Geral

Concursos premiam vinhos florenses

Brazil Wine Challenge concede medalha Gran Ouro para a Vinhos Hortência

Foram mais de 200 rótulos premiados de 12 países. O concurso Brazil Wine Challenge teve em 2020 notas mais altas e um maior número de medalhas Gran Ouro, incluindo uma vinícola florense: Vinhos Hortência, de Mato Perso, com o H Espumante Moscatel Rosé. 
O 10º Brazil Wine Challenge, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), de 13 a 15 de outubro, em Bento Gonçalves (RS), foi o maior da história, pois reuniu 774 amostras de 16 países, 27% mais que a edição anterior. O concurso conferiu 237 Medalhas, sendo 21 Gran Ouro, ou seja, 21 rótulos que alcançaram 93 pontos ou mais. “Quem ganha é o consumidor que a cada safra tem o privilégio de poder degustar vinhos e espumantes excelentes, de diferentes procedências”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.
Entre os destaques, o Brasil lidera o número de Gran Ouro com 11 Medalhas – sete espumantes, três vinhos finos e um licoroso –, seguido pelo Chile com quatro, Portugal com três e Alemanha, Espanha e Uruguai com um Gran Ouro cada. Dos 237 prêmios, 135 foram para produtos brasileiros (57% do total de premiados), uma realidade comum nos concursos internacionais, por conta do país-sede do evento sempre ter o maior número de amostras inscritas. Não houve Medalha de Prata pois os 30% melhor pontuados somaram nota equivalente a Ouro (89 a 92,9) ou Gran Ouro (acima de 93). “Mesmo aumentando o grau de rigidez, elevando as notas em relação à edição anterior, o nível foi elevado. Isso é resultado de melhorias na vitivinicultura, da profissionalização do setor no mundo todo”, afirma Salvador.
Das vinícolas brasileiras que conquistaram medalhas, sete são de Flores da Cunha e uma de Nova Pádua, as quais conquistaram 13 medalhas de Ouro e uma Gran Ouro (veja o quadro). As distinções foram entregues para Boscato Vinhos Finos, Cooperativa Nova Aliança, Vinhos Hortência, Vinícola Galiotto, Vinícola Gazzaro, Vinícola Mioranza, Casa Venturini e Vinícola Salvattore.
O Brazil Wine Challenge é o único concurso realizado no Brasil com a chancela oficial da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos.

 

Espumante Moscatel Rosé Gran Ouro

“Um vinho espumante leve, aromático, adocicado. Dá para se dizer que é um vinho espumante jovial, descontraído. É um produto para se brindar, comemorar, consumi-lo com alegria em qualquer ocasião”. Móises Rafael Giacomin, diretor proprietário da Vinhos Hortência, fala com propriedade sobre seu produto. “Ele tem um visual sedutor, uma tonalidade rosé cereja, uma espuma abundante, persistente, uma cor fantástica que quando é servido taça já abre aquele brilho no olho, pois é uma cor linda. Ele possui aromas intensos como de morango, amoras e notas florais. Um produto fácil de beber, leve, refrescante, com um paladar levemente adocicado e extremamente frutado”, enaltece. Assim quem é que não vai querer provar esse espumante? 
E todas essas características o levaram ao lugar mais alto. A conquista da medalha Gran Ouro é a colheita dos frutos para Moisés. “Para a Hortência, é uma premiação muito importante, pois é uma avaliação internacional de grandes vinhos. Eu sempre digo que nós estamos colhendo os frutos que há anos estamos plantando. Essa colheita se deve ao grupo de trabalho da Hortência, de todos que fazem parte, iniciando lá na lavoura, no plantio da muda, na forma de trabalhar, no trato da videira e consequentemente isso vem se trazendo para dentro da vinícola, com o uso de tecnologia, informação e sempre regado com muito amor e dedicação”, enaltece o gestor. 
Moisés relata que a vinícola sempre faz os produtos imaginando o consumidor final. “Nós sempre nos colocamos no lugar do cliente, imaginamos a sensação que aquele cliente irá ter ao consumir os nossos produtos. Então essa premiação vem para coroar, enaltecer a marca Hortência e nos proporciona muito orgulho”, finaliza.

 

Wines of Brazil Awards 2020

Outro concurso que premiou vinícolas florenses foi o Wines of Brazil Awards 2020. Em sua 4ª edição, foram mais de 2000 rótulos de 164 de produtores vitivinícolas de todo o país. A região dos Altos Montes obteve resultados expressivos com vinhos e espumantes de todas as suas oito vinícolas participantes, figurando nas top listas do concurso. Entre as vinícolas premiadas, estão a Casa Venturini, Vinhos Marzarotto, Família Bebber, Luiz Argenta, Vinhos Boscatto, Vinícola Mioranza, Valdemiz e Vinícola Panizzon. O concurso é organizado pela ViniBraExpo e busca reconhecer os melhores vinhos e espumantes brasileiros.

Na categoria de Espumantes Tradicionais, destaque para os já consagrados Luiz Argenta Cave Brut e Cave Rosé Nature, ambos com 48 meses de autólise, ao lado dos cada vez melhores Valdemiz Sospirolo, o Prosecco e o Pinot Noir Nature. Entre os Charmat, os acessíveis e não menos prazerosos Marzarotto Brut Rosé e os Mioranza, Rio Bravo Brut e Brut Rosé fizeram bonito, sendo que a Mioranza também se destacou pelos seus Demi Sec e Moscatel. 
No quesito vinhos brancos, Casa Venturini com seu Reserva e Família Bebber com seu Chimango arrebataram os jurados posicionando seus Chardonnays entre os melhores do país, o mesmo fez a Panizzon com seu floral Moscato Giallo. O LA Gewürztraminer da Luiz Argenta foi o campeão entre os varietais desta exótica cepa, seguido de perto pelo rótulo da Boscato, que ainda teve o seu Rosé tranquilo eleito o melhor do Brasil – destaque também, entre estes, para o Pleno Blush, da Marzarotto.
Em matéria de tintos, a região foi ainda melhor, com Marzarotto e Bebber se destacando entre os Cabernet Franc. Luiz Argenta com seu “cult wine” Merlot Uvas Desidratadas 2017, Panizzon com seu Ancelotta, Bebber com seu corte Maragato e Boscato e Valdemiz com seus Touriga Nacional conquistando a cobiçada medalha Grand Gold do concurso. 
Por fim, os Altos Montes ainda demonstraram que seus vinhos apresentam grande potencial de guarda, quando em um memorável painel de safras antigas mostraram-se soberbos e ainda em grande forma, Valdemiz Touriga Nacional 2005 assim como os Luiz Argenta Cabernet Merlot 2005, e os seus Cuvée e Merlot Uvas Desidratadas, ambos colheita 2009.   
“No geral, para todas as vinícolas aqui de Flores da Cunha, receber essas medalhas é o reflexo do trabalho que temos desenvolvido, tanto no estudo de novos terroirs como na aplicação de novas técnicas de vinificação dentro das nossas vinícolas, para colocar o vinho brasileiro no patamar que ele merece, que é um patamar de destaque”, enaltece a enóloga e proprietária da Vinhos Marzarotto, Janaína Massarotto. 
Conforme Janaína, o reconhecimento demonstra que as vinícolas estão no caminho certo e que o vinho brasileiro tem apresentado uma qualidade muito superior e extraordinária. “Para mim, como enóloga, e para a Vinícola Marzarotto, é uma gratidão muito grande, pois a Vinícola tem dois anos de comercialização. Este ano, só participamos desse concurso, em específico, e tivemos um resultado bem legal, com medalhas de ouro e boas pontuações”, destaca.

 

Avaliação dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha 

No período de 27 a 29 de outubro, acontece a degustação e avaliação das amostras dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha 2020. As análises serão realizadas por 24 enólogos na Escola de Gastronomia da UCS, no Parque da Vindima Elóy Kunz, sendo avaliados os principais parâmetros no aspecto, olfato e gosto.
Neste ano, participam do concurso 24 vinícolas, totalizando 231 amostras a serem avaliadas. 
A avaliação consiste em duas categorias principais: os produtos provenientes a partir de uvas americanas e/ou híbridas (vinhos de mesa e sucos) e os produzidos a partir de uvas viníferas (vinhos finos e espumantes).
Todas as amostras que atingirem uma pontuação mínima de 85 pontos serão incluídas no Guia dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha, elaborado pelas secretarias de Turismo e Agricultura. 
A divulgação dos resultados ocorre no dia 21 de novembro. A Seleção dos Melhores Vinhos tem a finalidade de estimular a melhoria da qualidade dos vinhos e sucos de uva produzidos e engarrafados no município.



 

 

 

 - Jeferson Soldi/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário