Geral

Confira o calendário de vacinação contra a gripe

Flores da Cunha e Nova Pádua promovem o chamado ‘Dia D’ no próximo sábado, 26 de abril

A campanha nacional de vacinação contra a gripe deverá iniciar após o feriadão de Páscoa, na terça-feira, dia 22. Os municípios gaúchos recebem as doses hoje, dia 17, segundo o Ministério da Saúde. O ‘Dia D’ de mobilização contra a doença, quando todos os postos do país estarão abertos, está agendado para 26 de abril (sábado). As equipes de vacinação de Flores da Cunha e de Nova Pádua definiram seus calendários para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e para o interior.

No dia 26, em Flores, o Centro de Saúde e as UBSs do Pérola, de Nova Roma, de Mato Perso, de Otávio Rocha e de São Gotardo abrirão das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Para o interior, três equipes volantes farão a imunização da população. Em Nova Pádua, a Unidade Sanitária ficará aberta das 8h às 11h45min e das 13h30min às 18h. Também haverá uma unidade móvel que percorrerá o interior, vacinando apenas adultos.

Nesta edição a idade das crianças a serem vacinadas foi ampliada, indo de seis meses completos a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Também foi incluído no grupo prioritário mulheres na quarentena (até 45 dias após o parto). Serão vacinadas, ainda, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, presos e funcionários do sistema prisional. Quem sofre de doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renais, imunodepressão, etc) também pode receber as doses sob prescrição médica.

A vacinação, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza H1N1, H3N2 e B. A recomendação do Ministério da Saúde é que as doses sejam aplicadas antes do início do inverno. Contudo, a adoção de hábitos simples como a higienização das mãos, ventilação dos ambientes e a utilização de lenços descartáveis são fundamentais para diminuir a circulação dos vírus da gripe. Em 2013, foram registrados 561 casos por influenza no Estado, sendo 73 óbitos em decorrência da contração dos vírus.


Vacinação no Dia D (26 de abril) em Flores da Cunha e Nova Pádua






 - Agência Brasil/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário