Geral

Confirmado primeiro caso de gripe A

Paciente apresentou os sintomas há cerca de 40 dias e já fez o tratamento em Flores da Cunha

O Comitê Técnico de Enfrentamento da Influenza H1N1 confirmou nessa semana o primeiro caso de Gripe A no Município. O paciente é de Flores da Cunha, mas foi diagnosticado e medicado em Caxias do Sul. Conforme o médico pediatra e responsável pelo Comitê Técnico de Enfrentamento da Influenza H1N1, Alfredo Mazzochi Koppe, o paciente apresentou os sintomas há cerca de 40 dias e já fez o tratamento. Atualmente, sete adultos e quatro crianças estão usando a medicação tamiflu. Seis pessoas (dois adultos e quatro crianças) estão internadas no Hospital Nossa Senhora de Fátima e o restante já realizou ou está em tratamento em casa. De acordo com o médico, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, todos os pacientes que são indicados com suspeita da Gripe A já estão usando o medicamento. "Os pacientes que apresentam casos mais graves são coletadas amostras e encaminhadas para exame", diz Koppe. No momento quatro coletas foram feitas no Município e aguardam o resultado, que deve estar pronto em 30 dias. Segundo o médico, está diminuindo o número de atendimentos a pessoas com os sintomas de gripe nos centros de saúde. "Os antendimentos voltaram a normalidade e não há mais aquela procura demasiada. Graças as medidas preventivas, o município ficou a margem da epidemia e nada que fugisse do controle", frisou Koppe.

Novos hábitos de higiene nas escolas

Os cerca de quatro mil estudantes da rede municipal e estadual do Município retornaram às salas de aulas na última segunda-feira, dia 17, com novos hábitos de higiene. Depois da ampliação das férias escolares, devido as medidas preventivas à Gripe A, os alunos chegaram às escolas e logo receberam orientações de prevenção da influenza dentro dos estabelecimentos de ensino. Entre as medidas estão os cuidados especiais com a higienização dos equipamentos de uso comum, a utilização constante do álcool em gel, a intensificação da limpeza e a ventilação das salas de aula. Os estudantes receberam instruções para não tomarem água nos bebedouros, que foram lacrados, a evitar beijos e abraços, a não dividir lanches ou emprestar material. Eles também foram orientados a levarem suas próprias garrafas de água. A Secretaria de Educação distribuiu em cada uma das escolas municipais 15 litros de álcool gel. Na Escola Municipal 1º de Maio, todas as professoras receberam um tubo de álcool em gel para usar em sala de aula. A cada início de aula os alunos têm as mãos e classes higienizadas. "Passamos em todas as salas para informar sobre as precauções e os alunos estão orientados para cada entrada em sala de aula fazer a higienização", frisa a diretora, Flávia Sandi Soldatelli. A escola, que tem 508 alunos, colocou ainda sabão para a lavagem das mãos nos banheiros e para as próximas semanas cancelou a retirada de livros na Biblioteca. Seguindo as orientações, muitos alunos levarem de suas próprias casas tubos de álcool em gel, como é o caso da turma do 3º ano do turno da tarde da escola. Dos 27 estudantes da turma, quase todos têm o seu pote com o produto. "Eles estão conscientes sobre os cuidados e foram orientados a levarem gel de casa para passarem nas mãos e classes", explica a professora Teolides Manfron Toscan. Um desses casos é dos alunos Larissa Sugari e Digian Girardello, ambos com oito anos. Os dois mantém seus tubos de álcool em gel em cima da mesa. "Logo que chego na escola passo o gel nas mãos, depois na mesa e toda a vez que saio da sala de aula faço o mesmo quando volto", explica Digian.

De acordo com a secretária de Educação, Claudete Gaio Conte, todas as escolas municipais receberam instruções de como proceder em sala de aula. Durante reunião, na terça-feira, com os diretores de escolas, os enfermeiros da Secretaria de Saúde, Habitação, Trabalho e Assistência Social, Jandir José de Ponce e Eliane Casagranda, apresentaram esclarecimentos sobre a nova gripe. Os profissionais destacaram que os educadores devem se manter vigilantes em todas as turmas, e nos sintomas apresentados pelos estudantes. Os alunos que apresentarem qualquer sinal de gripe devem ser encaminhados para uma unidade de saúde. “Manter um metro de distância é o suficiente para evitar a contaminação”, frisou de Ponce.
Recuperação das aulas aos sábados
A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto realizou, na terça-feira, dia 18, a reunião com diretores de escolas das redes municipal e estadual de ensino para definir em conjunto as datas para recuperação das aulas. As escolas optaram por recuperar os 12 dias de recesso, com seis aulas aos sábados, mais dois dias de aula em datas em que haveria Conselho de Classe (reunião pedagógica) e mais uma aula no dia dos professores (15 de outubro), além de 3 dias a mais no final o ano (ao invés de encerrar no dia 17 de dezembro, as aulas encerram no dia 22). O novo calendário foi unificado entre as redes municipais e estaduais, visando facilitar o transporte. A Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Claudete Gaio Conte, ressaltou a importância da participação dos alunos nos dias que foram inclusos ao calendário. “Os pais devem incentivar as crianças a frequentarem às aulas também aos sábados, pois há conteúdo a ser recuperado nestas datas”, afirma.
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário