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Criatividade na pandemia

Em meio à pandemia, as marcas precisaram adaptar não só as operações, mas também a comunicação

Se houve algum momento propício para começar um artigo dizendo que “o mundo mudou”, é agora. Mudanças drásticas por causa do impacto do novo coronavírus afetaram o mercado de consumo e as marcas precisaram adaptar não só as operações, mas também a comunicação. Com isso, surgiram novas tendências de propaganda em meio à pandemia.

Conscientização em primeiro lugar

Naturalmente, o próprio coronavírus tem sido o tema de boa parte da comunicação das marcas. Ainda em março, quando entrarem em vigor pelo Brasil medidas mais extensivas de distanciamento social, as inserções publicitárias sobre a Covid-19 chegaram a um quinto das veiculações em mídia, segundo dados da Kantar IBOPE Media.
Mas essa bandeira não deve baixar tão cedo. A expectativa do consumidor com relação às marcas neste período é que elas tenham, sobretudo, uma postura educativa, conscientizadora e transparente sobre as ações delas frente à pandemia. Portanto, é hora de fortalecer a imagem com boas respostas à atual situação e com campanhas mais institucionais que comerciais.

Passatempos
A necessidade de passar mais tempo em casa leva o consumidor a buscar formas variadas de se entreter. Algumas marcas perceberam que podem ser úteis ao público nesse sentido, oferecendo diversão em formatos de anúncio.
A IKEA, por exemplo, apostou em um jeito lúdico de inserir a comunicação da marca no dia a dia da quarentena. A empresa de produtos para o lar criou um catálogo com passatempos – desenhos para colorir, labirintos etc. – com itens à venda, aumentando o tempo de interação do consumidor com o material. 

Produções mais simples

Por enquanto, não poderemos ter aglomerações de equipes de produção, filmagens complexas e sessões de fotos em diversas locações. Mas há um lado bom nisso: surge a tendência de propagandas mais simples de fazer e, em alguns casos, mais econômicas. Independentemente de ser uma marca grande ou pequena, a criatividade para lidar com recursos limitados será um dos maiores diferenciais da comunicação. Portanto, é hora de reaprender o essencial: boas histórias valem mais que orçamentos astronômicos.

Conteúdo gerado pelo consumidor
Um dos melhores recursos para superar a limitação de produção e gerar conteúdo para as campanhas de marketing é o próprio consumidor. Se o momento pede o fortalecimento de marca e o público deseja criar com ela, todos saem ganhando.
Marcas como a Havaianas trouxeram vídeos de pessoas reais, em casa, nas campanhas de Dia das Mães. Já o Facebook aproveitou conteúdo gerado pelos usuários da rede e notícias da imprensa em um comercial cheio de esperança. 

Velhos materiais, novas mensagens

Outra forma criativa de se virar neste momento é reaproveitar velhos materiais publicitários, desde comerciais de televisão e spots de rádio a anúncios impressos. O segredo está em usar essas peças sob uma nova perspectiva para não parecer que simplesmente foram tiradas do fundo do baú.
Isso ainda ajuda a reforçar a tradição da marca e expressa a relação duradoura com o consumidor.

Um universo de possibilidades em casa

clusive aquelas mais voltadas ao mundo exterior, como a Nike. A gigante do mundo dos esportes fez um filme com atletas famosos treinando nos próprios lares, reforçando o posicionamento na quarentena “Play inside, play for the world” (Jogue em casa, jogue pelo mundo).
Empresas de outros ramos que dependem do deslocamento das pessoas, como o setor automotivo e o de turismo, também têm reimaginado elementos do lar para se inserirem no novo contexto social. Assim, continuam presentes na mente do público.

Oportunidades para aproveitar

Quem está de olho também nas tendências de mídia encontrará oportunidades de promoção da marca nos meios mais inesperados.
Neste cenário, vemos desde a corrida por espaços de merchandising em transmissões ao vivo de artistas famosos até algumas empresas que conseguem aparecer engenhosamente nos fundos das videoconferências entre anônimos.

Fonte: negociossc.com.br
 

 - Divulgação
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