glicose no sangue, melhoria do sono, flexibilidade, tônus muscular, força e equilíbrio, promoção da sensação de bem-estar, redução da gordura corporal, entre muitos outros. “Para o emagrecimento, deve-se apostar em uma alimentação saudável e equilibrada, e na combinação de exercícios aeróbios como correr e dançar, por exemplo, com treinamento funcional de alta intensidade e treinamento de força, onde aumentamos massa muscular, o que, por sua vez, aumenta seu metabolismo, queimando ainda mais calorias, mesmo quando o corpo está em repouso. O importante é que você defina suas prioridades e fale com um profissional de educação física especializado para que ele te ajude a escolher os melhores exercícios para seu objetivo, tendo assim uma rotina com mais disposição e saúde”, garante Rafaela.
Entre as modalidades de alta intensidade citados pela educadora estão pular corda, natação, bicicleta, corrida, tênis e treinos funcionais.
0 Comentários