Geral

Consulta Popular é prorrogada

Eleitores podem votar nas suas prioridades até às 23h59min de sexta-feira

O eleitor que ainda não abriu o site www.vota.rs.gov.br e elencou sua prioridade na Consulta Popular ganhou mais um tempinho. O prazo, que encerrava nesta quinta-feira, foi prorrogado para a meia-noite de sexta-feira, dia 29. A medida atende a pedido dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), que acreditam que algumas cidades ainda não alcançaram o índice devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo, que aconteceu na quarta-feira e acarretou em uma redução do expediente em diversas repartições e empresas pelo estado. Em dois dias, foram mais de 250 mil votos pela internet.

Na tarde da quinta-feira, de acordo com dados da Assessoria de Desenvolvimento Regional (ADRE) da UCS, dos 22.857 eleitores florenses, apenas 412 tinham participado – 1,8% apenas. Desta forma Flores seguia desclassificada - para ser habilitada para receber recursos, Flores da Cunha precisa da participação de pelo menos 5% do total de eleitores.  O município de Nova Pádua também estaria desclassificado e, entre os 495 municípios participantes, tinha a menor participação – apenas 15 votos dos 2.308 eleitores paduenses. Em Nova Pádua o percentual que deve ser alcançado é de 6% – ele varia conforme o número de eleitores de cada cidade.

A população pode votar pelo site vota.rs.gov.br/e também pelo aplicativo de celular www.facilita.rs.gov.br/pages/index.html. Em todas as opções é necessário o número do Título de Eleitor.

A Consulta Popular vai relacionar as prioridades de 28 regiões do estado, representando os 497 municípios. Nesta edição, o governo do Estado vai investir R$ 80 milhões, valor 33% a mais do que foi distribuído no ano passado (R$ 60 milhões). Os projetos selecionados foram definidos anteriormente em assembleias.

Cada um dos 28 Coredes homologou entre seis e dez prioridades. Elas estão disponíveis para escolha nas cédulas de votação. As que receberem mais votos terão as verbas destinadas para implantação.

 

Quais as prioridades da Serra

- Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural;

- Ampliação, reforma, e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS;

- Reaparelhamento dos Órgãos da Segurança;

Regionalização do Turismo;

- Apoio aos Arranjos Produtivos Locais – APLs;

- Incubadoras empresariais (Apoio a incubadoras tecnológicas);

- Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem;

- Aquisição de veículos para o Saúde da Família;

- Expansão e Fortalecimento do Controle Social no Rio Grande do Sul (Apoio à Criação e fortalecimento dos conselhos municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência);

- Apoio aos Distritos Industriais Municipais.

 - Leonardo Moraes/SPGG
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário