Conheça os integrantes do segundo escalão da prefeitura florense
Prefeito Lídio Scortegagna avalia as primeiras ações de governo e projeta o trabalho ao longo de 2013 em entrevista concedida ao O Florense
Lídio Scortegagna (PMDB) está satisfeito ao fechar o primeiro mês de trabalho à frente da prefeitura de Flores da Cunha porque o período foi de “organização da casa”. O prefeito se inteirou de processos administrativos, contratos em vigência e projetou o que poderá ser colocado em prática em 2013 entre os compromissos de campanha assumidos durante o período eleitoral. Entre eles, o da qualificação da educação, visando um crescimento interno no município.
O início do trabalho teve foco na educação, com retorno, segundo Scortegagna, imediato. “Nosso principal ganho nesses 30 dias foi esse investimento na educação, por meio da gratuidade do transporte para os universitários. Foi um salto na administração e todo mundo pode reconhecer isso. Esse compromisso com a comunidade é de seriedade e um reflexo do que queremos para esses quatro anos”, valoriza o prefeito.
Junto aos secretários, os primeiros dias foram de diálogo. “Umas das coisas que pedimos foi essa proximidade, abrindo o diálogo com todos os servidores. Queremos que todos se juntem à administração”, destaca. Trabalhos com contratos, prestadores de serviços e projetos iniciados na administração anterior foram avaliados pelo prefeito nestes primeiros dias. “Revogamos alguns contratos de serviços existentes que não eram satisfatórios. Estamos resolvendo da melhor forma. Isso porque entendemos que o atendimento às pessoas deve ser feito de uma forma diferente, com maior presteza e maior dedicação”, aponta.
Um dos projetos encaminhados pelo ex-prefeito Ernani Heberle (PDT), o da drenagem do Arroio Curuzu (em São Cristóvão) e nas imediações do Acesso Sul, sofrerá alterações. O plano contratado no final de 2012 era para um levantamento executivo das obras, o qual ainda não iniciou. Scortegagna participou de uma visita com um especialista em toda a região afetada pelos alagamentos. “Precisamos de um plano de drenagem dessa bacia e não um projeto para uma obra específica. A situação surgiu ao longo dos anos e não foi planejado nada. Estamos vendo alguns recursos para realizar essa que é uma obra caríssima”, adianta o prefeito, sem citar números.
Neste primeiro mês Scortegagna também relata alguns processos internos da qual são heranças de antigas administrações. “Esses 30 dias foram muito produtivos embora tenhamos descoberto que se tinha uma linha de trabalho de muitos processos administrativos, de problemas que não eram resolvidos. Uma série de processos está em andamento. Vamos dar continuidade a todos os casos e procurar fazer o melhor para resolvê-los”, pondera Lídio.
Voltando a citar o diálogo, o peemedebista diz que participou de encontros com entidades municipais para buscar boas ideias de trabalho. Junto aos servidores foi feita a reposição salarial prevista de 5%, como estava no orçamento, além do pagamento de licenças atrasadas. “Estamos acomodando as coisas, ouvindo, vendo o que temos de ferramentas. Estamos implantando alguns serviços, por isso pedimos a compreensão da população, pois tudo será encaminhado no seu tempo”, avisa. Lídio também compôs o segundo escalão do funcionalismo – a maioria composta por diretorias. Em muitos cargos foram aproveitados servidores de carreira, que passaram a receber Funções Gratificadas (FGs).
Quem integra o primeiro e segundo escalão da prefeitura florense
Gabinete do Prefeito
Prefeito: Lídio Scortegagna
Vice-prefeito: Almir Zanin
Procurador-Geral: Paulo Roberto Mascarello Graff
Chefe de Gabinete: Elio Dal Bó
Diretoria de Imprensa: Ana Carolina Sirtori
Secretária do prefeito: Ana Caroline Zeiser Kovaleski
Subprefeituras
Otávio Rocha: subprefeito Remi Damin
Mato Perso: subprefeito Valdir Luvison
Secretaria de Obras e Viação
Para o secretário de Obras e Viação e vice-prefeito Almir Zanin a prioridade de trabalho será as obras já iniciadas na última administração, evitando prejuízos ao que já foi investido. “Temos um cronograma que inclui São Vítor, o bairro São José, São Gotardo, São Cristóvão, Linha 40, Linha 80, além do patrolamento nas estradas do interior. Este primeiro mês foi destinado a dar continuidade nas obras já iniciadas”, conclui Zanin. A limpeza urbana também entra no cronograma, assim como a Rua Luiz Zanandréa, em São Cristóvão (Arroio Curuzu), que está interditada desde o ano passado.
Diretoria de Oficinas: Sérgio Antonio Nesello
Diretoria de Pavimentação Asfáltica: Valdir Schiavenin
Diretoria de Execução de Obras: Jacir Motterle
Diretoria de Serviços Urbanos: José Luís de Souza
Departamento de Estradas de Rodagem: Janir Fiorese
Departamento de Máquinas e Equipamentos Asfálticos: Luiz Eugenio Fumegalli
Departamento de controle de Distribuidor Pneumático de Asfalto: Edmundo de Moraes
Departamento de Topografia: Deonir José Zulian
Divisão de Iluminação Pública: Darci Osmar da Silva
Divisão de Construção: Jair da Costa e Vilson da Conceição
Assessoria da Secretaria: Sabrina Brum Silveira
Secretaria de Educação, Cultura e Desporto
Na área da educação, a secretária Ana Paula Zamboni Webber destaca uma proposta com avaliação e planejamento priorizando uma educação de qualidade, assim como diz o lema escolhido nesta administração – Por uma educação de qualidade. “Nosso objetivo é desenvolver uma política pública necessária, com estrutura física, investimento nos recursos humanos, uma equipe gestora agregadora, isso tudo vindo de acordo com as peculiaridades de cada escola. Aumentamos a carga horária da equipe pedagógica, assim como a ampliação do currículo das séries iniciais. Nossas primeiras ações serão desenvolvidas exatamente para as séries iniciais”, adianta a secretária. Estudos com ações visando um ambiente saudável de aprendizagem nas escolas estão em andamento.
Departamento de Educação: Taísa Verdi
Departamento de Creches e Pré-Escola: cargo não preenchido
Departamento de Centros Ocupacionais: Neide Maria Panazzolo Zenatto
Departamento de Cultura: Lorete Maria Calza Paludo
Departamento de Recreação, Lazer e Atividades Desportivas: cargo não preenchido
Departamento de Atendimento Psicológico a Educandos: cargo não preenchido
Departamento de Atendimento a Fonoaudiólogo e Educandos: cargo não preenchido
Divisão de Transporte Escolar: Rosane Dalsoglio
Divisão de Supervisão, Orientação Educacional e CPMs: cargo não preenchido
Divisão de Atendimento ao Infra e Superdotado: cargo não preenchido
Divisão de Esporte e Atletismo de Escolas: Luis Osmar Breginski
Setor de Museu, Arquivo Histórico e Atelier Livre: cargo não preenchido
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
O secretário Jones Piroli planeja para os primeiroS meses de administração um atendimento ao agricultor com assistência e qualificação. “Neste primeiro mês fizemos um convênio com a Emater, que ficará com a assistência técnica e vamos ter cursos de qualificação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com o objetivo de manter o jovem na colônia. Outras ações serão voltadas ao incentivo da agroindústria familiar”, aponta Piroli. O subsídio de serviços de máquinas, manutenção de estradas e controle do mosquito borrachudo também terão destaque, assim como o incentivo na participação em feiras agroindustriais.
Departamento de Conservação dos Próprios Públicos: cargo não preenchido
Departamento de Agricultura, Pecuária e Assistência Social: Diogo Biazus Terres
Divisão de Viveiro e Horto Florestal: Marlene Andrade
Divisão de Combate ao Borrachudo: cargo não preenchido
Setor de Telefonia Social Rural: cargo não preenchido
Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços
Na pasta de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, o secretário Everton Scarmin adianta que o calendário deverá seguir eventos tradicionais no município, além da criação de um Plano Municipal de Turismo. “Começamos a definir o Rodeio Crioulo Nacional com melhorias no Parque de Rodeios. Definimos a Semana Farroupilha, que já inicia processos de captação de recursos via Lei de Incentivo à Cultura (Lic). Temos diversas reuniões regionais com a AtuaSerra e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS). Queremos ainda consolidar o Conselho Municipal de Turismo (Comtur)”, lista Scarmin. Na indústria, a secretaria está subsidiando horas de máquinas e brita para pátios de empresas, além da renovação do contrato com o Centro Empresarial para o transporte de gratuito de alunos ao Senai de Caxias do Sul e de Antônio Prado.
Departamento de Turismo: Fátima Rosane Herber Ortiz
Departamento de Administração do Camping: Mauro Roque Bach
Departamento de Apoio à Indústria, Comércio e Serviços: Fábio Lopes Fagundes
Divisão de Eventos Oficiais: Simone Balico Frank
Secretaria de Saúde
A titular da Saúde, Sônia Beatriz Montanari, complementa que o primeiro mês foi de continuidade das ações imediatas de atendimento. “Apagamos alguns incêndios nesses dias, mas vamos buscar agora uma modificação do sistema de senhas, classificando por urgências e emergências, além de criar um programa contra o tabagismo. Serão grupos que realmente podem se ajudar, em uma ação de saúde preventiva. Teremos a contratação de dois médicos clínicos gerais que devem auxiliar na demanda do posto central e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”, salienta Sônia. A atenção também será voltada para melhorar o atendimento e na renovação dos credenciamentos de todas as especialidades médicas.
Diretoria de Enfermagem: Milena Gizeria Boniatti
Diretoria de Pacs/PSF: cargo não preenchido
Departamento de Zoonoses: cargo não preenchido
Departamento Administrativo: Elizabete Uliana Ascari
Departamento de Saúde Geral: Ivadreia Costa Flores
Departamento de Assistência Médica: Clair Battastini
Departamento de Assistência Odontológica: cargo não preenchido
Departamento de Assistência à Mulher e à Criança: Silvia Marisa Moresco Tomazzo
Departamento de Unidade Sanitária Municipal: Nita Lucia Zim
Departamento de Odontologia Preventiva: cargo não preenchido
Divisão de Fiscalização Sanitária: cargo não preenchido
Secretaria de Desenvolvimento Social
Ricardo Espíndola, secretário de Desenvolvimento Social, planeja um trabalho focado em três áreas: assistência social, habitação e trabalho. “Fizemos um diagnóstico da secretaria para dar continuidade a todas as ações. Vamos buscar, com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), cursos de qualificação, além de descentralizar alguns atendimentos. Na assistência social vamos seguir com o atendimento técnico. No trabalho temos a reativação da agência do Sine em nível regional e na habitação vamos desenvolver estudos para áreas de novos loteamentos”, complementa Espíndola.
Diretoria de Desenvolvimento Social: Samuel de Barros Dias
Departamento de Habitação: cargo não preenchido
Departamento de Trabalho: Pedro Fernando Wuttke Quintanilha
Departamento de Assistência Social: Marcia Elisa Borelli
Secretaria de Fazenda
Na secretaria de Fazenda, o secretário Jorge Dal Bó iniciou a administração com um trabalho anual, o cadastro do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), assim como o levantamento dos talões de produtores. “Fizemos a revisão do Talão para a apuração do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além da emissão dos carnês do IPTU. Pretendemos neste ano fazer a contratação de uma empresa para atualizar o cadastro do IPTU, incluindo áreas que hoje fazem parte da área urbana, mas que ainda não estão fazendo o pagamento”, adianta Dal Bó.
Diretoria de Contabilidade: Flávia Bombardelli
Departamento de Arrecadação e Cadastro: Adriana de Fátima Ruviaro
Divisão de Cadastro da Produção: Cibele Tobias de Carvalho
Divisão de Informática e Geoprocessamento: Anderson Vanelli
Divisão de Tesouraria: Lucimar Godoi
Divisão de Fiscalização: cargo não preenchido
Setor de Cemitério Municipal: Neiva de Fátima Chinato
Secretaria de Administração e Governo
Para o secretário Luiz Antônio Zenatto o início do ano é de trabalho e período de renovação de contratos de serviços. “Começos o ano fazendo a verificação de todos os contratos, cuidando datas de vencimentos e fazendo a avaliação de cada um deles. Trabalhamos também na elaboração de projetos de lei, nomeações, decretos e prestação de serviços de todas as secretarias municipais. Tudo acaba passando por aqui”, acrescenta Zenatto. O início do ano letivo também movimenta a secretaria com contratações, além da folha de pagamento dos funcionários.
Diretoria de Compras: Josseane Piazza
Diretoria de Pessoal: Lidiane Figueiredo
Departamento de Almoxarifado: Evandro José Pellin
Divisão de Patrimônio: Suzana Maria Franceschini Bebber
Setor de Protocolo: Adriana Maria Polidoro dos Santos
Assessora da Secretaria: Geovania Capelin
Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito
A secretária Ana Paula Ropke Cavagnoli começou a administração dando atenção para prioridades como a coleta do lixo e projetos que contam com verbas estaduais ou federais, necessitando de uma continuidade. “A compra de mais contêineres de lixo, além de um cronograma de limpeza, estão entre as prioridades. Temos também as mudanças que já estão sendo feitas na área central, como as vagas para idosos e deficientes. Estamos acompanhando as verbas e as obras iniciadas, como a ampliação do posto de saúde, algumas mudanças no projeto do ginásio poliesportivo e a drenagem de São Cristóvão”, destaca Ana Paula. A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) em Lagoa Bela, o transporte público e a revitalização da Avenida 25 de Julho e da Praça da Bandeira também foram lembrados pela secretária.
Diretoria de Meio Ambiente: Franciele Zorzi
Diretoria de Segurança e Trânsito: Decio Stangherlin
Departamento de Licenciamento Ambiental: Rosiane Pradella
Departamento de Projetos e Planejamento Urbano: cargo não preenchido
Departamento de Trânsito: Carlos Alberto Orso
Divisão de Fiscalização: Orjana D’Ávila de Souza
Fonte: Prefeitura de Flores da Cunha.
O início do trabalho teve foco na educação, com retorno, segundo Scortegagna, imediato. “Nosso principal ganho nesses 30 dias foi esse investimento na educação, por meio da gratuidade do transporte para os universitários. Foi um salto na administração e todo mundo pode reconhecer isso. Esse compromisso com a comunidade é de seriedade e um reflexo do que queremos para esses quatro anos”, valoriza o prefeito.
Junto aos secretários, os primeiros dias foram de diálogo. “Umas das coisas que pedimos foi essa proximidade, abrindo o diálogo com todos os servidores. Queremos que todos se juntem à administração”, destaca. Trabalhos com contratos, prestadores de serviços e projetos iniciados na administração anterior foram avaliados pelo prefeito nestes primeiros dias. “Revogamos alguns contratos de serviços existentes que não eram satisfatórios. Estamos resolvendo da melhor forma. Isso porque entendemos que o atendimento às pessoas deve ser feito de uma forma diferente, com maior presteza e maior dedicação”, aponta.
Um dos projetos encaminhados pelo ex-prefeito Ernani Heberle (PDT), o da drenagem do Arroio Curuzu (em São Cristóvão) e nas imediações do Acesso Sul, sofrerá alterações. O plano contratado no final de 2012 era para um levantamento executivo das obras, o qual ainda não iniciou. Scortegagna participou de uma visita com um especialista em toda a região afetada pelos alagamentos. “Precisamos de um plano de drenagem dessa bacia e não um projeto para uma obra específica. A situação surgiu ao longo dos anos e não foi planejado nada. Estamos vendo alguns recursos para realizar essa que é uma obra caríssima”, adianta o prefeito, sem citar números.
Neste primeiro mês Scortegagna também relata alguns processos internos da qual são heranças de antigas administrações. “Esses 30 dias foram muito produtivos embora tenhamos descoberto que se tinha uma linha de trabalho de muitos processos administrativos, de problemas que não eram resolvidos. Uma série de processos está em andamento. Vamos dar continuidade a todos os casos e procurar fazer o melhor para resolvê-los”, pondera Lídio.
Voltando a citar o diálogo, o peemedebista diz que participou de encontros com entidades municipais para buscar boas ideias de trabalho. Junto aos servidores foi feita a reposição salarial prevista de 5%, como estava no orçamento, além do pagamento de licenças atrasadas. “Estamos acomodando as coisas, ouvindo, vendo o que temos de ferramentas. Estamos implantando alguns serviços, por isso pedimos a compreensão da população, pois tudo será encaminhado no seu tempo”, avisa. Lídio também compôs o segundo escalão do funcionalismo – a maioria composta por diretorias. Em muitos cargos foram aproveitados servidores de carreira, que passaram a receber Funções Gratificadas (FGs).
Quem integra o primeiro e segundo escalão da prefeitura florense
Gabinete do Prefeito
Prefeito: Lídio Scortegagna
Vice-prefeito: Almir Zanin
Procurador-Geral: Paulo Roberto Mascarello Graff
Chefe de Gabinete: Elio Dal Bó
Diretoria de Imprensa: Ana Carolina Sirtori
Secretária do prefeito: Ana Caroline Zeiser Kovaleski
Subprefeituras
Otávio Rocha: subprefeito Remi Damin
Mato Perso: subprefeito Valdir Luvison
Secretaria de Obras e Viação
Para o secretário de Obras e Viação e vice-prefeito Almir Zanin a prioridade de trabalho será as obras já iniciadas na última administração, evitando prejuízos ao que já foi investido. “Temos um cronograma que inclui São Vítor, o bairro São José, São Gotardo, São Cristóvão, Linha 40, Linha 80, além do patrolamento nas estradas do interior. Este primeiro mês foi destinado a dar continuidade nas obras já iniciadas”, conclui Zanin. A limpeza urbana também entra no cronograma, assim como a Rua Luiz Zanandréa, em São Cristóvão (Arroio Curuzu), que está interditada desde o ano passado.
Diretoria de Oficinas: Sérgio Antonio Nesello
Diretoria de Pavimentação Asfáltica: Valdir Schiavenin
Diretoria de Execução de Obras: Jacir Motterle
Diretoria de Serviços Urbanos: José Luís de Souza
Departamento de Estradas de Rodagem: Janir Fiorese
Departamento de Máquinas e Equipamentos Asfálticos: Luiz Eugenio Fumegalli
Departamento de controle de Distribuidor Pneumático de Asfalto: Edmundo de Moraes
Departamento de Topografia: Deonir José Zulian
Divisão de Iluminação Pública: Darci Osmar da Silva
Divisão de Construção: Jair da Costa e Vilson da Conceição
Assessoria da Secretaria: Sabrina Brum Silveira
Secretaria de Educação, Cultura e Desporto
Na área da educação, a secretária Ana Paula Zamboni Webber destaca uma proposta com avaliação e planejamento priorizando uma educação de qualidade, assim como diz o lema escolhido nesta administração – Por uma educação de qualidade. “Nosso objetivo é desenvolver uma política pública necessária, com estrutura física, investimento nos recursos humanos, uma equipe gestora agregadora, isso tudo vindo de acordo com as peculiaridades de cada escola. Aumentamos a carga horária da equipe pedagógica, assim como a ampliação do currículo das séries iniciais. Nossas primeiras ações serão desenvolvidas exatamente para as séries iniciais”, adianta a secretária. Estudos com ações visando um ambiente saudável de aprendizagem nas escolas estão em andamento.
Departamento de Educação: Taísa Verdi
Departamento de Creches e Pré-Escola: cargo não preenchido
Departamento de Centros Ocupacionais: Neide Maria Panazzolo Zenatto
Departamento de Cultura: Lorete Maria Calza Paludo
Departamento de Recreação, Lazer e Atividades Desportivas: cargo não preenchido
Departamento de Atendimento Psicológico a Educandos: cargo não preenchido
Departamento de Atendimento a Fonoaudiólogo e Educandos: cargo não preenchido
Divisão de Transporte Escolar: Rosane Dalsoglio
Divisão de Supervisão, Orientação Educacional e CPMs: cargo não preenchido
Divisão de Atendimento ao Infra e Superdotado: cargo não preenchido
Divisão de Esporte e Atletismo de Escolas: Luis Osmar Breginski
Setor de Museu, Arquivo Histórico e Atelier Livre: cargo não preenchido
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
O secretário Jones Piroli planeja para os primeiroS meses de administração um atendimento ao agricultor com assistência e qualificação. “Neste primeiro mês fizemos um convênio com a Emater, que ficará com a assistência técnica e vamos ter cursos de qualificação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com o objetivo de manter o jovem na colônia. Outras ações serão voltadas ao incentivo da agroindústria familiar”, aponta Piroli. O subsídio de serviços de máquinas, manutenção de estradas e controle do mosquito borrachudo também terão destaque, assim como o incentivo na participação em feiras agroindustriais.
Departamento de Conservação dos Próprios Públicos: cargo não preenchido
Departamento de Agricultura, Pecuária e Assistência Social: Diogo Biazus Terres
Divisão de Viveiro e Horto Florestal: Marlene Andrade
Divisão de Combate ao Borrachudo: cargo não preenchido
Setor de Telefonia Social Rural: cargo não preenchido
Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços
Na pasta de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, o secretário Everton Scarmin adianta que o calendário deverá seguir eventos tradicionais no município, além da criação de um Plano Municipal de Turismo. “Começamos a definir o Rodeio Crioulo Nacional com melhorias no Parque de Rodeios. Definimos a Semana Farroupilha, que já inicia processos de captação de recursos via Lei de Incentivo à Cultura (Lic). Temos diversas reuniões regionais com a AtuaSerra e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS). Queremos ainda consolidar o Conselho Municipal de Turismo (Comtur)”, lista Scarmin. Na indústria, a secretaria está subsidiando horas de máquinas e brita para pátios de empresas, além da renovação do contrato com o Centro Empresarial para o transporte de gratuito de alunos ao Senai de Caxias do Sul e de Antônio Prado.
Departamento de Turismo: Fátima Rosane Herber Ortiz
Departamento de Administração do Camping: Mauro Roque Bach
Departamento de Apoio à Indústria, Comércio e Serviços: Fábio Lopes Fagundes
Divisão de Eventos Oficiais: Simone Balico Frank
Secretaria de Saúde
A titular da Saúde, Sônia Beatriz Montanari, complementa que o primeiro mês foi de continuidade das ações imediatas de atendimento. “Apagamos alguns incêndios nesses dias, mas vamos buscar agora uma modificação do sistema de senhas, classificando por urgências e emergências, além de criar um programa contra o tabagismo. Serão grupos que realmente podem se ajudar, em uma ação de saúde preventiva. Teremos a contratação de dois médicos clínicos gerais que devem auxiliar na demanda do posto central e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”, salienta Sônia. A atenção também será voltada para melhorar o atendimento e na renovação dos credenciamentos de todas as especialidades médicas.
Diretoria de Enfermagem: Milena Gizeria Boniatti
Diretoria de Pacs/PSF: cargo não preenchido
Departamento de Zoonoses: cargo não preenchido
Departamento Administrativo: Elizabete Uliana Ascari
Departamento de Saúde Geral: Ivadreia Costa Flores
Departamento de Assistência Médica: Clair Battastini
Departamento de Assistência Odontológica: cargo não preenchido
Departamento de Assistência à Mulher e à Criança: Silvia Marisa Moresco Tomazzo
Departamento de Unidade Sanitária Municipal: Nita Lucia Zim
Departamento de Odontologia Preventiva: cargo não preenchido
Divisão de Fiscalização Sanitária: cargo não preenchido
Secretaria de Desenvolvimento Social
Ricardo Espíndola, secretário de Desenvolvimento Social, planeja um trabalho focado em três áreas: assistência social, habitação e trabalho. “Fizemos um diagnóstico da secretaria para dar continuidade a todas as ações. Vamos buscar, com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), cursos de qualificação, além de descentralizar alguns atendimentos. Na assistência social vamos seguir com o atendimento técnico. No trabalho temos a reativação da agência do Sine em nível regional e na habitação vamos desenvolver estudos para áreas de novos loteamentos”, complementa Espíndola.
Diretoria de Desenvolvimento Social: Samuel de Barros Dias
Departamento de Habitação: cargo não preenchido
Departamento de Trabalho: Pedro Fernando Wuttke Quintanilha
Departamento de Assistência Social: Marcia Elisa Borelli
Secretaria de Fazenda
Na secretaria de Fazenda, o secretário Jorge Dal Bó iniciou a administração com um trabalho anual, o cadastro do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), assim como o levantamento dos talões de produtores. “Fizemos a revisão do Talão para a apuração do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além da emissão dos carnês do IPTU. Pretendemos neste ano fazer a contratação de uma empresa para atualizar o cadastro do IPTU, incluindo áreas que hoje fazem parte da área urbana, mas que ainda não estão fazendo o pagamento”, adianta Dal Bó.
Diretoria de Contabilidade: Flávia Bombardelli
Departamento de Arrecadação e Cadastro: Adriana de Fátima Ruviaro
Divisão de Cadastro da Produção: Cibele Tobias de Carvalho
Divisão de Informática e Geoprocessamento: Anderson Vanelli
Divisão de Tesouraria: Lucimar Godoi
Divisão de Fiscalização: cargo não preenchido
Setor de Cemitério Municipal: Neiva de Fátima Chinato
Secretaria de Administração e Governo
Para o secretário Luiz Antônio Zenatto o início do ano é de trabalho e período de renovação de contratos de serviços. “Começos o ano fazendo a verificação de todos os contratos, cuidando datas de vencimentos e fazendo a avaliação de cada um deles. Trabalhamos também na elaboração de projetos de lei, nomeações, decretos e prestação de serviços de todas as secretarias municipais. Tudo acaba passando por aqui”, acrescenta Zenatto. O início do ano letivo também movimenta a secretaria com contratações, além da folha de pagamento dos funcionários.
Diretoria de Compras: Josseane Piazza
Diretoria de Pessoal: Lidiane Figueiredo
Departamento de Almoxarifado: Evandro José Pellin
Divisão de Patrimônio: Suzana Maria Franceschini Bebber
Setor de Protocolo: Adriana Maria Polidoro dos Santos
Assessora da Secretaria: Geovania Capelin
Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito
A secretária Ana Paula Ropke Cavagnoli começou a administração dando atenção para prioridades como a coleta do lixo e projetos que contam com verbas estaduais ou federais, necessitando de uma continuidade. “A compra de mais contêineres de lixo, além de um cronograma de limpeza, estão entre as prioridades. Temos também as mudanças que já estão sendo feitas na área central, como as vagas para idosos e deficientes. Estamos acompanhando as verbas e as obras iniciadas, como a ampliação do posto de saúde, algumas mudanças no projeto do ginásio poliesportivo e a drenagem de São Cristóvão”, destaca Ana Paula. A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) em Lagoa Bela, o transporte público e a revitalização da Avenida 25 de Julho e da Praça da Bandeira também foram lembrados pela secretária.
Diretoria de Meio Ambiente: Franciele Zorzi
Diretoria de Segurança e Trânsito: Decio Stangherlin
Departamento de Licenciamento Ambiental: Rosiane Pradella
Departamento de Projetos e Planejamento Urbano: cargo não preenchido
Departamento de Trânsito: Carlos Alberto Orso
Divisão de Fiscalização: Orjana D’Ávila de Souza
Fonte: Prefeitura de Flores da Cunha.
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