Geral

Corpus Christi estimula jovens na busca por mais discípulos

No ano em que o Brasil sedia um dos maiores eventos católicos do mundo, a Jornada Mundial da Juventude, em julho, os integrantes do Cenáculo de Maria de Flores da Cunha organizam a confecção do tradicional tapete de serragem colorida para mostrar que o movimento é de pessoas jovens de espírito. Confira a programação religiosa para a próxima semana

No ano em que o Brasil é sede de um dos maiores eventos da Igreja Católica, a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 22 a 28 de julho no Rio de Janeiro, jovens de todo o país se mobilizam de diversas maneiras para aplicar o lema indicado pelo então papa Bento XVI: Ide e fazei discípulos entre todas as Nações (Mt 28,19). É com esse espírito que os jovens florenses do Cenáculo de Maria estão organizando a confecção dos tapetes de Corpus Christi. Há dois meses a comissão composta por Renata Trentin, Vivian Schiavenin, Juliana Miranda, Andremara Meneguel, Elizandra Cristóvão e Alberto dos Santos se reúne para elaborar o projeto e criar os moldes que serão utilizados na execução da obra de arte, que pretende encantar o público durante a celebração religiosa da próxima semana, dia 30.

Como já é tradicional, o trilho de 45 metros localizado entre o Banco do Brasil e o Museu e Arquivo Histórico, na Rua Dr. Montaury, seguirá o tema da Campanha da Fraternidade 2013: Eucaristia e Juventude. Conforme a executiva Renata Trentin, o quadro principal envolverá símbolos que demonstram a maneira como os jovens de hoje percebem as mudanças do mundo e como eles estão ‘conectados’ com a proposta de difundir a mensagem de fé e amor deixada por Jesus Cristo. “A ligação que a Igreja Católica busca com a juventude estará representada por meio dos emblemas de mídias sociais com a frase Conecte sua fé. O logo da Jornada Mundial da Juventude a imagem de Maria, que representa o Cenáculo de Flores da Cunha, movimentos ligados à juventude e símbolos eucarísticos, também estarão representados no quadro”, explica Renata.

A julgar pelo entusiasmo das responsáveis, a comunidade florense e os milhares de visitantes irão encontrar verdadeiras obras de arte feitas com serragem. Segundo elas, o tapete deste ano será um dos mais bonitos já feitos pelo movimento, que desde 2007 está envolvido na confecção de um dos quadros de Corpus Christi. “Ele terá a nossa cara. O tema juventude nos permitiu criar algo que representa bem o que é o Cenáculo: um movimento de pessoas jovens de espírito”, pontua Juliana.

Corpus Christi une jovens pela fé
Os jovens estão se aproximando da Igreja Católica. Com eles está o jeito inovador e dinâmico de fazer as coisas, característico dessa faixa etária. Na celebração de Corpus Christi de Flores da Cunha, há pelos menos 49 anos os tradicionais tapetes têm a serragem como principal elemento. Contudo, os métodos utilizados para a criação deles não são mais os mesmos. Segundo as cenantes, hoje o projeto do Cenáculo é feito no computador, projetado na parede em tamanho real e por meio das imagens refletidas são desenhados os moldes utilizados como base. “Sempre acompanhei meu pai, Roque Trentin, na confecção dos tapetes de Otávio Rocha. Lembro que antigamente eram utilizadas tampinhas de garrafas e flores de camélia para fazer os tapetes, além da serragem. Tudo era feito no olho. Hoje temos a tecnologia a nosso favor. Imprimimos os moldes de base com a descrição das cores. Eles ficam no fundo e quem vai ajudar na confecção só precisa seguir as orientações e ir colocando a serragem”, conta Renata.

Para o grupo, o espírito de fé e de amizade envolve a comunidade durante a confecção dos tapetes, o que reafirma o real sentido de Corpus Christi. “Esse é um momento de união por um motivo maior – receber o próprio Cristo que passa pelos tapetes. Acredito que devemos manter essa tradição, mas precisamos renovar as ideias. Por isso, considero importante esse entrosamento dos jovens com a Igreja”, pontua Vivian Schiavenin. Conforme uma das coordenadoras do Cenáculo de Maria, Juliana Miranda, o grupo tem recebido total apoio. “No passado, os jovens eram vistos com desconfiança, mas hoje o movimento ganhou voz e conquistou um espaço muito grande. Esse público tem respondido de uma forma muito positiva ao chamado da Igreja. Esse é o resultado dessa interação”, afirma.

Trabalhos no Centro começam na próxima quarta-feira
Na próxima quarta-feira, dia 29, centenas de voluntários iniciarão a confecção dos 976m² de tapetes de serragem colorida no Centro de Flores da Cunha. Por isso, o trânsito será bloqueado no entorno da Praça da Bandeira e só será liberado no dia 3 de junho. Na quinta-feira, dia 30, a partir das 9h30min, os fiéis acompanharão a missa solene em frente à Igreja Matriz. Na sequência haverá procissão com bênção do Santíssimo Sacramento sobre os tapetes que estarão expostos na Avenida 25 de Julho e nas ruas Borges de Medeiros, Dr. Montaury e John Kennedy, no entorno da Praça da Bandeira.

À tarde, a partir das 13h30min, será realizada a 25ª Romaria ao Eremitério Frei Salvador. Milhares de fiéis seguem em oração até o Eremitério. No local, os devotos participam da missa com a bênção da saúde, dos pães, das hortaliças e das sementes. A caminhada começa na Rua Ernesto Alves e tem percurso de 4 quilômetros.

Os tapetes na área central de Flores da Cunha ficarão expostos até domingo, dia 2 de junho. Além disso, peças serão confeccionadas nos distritos de Otávio Rocha e Mato Perso, também com visitação aberta à comunidade.

Programação no Centro de Flores da Cunha

Dia 27/05 – Segunda-feira
Tríduo Preparatório com o tema Por que creio em Deus Pai?
18h – No salão paroquial.
20h – No Eremitério Frei Salvador.

Dia 28/05 – Terça-feira
Tríduo Preparatório com o tema Por que creio em Jesus Cristo?
18h – No salão paroquial.
20h – No Eremitério Frei Salvador.

Dia 29/05 – Quarta-feira
Tríduo Preparatório com o tema Por que creio no Espírito Santo?
18h – No salão paroquial.
20h – No Eremitério Frei Salvador.

Dia 30/05 – Quinta-feira – Corpus Christi
9h30min – Missa defronte a Igreja Matriz e procissão de Corpus Christi com bênção do Santíssimo Sacramento.
12h – Almoço partilhado no salão paroquial.
13h30min – Romaria ao Eremitério Frei Salvador, seguida de missa e bênção da saúde, dos pães, das mudas e sementes.
Todo o dia – Turistas poderão confeccionar seu próprio tapete na Praça da Bandeira ao som do saxofonista Adão Leo.
Todo o dia – Venda de chocolates (Chocolate com Arte) e de produtos coloniais (roteiro turístico Compassos da Mérica, Mérica).
Museu – O Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi estará aberto nos dias 30 de maio e 1º e 2 de junho das 10h às 17h. Na sexta, dia 31, o atendimento é normal.

Programação em Otávio Rocha

- No distrito florense de Otávio Rocha, o chamado Longo Tapete, tradicionalmente feito defronte à Igreja Matriz São Marcos, seguirá o tema da Campanha da Fraternidade 2013: Eucaristia e Juventude.
- Conforme o pároco, padre Vitor Cecatto, além do tema central a obra irá exaltar elementos religiosos como o trigo e o vinho, entre outros. A confecção do tapete iniciará na quarta-feira, dia 29, com a colocação da serragem.
- Na quinta-feira, dia de Corpus Christi, pela manhã, todas as comunidades da paróquia e os diversos grupos da igreja trabalharão na conclusão e ornamentação do tapete.
- Às 15h de quinta haverá missa em adoração e bênção ao Santíssimo Sacramento, com procissão sobre o Longo Tapete.

Programação em Mato Perso

Dia 30/05 – Quinta-feira – Dia de Corpus Christi
9h – Missa na Igreja Matriz.
- O tapete de Corpus Christi ficará exposto até segunda-feira, dia 3 de junho, no salão comunitário da capela Santa Juliana.

Dia 02/06 – Domingo
10h – Visita do bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni.

Dia 03/06 – Segunda-feira
19h30min – Palestra organizada pela Escola Antônio de Souza Neto com o frei Jaime Bettega, pároco da Igreja Imaculada Conceição (Capuchinhos), no bairro Rio Branco, em Caxias do Sul.

Programação em Nova Pádua
Dia 30/05 – Quinta-feira – Dia de Corpus Christi
9h – Missa na Igreja Matriz. Após, procissão no entorno da igreja.

Fonte: prefeitura de Flores da Cunha.


Marlene Andrade, Roberto dos Reis (Gauchinho), Suzana Pimentel e Gelson Santos trabalham na confecção da serragem que servirá como base dos tapetes de Corpus Christi. No total, foram coloridas cerca de 40 toneladas do material que ganhou 14 diferentes tonalidades. A distribuição iniciará na segunda-feira, dia 27.

Inquérito Diocesano tem parecer favorável do Vaticano

A beatificação e canonização de frei Salvador Pinzetta está cada vez mais próxima. Há 15 dias a Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano, emitiu um Decreto de Validade do processo, o que significa que o inquérito foi aprovado sob o ponto de vista jurídico. Conforme o frei dom Ângelo Salvador, nenhuma alteração será necessária. O religioso informa, ainda, que houve uma mudança na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. O frei Carlo Carloni assumiu o cargo de postulador-geral da Ordem no lugar do frei Florio Tessari.

Carloni pediu à Congregação que nomeasse um relator externo para o processo e indicou o nome de dom Ângelo para o ‘cargo’. “Fui indicado, mas ainda não fui nomeado. Caso a nomeação ocorra, o que penso que ocorrerá no dia da Romaria, minha tarefa será elaborar uma biografia documentada da vida de frei Salvador, com base no processo. Com essa biografia, o relator (Carlo Carloni) fará o que se chama de Positio, que é uma posição da questão. A partir desse documento a Congregação vai dizer se o processo tem todos os elementos que comprovam que frei Salvador viveu uma vida cristã exemplar”, aponta.

Dom Ângelo diz que assim que for nomeado fará uma viagem para Roma a fim de se informar sobre como deve conduzir seu trabalho. “Assim que iniciar, pretendo concluir a biografia em, no máximo, seis meses”, projeta. Na sequência, a Congregação irá analisar e definir se, de fato, frei Salvador merece ser canonizado. “Após, ele passa a chamar-se venerável. Feito isso, se inicia outro processo independente, com uma nova comissão diocesana, para comprovar que ele fez um milagre. A nossa estratégia é fazer tudo o que cabe a nós o mais rápido possível, mas temos que ter paciência”, emenda dom Ângelo.

O religioso destaca que quando esta etapa do inquérito estiver de acordo com o solicitado pela Congregação não deve demorar muito para a canonização ser anunciada. “Dizem que existem 3 mil processos na frente, mas a ordem de julgamento se dá conforme os processos são concluídos. Não precisaremos esperar esses 3 mil. O julgamento se dará de acordo com a nossa agilidade”, argumenta.


Documentos foram enviados para Roma (Itália) no final de outubro de 2012. Antes, houve a sessão de clausura da documentação para a santificação de frei Salvador, ocorrida no salão paroquial florense com a presença do bispo diocesano, dom Alessandro Ruffinoni (D), e dom Ângelo Domingos Salvador (ao centro). (Foto/Arquivo O Florense)

Desde 2007 o Cenáculo de Maria é responsável pela elaboração e confecção de um dos tapetes de Corpus Christi: da esquerda para a direita, Elizandra Cristóvão, Andremara Meneguel, Vivian Schiavenin, Alberto dos Santos e Renata Trentin. - Mirian Spuldaro
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário