Geral

Copa Internacional encerra com vencedores florenses

Equipe da categoria sub-15 do Nova Era bateu o Vila Nova, de Passo Fundo, e garantiu a taça. Finais aconteceram no dia 21

Flores da Cunha, além de sediar a 6ª Copa Internacional de Futebol de Campo, garantiu um título entre as seis categorias que disputaram a final da competição no dia 21 de janeiro. O time sub-15 do Centro de Treinamento Nova Era garantiu a permanência do troféu na cidade ao vencer o Vila Nova, de Passo Fundo, no Estádio Municipal Homero Soldatelli. Nos sete dias do torneio foram disputadas 166 partidas pelas 81 equipes participantes, totalizando 1,5 mil meninos gaúchos, catarinenses, paranaenses e do Paraguai. As redes balançaram 596 vezes, ou seja, a média foi de 3,6 gols por partida. Sete jogos foram decididos nos pênaltis.

O Nova Era participou da Copinha com 10 equipes divididas nas diferentes categorias. Além da sub-15 campeã, duas ficaram em terceiro lugar (sub-15 e sub-17) e uma foi vice (sub-16). O time vencedor tem cinco meninos florenses – o restante era paraguaio e de algumas cidades gaúchas. Essa mesma equipe viajou para Osório na manhã do dia 24 para disputar outro campeonato.

Dois dos jogadores que integram a equipe vencedora da categoria sub-15 permaneceram em Flores: Leonardo Tolescatto e Kevin Cardoso de Miranda, ambos com 15 anos. Ainda um pouco tímidos com perguntas e questionamentos, os meninos se saíram bem e demonstraram que o que querem para o futuro é “viver do futebol”, como resumiu o estudante Kevin, morador do distrito de Otávio Rocha, que há oito anos treina no Nova Era. “Vencer foi muito legal. Treinamos bastante e a vitória é uma recompensa pelo nosso trabalho e dedicação”, destaca. Kevin deve se apresentar no Grêmio em março – o menino já passou por alguns testes e deve voltar para uma segunda etapa de testes. Na equipe florense ele atua como lateral esquerdo.

Tolescatto, morador do bairro Aparecida, também espera colecionar outros títulos na promissora carreira esportiva nos campos de futebol. “Mesmo com pouco apoio, estamos nos dedicando e, com isso, os resultados estão aparecendo nos campos. Os campeonatos são uma grande experiência para nós”, conclui. Ele participou por cinco anos das categorias de base do Juventude e, em Flores, ocupa a posição de meia esquerda.

Eles representarão o Brasil
Os meninos do CT Nova Era irão embarcar no dia 25 de abril para a cidade de Camon, na França, para disputar um campeonato de futebol. Viajarão 16 meninos da categoria sub-15, mais três integrantes da comissão técnica. A volta está planejada para maio. Para a participação, a prefeitura repassou R$ 30 mil. Além disso, os pais dos atletas deverão contribuir com outros valores. Os integrantes do Nova Era buscam ainda apoio da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs). A expectativa dos meninos só uma: ganhar. A equipe integra a competição com outras 12 de diversos países – é a única brasileira.

A Escolinha
O Nova Era tem aproximadamente 200 alunos, entre meninos e meninas que treinam semanalmente com o pagamento de uma taxa mensal. O coordenador da entidade, Clério de Oliveira, destaca que incluir o esporte na vida das crianças é muito importante para seu desenvolvimento. “Trabalhamos com seriedade e profissionalismo. Buscamos sempre profissionais qualificados e professores formados nesses oito anos de atuação”, salienta Oliveira.

Resultados das finais da Copinha
Sub-12: Internacional (PoA) 3 x 1 Pépi (Antônio Prado)
Sub-13: EC Cruzeiro (PoA) 1 x 3 Passo Fundo/Vila Nova A (Passo Fundo)
Sub-14: EC Cruzeiro 0 x 1 Passo Fundo/Vila Nova A
Sub-15: Passo Fundo/Vila Nova A 0 x 1 CE Nova Era B (Flores da Cunha)
Sub-16: Internacional 12 x 0 CE Nova Era A
Sub-17: Ernestina 2 x 0 Geração 14 (Santo Ângelo)


Volante de Passo Fundo com origens em Flores
A rodada final da 6ª Copa Internacional contou com a participação de 12 times em seis categorias. Entre tantos jovens estava o volante do Passo Fundo/Vila Nova (categoria sub-14), Carlo Toscan, 13 anos. Ele ajudou o time na vitória por 1 x 0 sobre o Cruzeiro, de Porto Alegre. O guri bom de bola tem origens em Flores da Cunha: o pai, Ivair Toscan, é natural do Travessão Alfredo Chaves.

Carlo começou a jogar futebol com oito anos de idade, incentivado pelo pai, que na época começou a patrocinar a categoria dos nascidos em 1998 do time Passo Fundo/Vila Nova. Aproveitando a ligação com o time, o empresário matriculou o filho na escolinha para que ele ocupasse o tempo livre. Mal sabia Ivair que aquele ato mudaria a rotina do pequeno Carlo. Hoje o filho é considerado um dos craques da categoria sub-14 e, inclusive, está despertando o interesse de olheiros de equipes como o Internacional, que recentemente assistiram o jovem atuando e o convidaram a fazer um teste.

De acordo com Ivair, que aproveitou o final de semana para ver o filho atuar nos gramados florenses e também para participar do segundo encontro da Família Toscan, no Travessão Alfredo (onde viveu até os 14 anos de idade), o maior sonho do filho ser jogador profissional. “Estamos dando todo o apoio que a carreira dele seja um sucesso. Sabemos que ele conseguirá, pois é um jovem dedicado e disciplinado”, conta o pai.



Kevin Miranda (E) e Leonardo Tolescatto atuaram pela equipe local. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário