Geral

Criatividade e arte a bordo do ônibus de Valdir Bolzzoni

Conheça um pouco do artesão que comercializa suas produções aos domingos, no pórtico do Acesso Sul de Flores da Cunha

Um pedaço de madeira, um pouco de ferro, embalagens sem uso e artigos antigos viram arte na mão de quem sabe valorizar os detalhes e dar nova vida útil ao que talvez fosse considerado descarte. Aos 67 anos, Valdir Bolzzoni é ferramenteiro e artesão e mantém uma oficina junto à casa, no loteamento Pérola. Ele é conhecido por marcar presença todos os domingos, junto ao pórtico do Acesso Sul de Flores da Cunha, com seu ônibus cheio de peças de artesanato. É quando ele compartilha um pouco do seu dom com as pessoas que o visitam.

Em sua oficina de criação ele realiza o sonho de uma vida inteira, ou seja, trabalhar com o que gosta e sabe fazer. Recebe amigos e vizinhos o dia todo para um conserto aqui, uma peça nova ali, negociando materiais e criando peças utilitárias a partir do que a sua imaginação permitir. “Todo material tem seu valor, e o que eu pegar na mão faço uma nova peça ou reformo”, conta. O espaço é pequeno, mas muito bem organizado. Na oficina ele guarda peças antigas, trabalha em novos projetos e consertos. Bolzzoni trabalhou durante 22 anos em São Paulo como garçom e tem a certeza que hoje desempenha o trabalho que sempre gostou. “Isso não é serviço, é um passatempo. Quem é honesto e trabalhador conquista tudo o que precisa, com muita dedicação, é claro”, sentencia.

Desde 2014 ele vende seu artesanato próximo ao pórtico, mas em 2015 sentiu a necessidade de ampliar seu negócio. “Primeiro pensei em comprar uma Kombi, mas como tenho muitas peças, logo surgiu a ideia de comprar um ônibus e sair vendendo o que produzo”, enfatiza, citando o apoio dos familiares para conseguir vencer essa etapa. Bolzzoni é integrante da Associação dos Artesãos de Flores da Cunha, e a cada domingo coloca em seu ônibus cerca de mil peças exclusivas. “É muita satisfação, pois conheço pessoas e divulgo meu trabalho. Quem precisar de algo é só chegar!”, convida o artesão.

Interessados em conhecer a oficina podem procurar Valdir Bolzzoni na Rua das Pereiras, 235, no loteamento Pérola. Outras informações pelo telefone (54) 3292.4695.



Entre em contato

Esta pauta foi sugerida pelo agente do Jornal O Florense Ulisses Mantovani, da comunidade de São Victor, em Flores da Cunha. Se você também tiver sugestões, entre em contato:

 www.facebook.com/OFlorense

 (54) 9160.3163

 editor@jornaloflorense.com.br




É na oficina que Valdir Bolzzoni guarda peças antigas, trabalha em novos projetos e consertos. - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário