Geral

Cras de Flores da Cunha ganhará nova sede este ano

Prédio do Centro de Referência de Assistência Social terá capacidade para atender a 750 famílias mensalmente

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Flores da Cunha deverá atender em novo endereço ainda em 2016. Isso porque a Secretaria de Desenvolvimento Social aguarda apenas a liberação de recursos federais do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para iniciar as obras da futura sede do Cras, criado no município em 2011. O investimento de R$ 345 mil será integralmente encaminhado pelo MDS e proporcionará uma estrutura dimensionada para atender a 750 famílias – em média 3,5 mil pessoas – mensalmente. A licitação, vencida pela Argenta e Votto Construtora, de Flores da Cunha, foi assinada na primeira semana de janeiro. O prazo para conclusão é de seis meses.

O projeto padrão da futura sede do Cras foi desenvolvido pelo MDS e conta com 165m² de área construída. Estão contempladas recepção, salas de atendimento familiar e multiuso, sala de coordenação, banheiros, almoxarifado, copa, depósito e estacionamento.

Entre os pontos positivos do novo local, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Ricardo Espíndola da Silva, está a localização – mais próxima das famílias acompanhadas, além do aumento na capacidade de atendimentos. “Teremos uma estrutura física adequada e acessível para qualquer pessoa com deficiência. Além disso, estaremos mais próximos das nossas principais demandas, que estão no bairro União e no loteamento Pérola”, destaca Espíndola. Atualmente, o Cras atende em um imóvel alugado no bairro Aparecida – a média é de 400 atendimentos mensais.
O terreno escolhido é próximo à prefeitura, entre o Viveiro Municipal e a Escola de Educação Infantil Irmã Tarcísia, com acesso pela recém pavimentada Rua João XXIII.

Sobre o Cras
O Centro de Referência de Assistência Social atende famílias em vulnerabilidade social, dá acesso aos direitos socioassistenciais – acolhimento, acompanhamento socioeducativo e de convivência, encaminhamentos para serviços e prevenção a situações de risco. Além disso, é o órgão que encaminha essas famílias para benefícios como auxílio-funeral, cestas básicas, confecção de documentos, compra de passagens de ônibus e atualização de cadastro do Bolsa Família. A entidade também oferece cursos profissionalizantes por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O Cras foi criando em Flores da Cunha em maio de 2011, juntamente ao Promoção, Terapêutica e Gestão em Saúde Mental (Protege).

De acordo com Espíndola, o Cras de Flores da Cunha é um dos mais completos da região, pois atende todos os programas sociais, incluindo crianças, adultos, idosos e deficientes. A atual equipe é composta por três assistentes sociais, uma psicóloga, uma recepcionista e um agente administrativo. Quatro profissionais são contratados para ministrar as palestras e oficinas: terapeuta, pedagogo, agente social e educador social.
A sede do Cras no bairro Aparecida fica na Rua Ernesto Alves, 3.051 – telefone 3292.5502.


Prédio será construído próximo à prefeitura, com acesso pela Rua João XXIII. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário