Geral

CTG Galpão Serrano receberá medalha Mérito Farroupilha

A ação também congratula os 35 anos de fundação da entidade

Com o objetivo de agraciar pessoas e entidades que se destacam na preservação do movimento gaúcho, foi instituída, em abril de 2020, pela lei municipal 3.474, a medalha Mérito Farroupilha. A honraria será entregue pela primeira vez na próxima quinta-feira, dia 22, a partir das 19h, ao CTG Galpão Serrano, que será homenageado em sessão solene no plenário da Câmara Municipal de Flores da Cunha.
Assinada pelo vereador Luiz André de Oliveira ‘Luizzão’ (Republicanos), além de reconhecer a relevância do trabalho prestado pela manutenção e pelo desenvolvimento da cultura gaúcha no município, a ação congratula os 35 anos de fundação do CTG.
“Acreditamos que uma entidade fundamentada no amor à tradição gaúcha, que promove a defesa, o desenvolvimento, e a conservação do patrimônio histórico, cultural e artístico de nosso povo, em suas diversas atividades culturais, invernadas artísticas, cavalgadas, eventos, na administração dos rodeios crioulos no município, entre tantas outras ações, merece este reconhecimento”, orgulha-se Luizzão.

Sobre a entidade
O Centro de Tradições Gaúchas Galpão Serrano foi fundado em 24 de abril de 1987, filiado à 25ª Região Tradicionalista e ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Sua história teve origem na iniciativa dos amigos Jayme Sgarioni, Doralino Scarmin, Hugo Pazetto e Sabino Costa que, voluntariamente, começaram a realizar a Ronda Crioula na Praça da Bandeira, com acampamentos, jantares campeiros e bailes. O crescimento dos eventos e o envolvimento da comunidade, fizeram com que o grupo decidisse formalizar a entidade, que teve como fundadores Henrique Maurina, Heleno José Oliboni, Homero Zorgi, Jaime José Sgarioni, Jackson Luiz de Souza, e Vilmar Salvador.
Atualmente, o CTG tem como patrão José Luiz de Jesus, vice-patrão Alcindo Boff, patrão da Campeira Eduardo Souza e diretora artística, Joice Hoffmann de Oliveira. Responsável pela organização de uma das maiores festas populares de Flores da Cunha, o Rodeio Crioulo Nacional, a entidade também realiza invernadas artísticas (mirim, juvenil e adulta), torneios de laço, aulas de dança, fandangos, bailes e jantares, além de ser parceira na promoção da Semana Farroupilha. Seus departamentos campeiro e artístico têm assídua participação em eventos regionais e estaduais, divulgando o município no Rodeio Crioulo Nacional.
Também por força do departamento artístico do CTG, em parceria com o folclorista Paixão Côrtes, foram lançados os livros: Festas Rurais; Mais um Toque e Outras Marcas dos Antigamente; Ronda Crioula e Chama Crioula, e; 100 Temas de Nossos Bailares. As obras tiveram distribuição gratuita. Em 2009, por esta mesma parceria, foi lançado o impresso O Laçador: Um Pealo na sua História.

O vice-patrão, Alcindo Boff e o patrão, José Luiz Melo de Jesus, receberão a honraria em nome do CTG Galpão Serrano. - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário