Geral

Construindo um mundo melhor

Há três décadas e meia, quatro jovens, entre 10 e 14 anos, simplesmente queriam praticar as ideias do escotismo, e acabaram sendo os incentivadores do Grupo Escoteiro Alberto Mattioni, que tem evento comemorativo neste sábado, dia 20

O Grupo Escoteiro Alberto Mattioni de Flores da Cunha está em comemoração. Completando 35 anos no município, a entidade foi fundada por quatro jovens – Alexandre Todeschini, Fabiano Curra, Jasser dos Reis e Vitor Beazutti –, que resgataram o movimento escoteiro local. A fundação ocorreu em 14 de setembro de 1983, como uma alternativa às dificuldades de deslocamento dos escoteiros iniciantes, que contavam com o revezamento das mães para irem até Caxias do Sul, onde frequentavam um grupo de escoteiros.

O início das atividades em Flores da Cunha foi oficializado na Praça da Bandeira, sendo seu primeiro presidente Juarte Todeschini. Por 20 anos sem sede fixa, os membros florenses se encontravam no bosque do Parque da Vindima Eloy Kunz e no antigo restaurante panorâmico. No ano de 2000, teve início a construção da sede, que permaneceu junto ao parque, onde se instalaram definitivamente em março de 2003 e permanecem até hoje.

Conforme o atual presidente da entidade, Julio Cesar Colleraus, o Grupo Escoteiro Alberto Mattioni vem desenvolvendo uma função muito relevante em Flores da Cunha. “Ao longo dos anos, o escotismo vem preparando os jovens por meio de um movimento educacional que tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais.

Assim, o escoteiro deve ser preparado para se tornar um cidadão responsável, participante e útil na sua comunidade”, enfatiza Colleraus. “É muito gratificante ser presidente de um grupo onde todos têm o mesmo objetivo, visando contribuir voluntariamente para a formação de crianças e jovens, por meio dos Princípios do Escotismo”, finaliza o presidente.

Hoje o grupo é formado por 107 integrantes, entre jovens participantes dos ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro, além de adultos voluntários e da diretoria.

Atualmente, o grupo é formado por 107 crianças e jovens, além de voluntários e diretoria. -  Grupo Escoteiro Alberto Mattioni/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário